Caros jornalistas do meu Brasil, esse é um apelo sincero: Cada vez que vocês escrevem “sítio ARQUEOLÓGICO onde foram descobertos os ossos do DINOSSAUROS”, morre um paleontólogo de infarto em algum local do país.
Existem diferenças FUNDAMENTAIS entre Arqueologia e Paleontologia… e é por isso elas tem até mesmo nomes diferentes, certo?
Paleontologia é a ciência que se estuda a vida no passado da Terra e todo seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico. O cientista responsável pelos estudos dessa ciência é o PALEONTÓLOGO. Dinossauros, pterossauros e todo tipo de organismos pré-históricos são estudados no âmbito da PALEONTOLOGIA! Um sítio de escavação na Paleontologia é chamado de SÍTIO PALEONTOLÓGICO ou sítio fossilífero (ex. os afloramentos de onde são extraídos fósseis na Chapada do Araripe, Burgess Shale, Ediacara Hills, etc.). Alan Grant, de Jurassic Park, é um exemplo de paleontólogo.
Arqueologia, por sua vez, é a ciência que estuda as CULTURAS e os MODOS DE VIDA do passado HUMANO. Ela estuda SOCIEDADES extintas e os seus restos materiais, assim como as intervenções do homem no seu meio ambiente ao longo do tempo e evolução das sociedades. O cientista responsável por estudos arqueológicos é o ARQUEÓLOGO. Um sítio de escavação na Arqueologia é chamado de SÍTIO ARQUEOLÓGICO (ex. As escavações no Vale dos Reis no Egito, as próprias pirâmides do Egito, Machu Pichu, Angkor Wat, etc.). Indiana Jones é um exemplo de um péssimo arqueólogo.
Uma rápida busca na wikipedia também pode ajudar a resolver a questão! Veja PALEONTOLOGIA aqui e ARQUEOLOGIA aqui.
De outra maneira, imageticamente falando, para tornar tudo bem simples:
Isso
E isso
São estudados pela P.A.L.E.O.N.T.O.L.O.G.I.A !!!
——————————————————————————–
Já isso:
E isso
são estudados pela A.R.Q.U.E.O.L.O.G.I.A !!!
Entendido?????
Salve um paleontólogo e um arqueólogo de um infarto desnecessário! Pesquise 5 minutinhos sobre o assunto!
A Paleontologia e a Arqueologia agradecem!!!
Perdoem pela simplificação exacerbada, mas é para que esse apelo ficasse o mais compreensível possível para outsiders…
Sobre o(a/s) autor(a/es):
Aline é bióloga, especialista em paleontologia de vertebrados e criadora da rede de divulgação científica "Colecionadores de Ossos". Atualmente é professora adjunta de Paleontologia do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal, RN.
Comentei também sobre isso no GR:
http://genereporter.blogspot.com.br/2010/05/patrulha-purista-vocabular-7.html
[]s,
Roberto Takata
Uma correção. Todo “tipo de criatura pré-histórica” está errado. E sim qualquer ser vivo com partes duras ou condições passíveis de fossilização, pois plantas – raízes, sementes, flores, frutos, folhas – também geram fósseis.
É um erro muito comum as pessoas acharem que só animais fossilizam. A área da paleontologia que estuda plantas fósseis é a paleobotânica, sendo que a paleobotânica brasileira é uma das melhores do mundo.
Obrigada pela contribuição, Roberto, como sempre!! 😉
Já querido Okasan, sugiro que leia novamente com mais atenção.
Grata,
Aline
Eu sou paleontóloga e não errei na correção. Faltou uma melhor explicação a respeito.
Grata.
Boa tarde, Okasan, somos todos paleontólogos aqui. Se tiver alguma dúvida, favor consultar o link “Equipe” acima, com maiores informações sobre cada membro deste grupo e suas afiliações e títulos. Atenciosamente.
Aline
Perfeita explicação, absolutamente diferente embora exista a interdisciplinaridade e não existe problemas em trabalharem juntos.
muito bom
ficou muito bom bem explicado
não gostei
muito ruim