Pênalti perfeito existe, diz cientista no Globo Esporte (ATUALIZADO)
UPDATE, 5 de julho: A Martina Navarro, que participa desse estudo sobre o pênalti, passou em um comentário abaixo o LINK para o blog do estudo, com explicações e informações, inclusive com referências bibliográficas.
***
Não acompanho o Globo Esporte, mas hoje assisti a uma boa reportagem de ciência no programa:
Foi baseada em pesquisa do biofísico Ronald Ranvaud, cuja referência bibliográfica não consegui achar na internet. Ranvaud costuma colaborar com um grupo excelente de ciência dos esportes, o laboratório de biofísica da EEFE-USP. O portal do laboratório tem vários recursos didáticos, inclusive um site sobre a física do futebol.
O Globo Esporte fez há alguns anos uma reportagem sobre esse grupo, mostrando a curiosa análise da mecânica do salto da ginasta Daiane dos Santos.
Discussão - 8 comentários
Olá, Igor! Quem diria, a Ciência explica até um dos lances mais temidos do futebol, não? Ótimo post!
E será que a referência bibliográfica da pesquisa do Prof. Ranvaud, que vc não conseguiu achar, não é essa abaixo?
Morya E, Ranvaud R, Pinheiro W. Dynamics of visual feedback in a laboratory simulation of a penalty kick. Journal of Sports Sciences, v.21, n.2 Feb.2003, pp. 87-95.
Infelizmente, esta revista (Journal of Sports Sciences) está indexada em uma base de dados restrita, só acessível através de instituições acadêmicas ou por assinatura.
Segue o link:
http://www.informaworld.com/smpp/content~db=all~content=a714024185
E o Abstract:
Ótima matéria, obrigado por compartilha-la. Eu sempre assisto futebol, mas quase nunca o Globo Esporte.
É interessante notar que não é uma questão de probabilidade numérica como no caso de loterias, onde há constantes. Em pênalti ou outras atividades físicas humanas, há variáveis, muitas variáveis. Para criar uma média estatística perfeita precisa-se considerar todas elas no maior número de amostras possível (de preferência infinito).
É preferência do jogador, do goleiro, disposição deles, contra-tática deles, vento, velocidade, direção, outros agentes como pressão social, stress mental e cansaço físico, apelos visuais e sonoros. É muita coisa.
Abraço.
Oi Sibele, obrigado. Esse artigo é sobre penalti, mas o abstract não fala das regiões do gol e da velocidade do chute de que fala a reportagem. Deve haver outro artigo.
Além disso a matéria fala de colaboradores da Liverpool Hope University. Achei na rede um artigo do Ranvaud e de uma Profa. de lá sobre um assunto bem diferente, porém. Tem alguma coisa estranha nessa história. Vou pedir ao Ranvaud por email.
Certamente, Claudio, há uma miríade de variedades; daí a graça do futebol: quando parece que dá para prever o que vai acontecer, algo de extraordinário acontece.
Pensei mais sobre o assunto e percebi como essa história ilustra bem o modo dos físicos analisarem a natureza.
Em princípio, se não sei nada sobre qual dos X quadradinhos da área do gol a bola tem mais chance de acertar, faz sentido estimar grosso modo que cada quadradinho tem chance igual (Prob.=1/X). Dai os pesquisadores fazem uma análise mais cuidadosa, comparam com experimentos e verificam que há quadradinhos com uma chance maior que outros. Depois os pesquisadores verificam que há outra variável importante no problema: a força do chute. Então os pesquisadores analisam essa questão e chegam a uma "fórmula" para o penalti perfeito.
Tudo isso é uma idealização, lógico, mas que ajudou a identificar os dois aspectos mais importantes do problema do penalti.
Olá Igor!
Meu nome é Martina Navarro e estou nesse estudo com o professor Ranvaud! Fico feliz de saber que vc gostou da reportagem. O pessoal da globo realmente é muito competente!
Temos um blog: http://openaltiperfeito.wordpress.com/ pra quem está atrás das referências de toda ciência por trás da nossa teoria. Qualquer dúvida entra lá e fique a vontade de perguntar. E aguarde pois teremos novidades em breve..
Abraço
Great post!
Muito obrigado, Marina! Estava viajando longe da internet e só agora li os comentários. Essa que é a beleza de escrever blog: não é só o blogueiro que vai atrás da informação; a informação vai atrás do blogueiro!
Achei fantástico, muito interessante mesmo, os goleiros que se cuidem!!!!!