“Cópia é original”, afirma Kawaguchi

A obra Sobre Kazuo Ohno tem direção artística , coreografia e atuação de Takao Kawaguchi (Japão/Tóquio). Um belíssimo presente para o público que ocupou a GARE do CIS Guanabara ontem na noite da Bienal de Dança. O corpo do dançarino explode de vitalidade e expressão, trazendo de volta ao palco o legendário mestre de butô Kazuo Ohno (1906-2010).

A trilha sonora é original das gravações em VHS que foram a fonte da pesquisa coreográfica de Kawaguchi, que nunca assisitu Kazuo no palco ou estudou os fundamentos da dança butô. A estratégia criativa do coreógrafo é copiar literalmente e com o máximo de precisão, a partir do VHS, afirmando no release:

“Quanto mais perto a cópia chega do original, mais notável é a diferença, inevitável, por mais que o intérprete se esforce. O paradoxo, aqui, é que essa diferença destaca as caracterísicas mais marcantes do ‘copiador’. Cópia é original”

A qualidade da obra e a presença solo de Kawaguchi na homenagem a Kazuo seguramente corroboram a afirmativa.

Takao Kawaguchi em Sobre Kazuo Ohno.
Mucíná - Aquela que Dança | marilia.carneiro@alumni.usp.br | Website | + posts

Doutora na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Brasil/UNICAMP, Canadá/UQAM e Moçambique/UEM), dançarina e coreógrafa indisciplinar, bacharelou-se em Dança na Faculdade Angel Vianna (Rio de Janeiro) e bailarina criadora no Ateliê Coreográfico sob a direção de Regina Miranda (RJ/NYC). É especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, mestre em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e atuou por 10 anos nas políticas públicas de saúde, inclusive a implantação do programa integral de atenção à saúde dos povos indígenas aldeados no Parque do Xingu, pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Na área da Dança trabalhou com muita gente competente no meio profissional internacional da dança contemporânea. É improvisadora mais do que tudo, bem que gosta de uma boa coreografia. Esteve em residência artística em Paris por 3 anos, com prêmio do Minc. Mulher de sorte, estudou de perto com Denise Namura & Michael Bugdahn, da Cie. À fleur de peau (Paris). Pela vida especializou-se no Contact Improvisation (Steve Paxton), onde conheceu as pessoas mais interessantes do mundo. Estudou pessoalmente com Nancy Stark Smith, Alito Alessi (DanceAbility), Daniel Lepkoff, Andrew Hardwood, Cristina Turdo e toda uma geração de colegas que começou ensinar Contact na mesma época que ela. Interessa-se por metodologia de pesquisa em arte, processos de criação de obras e ensino-aprendizagem e formação profissional em Improvisação de Dança. Estudou no Doctorat en études et pratiques des arts (Montreal, no Canadá) com o privilégio da supervisão de Sylvie Fortin. É formada no Método Reeducação do Movimento, de Ivaldo Bertazzo (BR). Seu vínculo com a Unicamp é de ex aluna da Faculdade de Ciências Médicas e da Faculdade de Educação. Suas pesquisas triangulam a dança contemporânea no Brasil, Canadá e Moçambique. Idealizou, fundou em 2016, e dirige a plataforma interdisciplinar de ensino e pesquisa em prática artística Mucíná - Aquela que Dança. E-mail: marilia.carneiro@alumni.usp.br

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