Tendências educacionais no ensino superior
O Horizon Report é um relatório que deriva de entrevistas com educadores e especialistas de vanguarda. A edição de 2013 acabou de ser publicada e traz algumas coisas interessantes voltadas à educação superior. O relatório é dividido por horizonte de ocorrência. Então, como será a educação universitária nos anos por vir? Continue lendo…
A ditadura do Fator de Impacto
Essa semana um burburinho está rolando na comunidade científica, se ainda não chegou até você, fique em dia aqui. Numa reunião em Dezembro passado a Associação Americana de Biologia Celular lançou uma campanha que ganhou publicidade essa semana com editoriais em periódicos científicos e veículos de massa. A ideia da declaração sobre a avaliação da pesquisa, DORA na sigla em inglês, é derrubar a ditadura do fator de impacto, que inclui não só o fator de impacto oficial, que é a métrica mais conhecida, mas outras métricas com cálculo similar. O fator de impacto é a divisão do número de citações recebidas por um periódico pelo número de artigos publicados num triênio e é usado como indicador da qualidade do periódico, partindo do pressuposto que ser citado indica a utilidade, popularidade e importância da informação ali contida. Nós concordamos em parte com as demandas do DORA. Por favor, argumentem nos comentários. Queremos ‘ouvir’ a opinião dos leitores. Continue lendo…
Marketing Pessoal – Parte II
Hoje, vamos continuar falando sobre Marketing Pessoal na Academia. No quadro abaixo demonstramos demonstramos o significado de cada um dos 4P’s no Marketing e comparo com o Marketing Pessoal na Academia com enfoque na Pesquisa. Leia mais sobre os 4P’s do Marketing neste post do Cientista S/A. Continue lendo…
Quebre seu trabalho

Problemas para terminar um trabalho? Quebra ele! Fonte: http://mundodofabio.blogspot.com.br/
Você já teve a sensação de ficar paralisado diante de um projeto grande demais para ser concluído? Existe uma técnica usada em gerenciamento de projetos que ajuda a resolver esse problema chamada WBS (work breakdown structure), em português usa-se EAP (estrutura analítica de projetos), mas gostamos mais da denominação em inglês. A ideia é de fato quebrar seu projeto (daí a preferência pela versão em inglês) em partes menores e mais fáceis de administrar.
Marketing Pessoal
Marketing pessoal é um dos assuntos que o pessoal da Academia mais deixa de lado. Existe uma ideia errônea de que quem segue carreira científica não precisa se preocupar com esses conceitos capitalistas. Será mesmo? Será que sua imagem diante de colegas, professores, orientadores é exatamente como você se imagina? Será que a forma como você se apresenta em eventos ou até mesmo nas aulas é adequada? É sobre isso que vamos falar neste post e para introduzir o assunto vamos falar sobre um conceito muito conhecido na área de Administração de Empresas, principalmente pelos marketeiros. Vamos falar sobre os 4P’s do Marketing adaptados ao nosso assunto que é Marketing Pessoal na Academia. Continue lendo…
Organização da sua agenda
No último post sobre Gestão do Tempo, falamos sobre a importância de conhecer suas atividades com profundidade. Agora que você já conhece sua rotina, já identificou alguns pontos em que há desperdício de tempo, e já está apto a utilizar uma agenda. Sugerimos que você trabalhe com dois modelos de agenda, uma geral, que pode ser semanal ou mensal e uma diária, onde colocará apenas as atividades que deverão ser executadas na data específica. E lembre-se, o dia tem apenas 24 horas!
Na agenda geral você deverá anotar toda a dinâmica de tarefas da sua semana ou mês, anotações, ideias, e planos. Nada pode escapar. Se não tiver como anotar na hora, envie um e-mail para si mesmo ou uma mensagem de texto no celular ou deixe um recado de voz na sua caixa de mensagem. No início pode parecer maluquice, mas não se intimide. Isto é organização! Continue lendo…
Com que roupa eu vou?

Com que roupa eu vou?
Numa viagem de campo uma aluna apareceu com uma microssaia menor que um palmo, a roupa, que até podia ser adequada para assistir uma aula expositiva, simplesmente não condizia com as condições de campo.
As roupas surgiram como forma de proteção contra as intempéries, mas atualmente tornaram-se forma de expressão, item para incluir num grupo social ou “tribo”, definir determinado estilo de vida, estabelecer status social ou exibir diferentes aspectos culturais ou religiosos. Diante de tantas opções, é bastante comum termos dúvida sobre que roupa usar em determinadas situações. Este post vai tentar ajudar você a resolver este dilema. Continue lendo…
Oportunidades em universidades fora de circuito

Ah, a vida no campo…
Na Nature dessa semana a seção de carreiras trouxe uma matéria simpática sobre as oportunidades que pequenas universidades fora dos grandes centros urbanos podem oferecer. Faremos aqui um paralelo entre a realidade apresentada pelo artigo para o exterior e o que vemos aqui no Brasil. Continue lendo…
Inventário do Tempo
Você é daquelas pessoas que não têm tempo para nada? Acha que o dia deveria ter mais de 24h? Então este post foi escrito pensando em você!
Hoje em dia todos estão sempre correndo contra o tempo e características como stress, hipertensão e mau humor, que antes eram exclusivas dos habitantes das grandes cidades ou de importantes executivos, agora fazem parte da rotina de todos, até das crianças. Então atenção, pois quanto melhor você administrar o seu tempo, melhor será sua autoconfiança e sensação de competência. Continue lendo…
Não publico por falta de tempo

Não tem tempo para fazer um banquete? Experimente a escrita-lanchinho.
Ontem um amigo professor estava comentando a dificuldade que tem para arrumar tempo para escrever papers. Vamos falar bastante sobre gestão do tempo no blog noutros momentos, mas por hora vai uma dica simples e que tem funcionado. O problema dos artigos é que, em geral, não temos uma data limite para entregar, isso faz com que percam em urgência na nossa lista de prioridades. Não sendo urgente, vamos deixando para depois e aí já viu. Continue lendo…