>Matéria e anti-matéria
>Simetria é algo meio sagrado em Física… Muito é construído tomando-se como base a manutenção das simetrias, nos mais variados níveis.
Por outro lado, normalmente os experimentos procuram provar essas simetrias ou, mais divertido, quebrá-las. É nesse ponto que novos estados da matéria aparecem, fenômenos não previstos anteriormente são observados, partículas novas são descobertas, prêmios Nobel são concedidos…
Uma das simetrias, na verdade a falta dela, que mais intrigam os físicos é a da matéria com a anti-matéria. Sabe-se hoje que matéria e anti-matéria são rigorosamente iguais (até onde se pode medir), a menos da carga elétrica que carregam, que é contrária. Ou seja, massa é igual, propriedas das mais diversas são iguais, só troca-se + por – na carga elétrica. Além disso, sabe-se que, a partir de energia, só pode-se criar matéria se for criada, juntamente, anti-matéria, o par perfeito. O processo inverso vale também: matéria e sua “alma-gêmea” aniquilam-se dando origem à energia pura.
A questão é: o Universo que conhecemos é feito de matéria. Onde está a anti-matéria? Ou o anti-Universo, se você quiser pensar assim? Há duas possibilidades mais aceitas como explicação. A primeira, que matéria e anti-matéria não são rigorosmente iguais e aí todas as teorias fundamentais teriam que ser alteradas, esquecendo-se essa simetria para só aí tentar explicar o desbalanço de matéria e anti-matéria. A segunda explicação, que seria, para mim, muito mais divertida, mas igualmente chocante em termos físicos é que entre matéria e anti-matéria haveria anti-gravidade… Hein?! Pois é… A gravidade é uma força que atrai quaisquer dois pedaços de matéria. Mas todas as forças por aí tem a sua componente atrativa e a repulsiva. E onde está a da gravidade? Pronto, você já entendeu: a gravidade entre matéria e anti-matéria seria repulsiva, ou uma anti-gravidade! Resultado disso tudo? Quando matéria e anti-matéria foram primeiramente criadas, elas se repeliram e de uma lado do Universo temos matéria, do outro, bem lá longe, temos um anti-Universo, só com anti-matéria. E daí viria o fato que aqui do nosso lado só vemos matéria.
Lá do outro lado do Universo, então, provavelmente tem um anti-eu escrevendo um anti-blog para um anti-você vir ler de vez em quando… E antes que você torne-se anti este blog com esse excesso de antis-isso e antis-aquilo, eu paro este artigo por aqui. Até mais!
Discussão - 2 comentários
>materia e tudo que ocupa lugar no universo é o que não ocupa? o corpo humano tem um espírito, você já viu algum? a ciência nunca vai conseguir achar isso neste universo.pois existe dois
>Eu nunca vi nenhum espírito, mas tenho certeza que ele está lá. E tenho mais uma certeza: não tem nenhum outro universo, o espírito está aqui, no "nosso" universo, porque nós estamos aqui.