Este texto foi elaborado conjuntamente pelas Equipes
Blogs de Ciência da Unicamp e Rede Análise Covid-19

Nem nas festas de fim de ano o vírus da Covid-19 dá trégua!

Todos sabemos que as festas de final de ano são importantes eventos familiares e sociais em nosso país. Talvez em um ano tão difícil como foi 2020, as pessoas estejam se perguntando se terão que abrir mão também destes momentos e se não podem fazer uma exceção só desta vez.

Nós, aqui da Divulgação Científica, temos um compromisso assumido desde o início com vocês, que é de não mentir ou omitir informações e buscar sempre o melhor modo de apresentar o conhecimento científico, debater as informações de modo mais respaldado na literatura científica possível.

Não será diferente neste momento. Então, vamos lá…

Não é uma questão de ignorarmos nossa cultura e tradições. Todavia, também precisamos ressaltar alguns pontos que podem, sim, ser a diferença entre a vida e a morte:

  • O vírus não vai entrar em recesso só porque este é um costume praticado por parte da população;
  • Parentes e amigos infectados também contagiam pessoas. Inclusive exatamente pela proximidade de contatos que temos com as pessoas é que nos infectamos;
  • Festividades são momentos em que podemos nos descuidar mais e, por este motivo, precisam sim de atenção redobrada.
  • Uso de máscaras, distanciamento físico e higienização adequada de utensílios e de nossas mãos não deixam de fazer sentido nesse momento, muito pelo contrário. É necessário atentar-se para isso, especialmente se o momento da festividade for inegociável.

Pensando nisso, o Blogs de Ciência da Unicamp e a Rede Análise Covid-19 têm se preocupado em como agir, para além de divulgar conhecimento. Gostaríamos de apresentar parte dos dados que indicam que os casos no Brasil estão aumentando, as internações voltaram a subir e precisamos não só de ações individuais, mas de um empenho público e coletivo. Ao final desta postagem, vocês vão encontrar uma série de links em que temos apresentado os dados mais atuais, dicas de cuidados com materiais para enviar aos amigos e familiares nas redes sociais e informações que temos produzido nestas últimas semanas!

No entanto, queríamos fazer mais e temos sentido essa necessidade de compartilhar com vocês, que acompanham nosso trabalho, nossa intenção de nos engajarmos por cobranças mais efetivas de quem pode nos ajudar de modo prático pelo bem de todos. Neste sentido, montamos uma carta e a disponibilizamos aqui em anexo para quem quiser copiar e enviar aos seus representantes políticos, pedindo um empenho maior do poder público em políticas baseadas em evidências científicas e dados técnicos para proteger mais e melhor a população e cada um de nós.

Algumas dicas para esta carta!

Update:
Fizemos uma assinatura no Avaaz e vamos enviá-la às assessorias de Governadores, Senadores e Deputados Federais. A carta consta neste link.

Além de assinar, vocês podem contribuir compartilhando ao máximo com os contatos de vocês!

Use e compartilhe esta ideia!

Envie o link para teus amigos, familiares, compartilhe nas redes sociais, nos ajude a espalhar esta iniciativa!

Blogs de Ciência da Unicamp
Rede Análise Covid-19

Para saber mais:

Sobre as festividades de fim de ano – cuidados e desafios (live no Youtube)

Sobre a ocupação dos leitos: início da pandemia e neste momento

Uma análise das internações hospitalares em Porto Alegre

E aqueles resultados das vacinas?

Estamos vivendo uma segunda onda? (live no instagram)

Materiais para Download e compartilhamento:

Hábitos para combater a Covid-19

Como nos infectamos e transmitimos os coronavírus?

Como evitar que o corona entre na minha casa?

Quando sair, use máscara

Vamos falar sobre a noite de véspera do Natal?


5 comentários

Kathia Heberle · 10/12/2020 às 12:50

Interessante, temos q nos despertar de fato e nos conscientizar q estamos vivendo tempos difíceis em q todo o cuidado ainda é pouco....

Célia Almeida · 10/12/2020 às 14:18

Que muitas pessoas estão se contaminando por achar que e blindado essa doença não escolhe sexo nem idade nem poder aquisitivo ,pega todos sem exceção .

    Kathia Heberle · 15/12/2020 às 12:25

    Vdd.... É lamentável!

Antonio Ribeiro Nobre · 15/12/2020 às 19:30

Lamentável o descaso adotado pelo Bolsonaro em relação ao enorme problema da Covid. Mais lamentável ainda que esse Presidente encontre apoio da opinião púbica e de boa parte da Imprensa.

Antonio Ribeiro Nobre · 15/12/2020 às 19:31

Que o Bom Deus nos acuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *