Paleocurta: O que é a Geomicrobiologia?

Caros leitores, vocês já ouviram falar em microbialitos, estromatólitos, trombólitos, leiolitos? Bom, esses nomes estranhos são matéria de estudo da Geomicrobiologia.

A Geomicrobiologia nada mais é uma ciência na interface entre a Geologia, Biologia e Paleontologia que busca entender estruturas organossedimentares construídas por atividade bacteriana, tais quais os famosos estromatólitos de Shark Bay, na Austrália.
Estromatólitos de Shark Bay, Austrália. Fonte: www.sharkbay.org
A Geomicrobiologia nos dias atuais está em crescente desenvolvimento no Brasil, tendo em vista a bacia de Santos, que contém os reservatórios de petróleo do Pré-sal. Mas afinal, o que a Geomicrobiologia tem a ver com o petróleo? Segundo literatura cientifica, esses reservatórios são de origem microbial, ou seja, um dia foram estromatólitos. Os estromatólitos são construções sedimentares bastante porosas, por isso sua facilidade em armazenar óleo.
Mas até ai falei da importância econômica, e a histórica?
Bom, essa introdução foi apenas uma breve apresentação da Gomicrobiologia. Se você se interessou pelo assunto, fique atento as próximas postagens, voltarei a falar das rochas de origem microbial e como elas ajudam a caracterizar paleoambientes desde lá no Arqueano, tempo que a vida começou a aflorar nesse fantástico planeta. Aguardem!
Enhanced by Zemanta

Um comentário em “Paleocurta: O que é a Geomicrobiologia?”