Protocolo de experimento – Sono infantil
Protocolo experimental para o teste de histórias alternativas na indução do sono de crianças.
Hipótese: Histórias de cientistas são tão eficientes para fazer crianças adormecerem quanto contos de fadas.
Breve introdução ao problema: contos de fadas são mundialmente reconhecidos por atuarem com sucesso no processo de adormecimento de crianças pequenas. Não há contra-indicação conhecida. O objetivo deste experimento é avaliar a eficácia de histórias relacionadas a cientistas/ciência no mesmo processo.
Cobaias: Um menino espivetado de 4 anos e uma menina pimentinha de 3 anos.
As histórias utilizadas:
1) Newton, com enredo na linha: “rapaz muito curioso que queria arrumar uma maneira de transformar pedras em ouro e quando passaeava pelo campo pensando sobre o assunto, uma maça caiu em sua cabeça e ele descobriu que, e porque, todas as coisas caem.”
2) Heisenberg, mais ou menos assim: “um rapaz curioso que queria entender o mundo das coisas muito pequinininhas. Um dia ele ficou doente e foi para uma ilha sozinho. Lá ele descobriu que as coisas pequenininhas se transformavam de bolinhas para ondinhas e vice-versa”.
3) Dirac: “um rapaz curioso que também queria entender muitas coisas sobre as coisas bem pequenininhas. Descobriu que cada bolinha pequenina que existia possuía uma irmã gêmea igualzinha a ela a menos por alguns detalhezinhos.”
Resultados: sucesso em cada um dos experimentos realizados. As cobaias demonstraram notório interesse nas histórias contadas e adormeceram em poucos minutos durante o curso da história.
Notas relacionadas: os experimentos sempre foram realizados no período noturno, em diversas condições de cansaço físico das cobaias em questão. Da mesma forma, diversas condições de colchão, luminosidade e presença/ausência de mamadeiras com leite morno foram testadas. O mesmo contador de histórias foi utilizado em todos os casos.
Ações subsequentes: aumentar a quantidade de experimentos a fim de obter uma amostragem estatística relevante. Avaliar possíveis contra-indicações e/ou vantagens do método desenvovido comparado aos tradicionais contos de fadas. Testar em cobaias mais novas e mais velhas a fim de obter as idades limítrofes nas quais as histórias perdem eficácia.
Ação esperada do leitor: deixar seu comentário contando se já utilizou métodos semelhantes e os resultados obtidos. 😀
Discussão - 5 comentários
Nunca usei a metodologia da forma descrita, mas descrição de técnicas estatísticas demonstram efeito similar em elevada percentagem de sujeitos experimentais da disciplina Estatística Aplicada à Agricultura :).
Excelente ideia. Onde podemos encontrar esse material. Não quero contar falsas historias ao meu filho...
Infelizmente acho que este tipo de material, próprio para criança, não existe... mas está aí uma boa ideia!
Vale trocar canções de ninar clássicas por Bon Jovi e, num momento completamente desvinculado, ensinar algumas coisas bacanas sobre a vida, o universo e tudo o mais aos sobrinhos usando o livro do Dawkins?
@ Kardec: Vale, claro! Mas se você vai ensinar sobre a "vida, o universo e tudo mais", está pensando no Douglas Adams, né?
@ Tiago: leia e aprenda as histórias primeiro Tiago! Há vários livros que contam as histórias dos cientistas. Depois transforme-as em "contos de fadas".
@ Mario: E muitas outras disciplinas também! 😀