>Cresce o interesse por ciência no Brasil

>

         E não é que no dia que eu resolvo ressucitar este blog pinga na minha caixa de mensagens uma reportagem sobre uma pesquisa do MEC que tenta entender como o brasileiro vê a ciência? Eu diria que são bons presságios, especialmente considerando que a pesquisa conclui que cresceu o interesse brasileiro por ciência em geral.
   
            Mas, é isso mesmo? Lendo com mais cuidado o texto (íntegra aqui) me parece que a conclusão é um pouco precipitada. A pesquisa intilula-se “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia” e conclui que o índice de brasileiros que se diz interessado em ciência e tecnologia cresceu nos últimos 4 anos (de 41% para 65%) a ponto de superar os que se dizem interessados, por exemplo, por esportes (62%) ou por arte e cultura (59%).
No entanto, na hora que se olha os temas de maior interesse, saúde, informática e computação e engenharias são alguns dos temas de maior interesse e dominam quase 70% do total. Para mim, isso é claro reflexo de que, nos últimos anos, os brasileiros tiveram mais acesso a computadores, internet, celulares, equipamentos de todos os tipos e ainda informação em massa, muito mais do que antes. Isso traz naturalmente um interesse por informática, engenharias, computação. E, eu reconheço, tem ciência aí, mas aplicada e não básica, como química ou física que ficam na faixa dos 3% de interesse. Então, o título da matéria, pra mim, leva o leitor a um claro engano. Sem demérito, no entanto, dos resultados em si, que são excelentes, porque quando uma população sabe mais sobre ciência e/ou tecnologia, se interessa mais, vê melhor a importância, então o próprio país passa olhar a ciência com um viés mais positivo.
Só pra fechar, vale ressaltar que a ciência nacional é pouco conhecida, como também aponta a pesquisa e é claro que, além de se interessar mais por ciência, é importante que o povo conheça mais o que é feito no seu quintal. Só assim é possível manter o crescimento do interesse e da ciência nacional a longo prazo.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM