No episódio #12 de Bonecasts, o paleontólogo Marcelo Adorna Fernandes (UFSCar) fala sobre as pegadas fósseis da Formação Botucatu (Bacia do Paraná). Muitas das quais podem hoje ser encontradas nos calçamentos de cidades como Ararquara e São Carlos, interior de São Paulo. Mas como isso é possível?!
Conheça mais sobre o gigantesco paleodeserto que cobriu o sul e sudeste do Brasil durante o final do Jurássico e início do Cretáceo, há mais de 120 milhões de anos, quando os dinossauros dominavam o planeta. Que criaturas caminharam sobre essas areias?! Como um imenso deserto simplesmente desapareceu?
Veja tudo isso aqui (você será redirecionado para o Youtube):
Muito bom o Cast! No próximo post abordem a questão polêmica do fóssil da "serpente com patas" oriunda do Araripe e as questões éticas envolvendo esse tema! Sei que já foi discutido em outros posts, assim como o tráfico de fósseis por "lojas virtuais", mas sempre é bom especialista emitirem uma opinião sobre o tema! Valeu!
Esse site é sensacional, fiquei conhecendo hoje pesquisando sobre as penas nos gallimimus.
Fico feliz em saber que existe um blog brasileiro que trate sobre dinossauros .
Favoritei e vou tentar acompanhar quando puder.
Gostaria de ver mais informações sobre os sauropodes. Fui no museu e vi que as patas dianteiras do brachiossaurus não tem dedos.
Não existe possibilidade desses animais terem vivido na água em em pantanos?
Acho eles muito gigantescos pra passar o tempo todo em terra firme.
O fragillimus por exemplo, como ele se sustentava, como ele dormia, ele tinha predadores naturais?
O BoneCast de Saurópodes está a caminho. Mais umas três semanas pela frente. Obrigado por assistir.