Física fotografada como astro musical

Uma pena que dê para ver apenas um pedaço do retrato da física teórica Aleksandra Wlczak, na edição online da série “Revolutionary Minds: The Re-envisionaries”, da revista Seed. Na versão inteira da foto, as manchas de giz do quadro negro parecem formar uma aura de mistério em volta da pós-doutoranda da Universidade de Princeton, que aplica as ferramentas da física estatística–o ramo da física que estuda sistemas com muitas partes interagentes–para entender como os genes controlam uns aos outros dentro do ambiente barulhento de uma célula viva.

A escolha do fotógrafo Michael Schmelling, especialista em retratos de músicos pop, para fazer o retrato de Aleksandra, é típica da revista Seed, que um ex-colega físico meu classificou de “Caras” da ciência. Quem folheia a Seed, percebe alguma semelhança com revistas do tipo Vogue ou Vanity Fair. No lugar de top models e estrelas de cinema, porém, estão ganhadores do Prêmio Nobel e cientistas jovens em destaque. A proposta da Seed é valorizar a ciência, fazendo com que ela pareça mais “sexy” e glamourosa aos olhos do público. Acho isso válido, principalmente por causa da auto-estima baixa dos cientistas tanto nos EUA, quanto no Brasil. Para muita gente, cientista é sinônimo de pessoa chata e assexuada. E vocês, o que acham?

Discussão - 2 comentários

  1. Carlos Hotta disse:

    Pefeita leitura. Ontem emsmo estava conversando com colegas da Biologia que nunca nos apresentamos como cientitas: falamos biólogo ou pesquisador.
    Precisamos deixar de nos menosprezar e valorizar a nossa profissão!
    Campanha: “Tenho orgulho de ser cientista” lançada! Com fotos cool de cientistas!

  2. E psicólogo se apresentando como cientista? Eu até faço isso as vezes, gero algumas confusões…

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM