>2011 – Ano Internacional da Química
>Este ano de 2011 foi anunciado Ano Internacional da Química, com abertura oficial nesta semana, dias 27 e 28 de janeiro, na sede da UNESCO em Paris. O ano foi escolhido por ser o centenário do prêmio Nobel em Química dado a Marie Curie, o segundo dela, de fato, já que em 1903 ela ganhou também o de Física.
A escolha é semelhante ao que foi feito em 2005, no centenário do ano fabuloso de Albert Einstein. De fato, duas belas homenagens.
Marie Curie foi a primeira mulher a receber o Nobel, a primeira pessoa a ganhar dois Nobel (e por muito tempo a única) e uma cientista excepcional, não só pelo que fez, mas pelo contexto temporal em que fez. No fim do século XIX, começo do século XX, quando a mulher era normalmente tratada como “peça decorativa” e não como pessoa capaz de fazer ciência (ou qualquer coisa) mais e melhor que o homem (talvez cuidar da casa e dos filhos apenas), fazer tudo o que ela fez é realmente fabuloso. Mais ainda é pensar que ambas suas filhas também estiveram, anos mais tarde, envolvidas com o Prêmio.
Como o dono do blog admira mulheres que fazem pesquisa de alto nível, Marie está oficialmente eleita uma das heroínas do blog, exemplo de que fazer ciência de alto nível é possível mesmo que se tenha que passar por cima de convenções sociais, limitações culturais, e todas as limitações que a vida impõe. Viva Curie!
Discussão - 0 comentários