Paleo x Arqueo

paleo arqueo

Caros jornalistas do meu Brasil, esse é um apelo sincero: Cada vez que vocês escrevem “sítio ARQUEOLÓGICO onde foram descobertos os ossos do DINOSSAUROS”, morre um paleontólogo de infarto em algum local do país. 

Existem diferenças FUNDAMENTAIS entre Arqueologia e Paleontologia… e é por isso elas tem até mesmo nomes diferentes, certo?

Paleontologia é a ciência que se estuda a vida no passado da Terra e todo seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico. O cientista responsável pelos estudos dessa ciência é o PALEONTÓLOGO. Dinossauros, pterossauros e todo tipo de organismos pré-históricos são estudados no âmbito da PALEONTOLOGIA! Um sítio de escavação na Paleontologia é chamado de SÍTIO PALEONTOLÓGICO ou sítio fossilífero (ex. os afloramentos de onde são extraídos fósseis na Chapada do Araripe, Burgess Shale, Ediacara Hills, etc.). Alan Grant, de Jurassic Park, é um exemplo de paleontólogo.

Arqueologia, por sua vez, é a ciência que estuda as CULTURAS e os MODOS DE VIDA do passado HUMANO. Ela estuda SOCIEDADES extintas e os seus restos materiais, assim como as intervenções do homem no seu meio ambiente ao longo do tempo e evolução das sociedades. O cientista responsável por estudos arqueológicos é o ARQUEÓLOGO. Um sítio de escavação na Arqueologia é chamado de SÍTIO ARQUEOLÓGICO (ex. As escavações no Vale dos Reis no Egito, as próprias pirâmides do Egito, Machu Pichu, Angkor Wat, etc.). Indiana Jones é um exemplo de um péssimo arqueólogo.

Uma rápida busca na wikipedia também pode ajudar a resolver a questão! Veja PALEONTOLOGIA aqui e ARQUEOLOGIA aqui.

De outra maneira, imageticamente falando, para tornar tudo bem simples:

Isso

E isso

T Rex Pano copy2-L

São estudados pela P.A.L.E.O.N.T.O.L.O.G.I.A !!!

——————————————————————————–

Já isso:

E isso

são estudados pela A.R.Q.U.E.O.L.O.G.I.A !!!

 

AAHHHHHHH!!!!!!!!!!

Entendido?????

Salve um paleontólogo e um arqueólogo de um infarto desnecessário! Pesquise 5 minutinhos sobre o assunto!
A Paleontologia e a Arqueologia agradecem!!!
 
Perdoem pela simplificação exacerbada, mas é para que esse apelo ficasse o mais compreensível possível para outsiders… 

Sobre o(a) autor(a):

Aline é bióloga, especialista em paleontologia de vertebrados e criadora da rede de divulgação científica "Colecionadores de Ossos". Atualmente é professora adjunta de Paleontologia do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande (UFRN) do Norte em Natal, RN.

9 comentários em “Paleo x Arqueo”

  1. Uma correção. Todo “tipo de criatura pré-histórica” está errado. E sim qualquer ser vivo com partes duras ou condições passíveis de fossilização, pois plantas – raízes, sementes, flores, frutos, folhas – também geram fósseis.
    É um erro muito comum as pessoas acharem que só animais fossilizam. A área da paleontologia que estuda plantas fósseis é a paleobotânica, sendo que a paleobotânica brasileira é uma das melhores do mundo.

  2. Obrigada pela contribuição, Roberto, como sempre!! 😉
    Já querido Okasan, sugiro que leia novamente com mais atenção.
    Grata,
    Aline

  3. Boa tarde, Okasan, somos todos paleontólogos aqui. Se tiver alguma dúvida, favor consultar o link “Equipe” acima, com maiores informações sobre cada membro deste grupo e suas afiliações e títulos. Atenciosamente.
    Aline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.