Leitor(a), seu pedido é uma ordem

Após problemas socio-econômico-psicológicos, o Universo Físico volta a funcionar semana que vem, com novidades. Para acertar na dose, porém, preciso saber de você–você, leitor ou leitora que acessa constante ou esporadicamente este blog. Preciso até de você que caiu aqui sem querer pelo Google.

Quem é você? Qual sua profissão? Você estuda? Está no colégio, no cursinho, na faculdade, na pós-graduação?

O que você quer ler aqui ? O que você sempre quis saber sobre matemática, física, química, geologia, meteorologia, astronomia e oceanografia? Quais são seus assuntos favoritos? Quais são suas dúvidas?

Que tipo de texto você mais gostaria de ler:

• Notícias sobre as últimas descobertas científicas publicadas pela Nature e a Science? Notícias de pesquisas de ciências físicas feitas no Brasil?
  • Quer conhecer o dia-a-dia dos cientistas brasileiros através de fotos e entrevistas exclusivas?
  • Ou que tal reportagens respondendo àquelas perguntas estranhas que às vezes pipocam na nossa cabeça, que parecem tão idiotas e ninguém que você conhece sabe a resposta direito, por exemplo, “Como se forma uma nuvem?” “Por que a gelatina treme?” “Por que a chama do fogão é azul?”

Não precisa responder tudo! Quero apenas conhecer vocês melhor para, como está escrito nos saquinhos de pão, “servir bem, para servir sempre.”

1. smx disse:

Estudante do ensino médio...
    -"Notícias sobre as últimas descobertas científicas publicadas pela Nature e a Science? Notícias de pesquisas de ciências físicas feitas no Brasil? "
    Sim.Não tenho fluência em língua inglesa , então seria bom saber das noticias...
    assuntos favoritos: Física:nuclear,mecânica quântica, astrofisica,etc.

2. Flip disse:

Bem, n me lembro como encontrei este blog. Talvez de algum link de parceiros sei lá. Tenho 21anos, curso adm., estou no 4º periodo e estou aqui pelo conhecimento e curiosidade. Como leio pelo Google Reader, agregador de feed, acabo lendo todos. Uns mais interessantes, outros apenas aperto j (atalho p/ passar p/ o próximo post hehe). Abs e continuem assim

3. Gus disse:

Eu sou curioso de carteirinha, estudante auto-didata, leio tudo o que pipoca pelo Lablogatórios entre dezenas de outros blogs e sítios sobre todas ciências, e também ceticismo.
    Acho que você deve postar o que quiser repassar para todas as pessoas, links, opinião, lembre-se que este é seu blog pessoal, mesmo hospedado nesse "condomínio científico". Não sinta vergonha de tirar a gravata. 🙂
    Mas já que você pediu, apenas como sugestão, acho que falta na Web (ou talvez eu não tenha encontrado ainda) um blog/site que fale sobre ciências num nível mais intermediário, mais técnico.
    Eu gostava muito de dois blogs que não são mais atualizados:
    e
    Não sei se sou eu que acho isso, mas as vezes parece que só se dedicam a ensinar ciências básicas para principiantes ou leigos. Percebo muito disso na TV em canais escolares. Mas na internet também ocorre.
    Ah, adoro astrofísica e cosmologia. 🙂
    Um abraço.

4. Carlos Hotta disse:

Bem-vindo de volta! Não faça mais dessas, hein?

5. Andre Lucato disse:

Sou funcionário público e aficionado pela ciência.
    Todos os assuntos sugeridos me interessam.
    Tenho o 'lablogatórios' cadastrado em meu google reader. Sendo assim, não perco um post sequer.
    Abraço.

6. Gabs disse:

Eu encontrei esse blog em uma citação no Championship Vinyl,mas não lembro o post nem nada.
    Tenho 15 anos e to no 2 ano do ensino médio. Dos itens que citou me interesso por todos mas principalmente pelo segundo(sobre o dia-a-dia dos cientistas),pois pretendo fazer biomedicina e trabalhar na área de pesquisa e é dificil encontrar algo nessa área além de salario e opções de emprego,nunca tem nada falando sobre a rotina de um pesquisador. O post sobre como os cientistas as vezes se sentem meio "burros" por não entender algumas coisas logo de cara, me tirou um baita peso das costas,descobri que não sou a única a me sentir assim =D.
    Mas me interesso por noticias,curiosidades,bem tudo.
    Além da biologia,também curto física(quantica,nuclear...),astronomia,quimica e qualquer coisa nova que aparecer.

7. Akira disse:

Olá! Sou carioca, 29 anos, formada em TI c/ especialização em ger. de projetos. Sou muito curiosa, leitora compulsiva e acabei me interessando por assuntos científicos após ler Carl Sagan (como não se apaixonar pelo tema! ;). Bem, o Lablogatórios foi um achado! Quanto às opções, fico com as respostas àquelas perguntas que as crianças adoram fazer! Parabéns pelo blog e continue com o excelente trabalho. Abs,

8. Júlio disse:

"Ou que tal reportagens respondendo àquelas perguntas estranhas que às vezes pipocam na nossa cabeça, que parecem tão idiotas e ninguém que você conhece sabe a resposta direito"
    Basicamente foi o que me levou a assinar o feed do lablogatorios 🙂
    Qualquer curiosidade científica é sempre bem vinda 😛

9. Rafael disse:

Puxa, você chegou a pensar em desistir de escrever no único lugar onde você está livre dos ataques histéricos de editores?
    Já que você pôs em votação, eu prefiro que você escreva sobre qualquer coisa menos "copiar-traduzir-cozinhar-e-colar conteúdo produzido no exterior" e "textos perfunctórios do tipo brasileiros da Grande Universidade X publicaram artigo...".
    E já que sua reputação foi perdida depois que você trabalhou com a gente, você também poderia escrever um pouco masi sobre boatos científicos, histórias maldosas e fofocas acadêmicas.
    Abçs,
    Rafa
    PS. Se não fosse seu último contato, nós iámos ter tomado um furo de nós mesmos aqui.

10. Bia disse:

Bom, Igor, você sabe o que eu faço, mas vou deixar registrado...
    Sou formada em administração de empresas, estou cursando MBA. Trabalho como analista de crédito PJ.
    Tenho 30 anos, mora em São Paulo, sou astronôma amadora nas horas vagas, sou coordenadora dos cursos gratuitos de astronomia do CASP - Clube de Astronomia de São Paulo.
    Ah! Além de cozinheira, sou blogueira.
    Eu realmente acho que vamos ser concorrentes em blogs de astronomia, mas de modos diferentes...
    Gosto muito dos seus artigos de física em geral, das notícias sobre descobertas ou desenvolvimento de pesquisas.

11. Tiago disse:

Sou estudante de graduação em física na Unicamp.
    Eu gosto muito dos textos sobre novas descobertas e pesquisas sendo feitas, principalmente nas áreas de física e matemática.
    E quanto as perguntas estranhas eu acharia muito divertido textos sobre isso.
    Eu assino o feed do blog.

12. Tene Cheba disse:

Gosto de Física, Astronomia, Marte, Titã e Europa, as únicas coisas que me interessam realmente.Sou formado em engenharia.Abraços.

13. Thiago disse:

Estudante.
    Faço biologia na UCB (Universidade Católica de Brasília). Apesar de fazer biologia, gosto muito de ciências em geral; por uns anos, pensei em fazer física....mas biologia é a paizão maior hehe.
    Gosto de textos bem escritos em geral; sendo sobre ciência e bem escrito (o "bem escrito" não significa palavra difícil, mas um texto gosto de ler, tipo os de livros de divulgação científica), tá valendo!

14. Paula disse:

Será que eu cheguei atrasada?
    Sou a Paula, 27 anos, jundiaiense, bióloga, editora de livros didáticos, mestre em bioquímica, escritora do Rastro de Carbono, casada, sem filhos (ainda), não necessariamente nesta ordem.
    Me interesso pelas últimas descobertas científicas (até pq fora da academia não tenho mais acesso a Nature ou a Science), mas também gosto de curiosidades em física em geral. Também gosto de experimentos e práticas para ensino de física (não vi nenhum lablogatorio que faça isso ainda...).
    E, por último mas não menos importante, prefiro textos bem escritos à um monte de fotos e vídeos. Também gosto de discussões e desafios (tipo os que o Atila faz).

15. Igor Zolnerkevic disse:

Pessoal,
    Muito obrigado a todos pelas respostas! Agora tenho uma boa idéia dos leitores do blog: estudantes do ensino médio, universitários de várias áreas, profissionais de várias áreas também. O que todos tem em comum é a curiosidade. Todos os tipos de textos que mencionei interessam, principalmente o tipo "perguntas de crianças". Vou trabalhar em cima disso!