A dança do doutorado
Dançar na tese de doutorado não quer dizer se dar mal para os inscritos no concurso de dança “científica” promovido pela AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência). O desafio é expressar teses de doutorado, tais como “entendendo a turbulência para usar fusão magneticamente confinada” e “gerando emaranhamento em um conjunto atômico frio via interação luz-átomo em um resonador óptico” em forma de dança. Dá para ver pelos vídeos da coreografias que os participantes, a maioria dos EUA e alguns da Europa e da Austrália, se empolgaram.
Claro que ninguém vai sair de uma apresentação de dança sabendo tudo sobre mecânica quântica, mas pelo menos vai sentir um pouco do entusiasmo e da diversão com que os cientistas fazem suas pesquisas.
Os ganhadores do concurso em quatro categorias (estudante de pós-graduação, pós-doutorado, professor e juri popular) submeterão um artigo científico publicado em um periódico com revisão por pares de sua autoria. Depois, terão de explicar o artigo a uma equipe de coerógrafos profissionais, que vai preparar uma apresentação de dança para o encontro anual da AAAS em Chicago, dia 13 fevereiro de 2009.
O resultado do concurso será divulgado amanhã, na revista Science. LINK (via Cocktail Party Physics).
Discussão - 2 comentários
Depois, terão de explicar o artigo a uma equipe de coerógrafos profissionais, que vai preparar uma apresentação de dança para o encontro anual da AAAS em Chicago, dia 13 fevereiro de 2009.
Isso é GENIAL!
Os vídeos dos ganhadores do concurso já estão em destaque no LINK.
Todos são bioquímicos. Humm... Será que uma boa coordenação motora ajuda no estudo das biomoléculas?