Miscelânea Marciana

Cratera Galle, em Marte. Crédito: ESA

Cratera Galle, em Marte. Crédito: ESA

Deixa eu compartilhar com vocês alguns links aleatórios de imagens da superfície de Marte que venho colecionando, como a imagem acima, da região do “rosto feliz”, na cratera Galle, divulgada em 2006 pela sonda Mars Express, da Agência Espacial Européia (ESA).

A ESA divulgou em julho deste ano imagens da região de Echus Chasma, um canion com quilômetros de extensão, largura e altura (aqui ,via Wired Science Blog).

Também no site da Wired, achei um artigo interessante de 2002, escrito por Oliver Morton, atual editor-chefe de jornalismo da Nature, sobre os lugares de Marte que os especialistas na superfície do planeta gostariam de visitar.

Fuçando no site da Mars Express e no site do instrumento HiRiSe, da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa, dá para viajar pelos cânions, crateras e dunas de Marte

As dunas de Marte, em especial, são muito interessantes. Veja que estranha esta foto tirada em setembro de 2007 que achei por acaso no começo do ano nos arquivos do HiRiSe:

Crédito: NASA/JPL/University of Arizona

Crédito: NASA/JPL/University of Arizona

O físico Eric Parteli, da Universidade Federal do Ceará, me explicou por email que essas “cobrinhas” que aparecem em cima das dunas são feitas de partículas escuras e pequenas sobre a areia. Os padrões desses riscos escuros muda ao longo de horas e dias, a medida que o vento carrega as partículas, enquanto a areia das dunas, mais pesada, permanece imóvel.

Uma sonda anterior, a Mars Global Surveyor, pegou no ato um redemoinho de vento formando um desses riscos, na imagem abaixo, de 1999. Repare na trilha de desenhos espiralados:

Foto da região de Promethei Terra, em Marte.

Foto da região de Promethei Terra, em Marte. “Dust devil” é o redemoinho de vento. “Shadow” é a sombra do redominho. “Dark Streak” é o risco escuro. Crédito: NASA/JPL/Malin Space Science Systems

Ah, já ia me esquecendo do Google Mars, outra boa fonte de viagens imaginárias.

Discussão - 2 comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM