Gerenciamento de tempo: Planejamento e Definição de Objetivos

Planejamento deve estar presente em tudo na sua vida e no gerenciamento de tempo não é diferente. Sempre que for iniciar um projeto novo lembre-se das suas experiências anteriores e de todos que estão à sua volta. Planejar significa errar menos e gerar mais eficiência ao final.

Planejamento e Definição de Objetivos ajuda na redução ou eliminação de erros e aumenta sua eficiência.

Continue lendo…

Tomada de decisão III: Delegação

Delegar é transferir certo nível de autoridade de um coordenador de laboratório ou pesquisador principal para seus estagiários ou pós-graduandos, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada. Aquele que recebe o poder delegado tem autoridade suficiente para concluir o trabalho, mas aquele que delega fica com a total responsabilidade pelo seu êxito ou fracasso. Enquanto centralizar e descentralizar atuam no nível da tomada de decisão, a delegação atua no nível da tarefa.

Delegar implica em cumplicidade e comprometimento.

Continue lendo…

Tomada de decisão II: Descentralização

Napoleão Bonaparte dizia: “Onde houver um centro de poder incontestável, haverá homens para exigi-lo para si.” É assim com o laboratório também, todo mundo quer ser o indivíduo alfa do bando. Descentralizar talvez seja a solução.

A descentralização é a redução da concentração das decisões na alta administração do grupo de pesquisa. Essas decisões passarão a ser mais bem distribuídas nos diferentes níveis hierárquicos do grupo.

A teia do poder num sistema descentralizado. Fonte: inclusive.org.br

Continue lendo…

Tomada de decisão I: Centralização

Muitos pesquisadores vivem o seguinte dilema: Centralizo todas as decisões do laboratório ou delego? Mas e se meu bolsista ou estagiário fizer tudo errado? Será que já posso confiar no fulano para tomar conta disso? São perguntas difíceis de responder.

Trataremos dos conceitos: Centralização, Descentralização e Delegação numa série de posts que começa hoje e sairá nas próximas duas quintas. O grande desafio dos pesquisadores é atingir um equilíbrio entre esses ingredientes para proporcionar um ambiente de trabalho agradável e ao mesmo tempo produtivo. Continue lendo…

Propriedade Intelectual

Este post tem como objetivo definir conceitos que são frequentemente confundidos. Vamos falar sobre Propriedade Intelectual, Propriedade Industrial, Direitos Autorais, de Softwares e de Cultivares.

Para começar, vamos definir Propriedade Intelectual, que segundo Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), 1967 é: Continue lendo…

Duas histórias familiares

Esses dias conhecemos pessoalmente o Gustavo Cerbasi numa palestra no Salão do Livro, iniciativa louvável do pessoal da Livraria Ideias para tirar Tangará do marasmo cultural. De quebra ainda ganhamos a edição nova do “Dinheiro: os segredos de quem tem” com dedicatória e tudo e saímos para jantar com o Cerbasi. Desde a palestra ficamos pensando num modo de compartilhar aquilo tudo. Continue lendo…

Resultado do Sorteio

Rodamos o sorteio essa manhã. Listamos os autores dos comentários numa planilha de cálculo e pedimos que uma fórmula de aleatorização sorteasse um número. A ganhadora do livro foi a Seyla Poliana. Logo entramos em contato para você passar um endereço para o pessoal da Editora Intrínseca te enviar o livro.

Para quem quiser fazer uma auditoria...

Para quem quiser fazer uma auditoria…

Sorteio de Livro

É amanhã! Não deixem de participar do sorteio do livro “Um mundo, uma escola”, de Salman Khan. É só deixar um comentário no post e seu e-mail no campo específico que entrarei em contato com o vencedor para mandar o livro.

Um mundo, uma escola, um sorteio e uma resenha

Quer ler? Comente e concorra. Fonte: intrinseca.com.br

Acabei de ler o livro ‘Um mundo, uma escola’ de Salman Khan, publicado pela Editora Intrínseca. Para muitos professores universitários, dar aulas é um mal necessário. Definitivamente não foram as aulas que me atraíram primeiro para essa carreira. Depois de ‘Um mundo, uma escola’ me ocorreu que talvez o problema não esteja em dar aulas em si, mas nesse modelo educacional falido. Me ressentia de fazer 40 guris ficaram sentados e mudos durante duas horas me escutando falar, cobrar deles atenção e presença. Isso não era demonstração de inteligência, era uma prova de subserviência e paciência. Continue lendo…

Inovação

Inovação Tecnológica pode ser uma realidade nas Universidades Brasileiras.

Muito se fala sobre inovação e sua importância para um mundo dinâmico e competitivo, mas pouco se fala sobre o que é inovação e, por isso, a maioria das pessoas acha que inovação é algo mirabolante e que apenas pessoas muito geniais podem ser inovadoras. É aí que está o engano. Ser inovador é pensar fora da caixinha, sair da zona de conforto. Este tipo de inovação mirabolante é chamada de Inovação Radical ou de Ruptura, pois é diferente de tudo o que existia anteriormente a ela, mas existe também a Inovação Incremental, que é uma melhoria aplicada a algo que já existia antes.

Inovação é a mesma coisa que criatividade? Continue lendo…