Phoenix vê redemoinhos de vento em Marte

A sonda Phoenix flagrou este redemoinho de vento, dia 9 de setembro. A animação é composta de três fotos tiradas a cada 50 segundos. Crédito: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona/Texas A&M University

Phoenix caught this dust devil in action west of the lander in four frames shot about 50 seconds apart from each other on Sol 104, or the 104th Martian day of the mission, Sept. 9, 2008. Image credit: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona/Texas A&M University

Lembram dos redemoinhos em Marte de que falei em um post anteiror? A sonda Phoenix da Nasa não só fotografou vários redemoinhos desses passando perto dela (veja detalhes em reportagem da New Scientist e no site da missão Phoenix), como pode ter sido atingida no dia 12 de outubro por um deles, como indica a análise de imagens de uma espécie de “cauda” da sonda pendurada balançando ao vento. A cauda não é  uma  peça solta por acidente, mas sim um dispositivo desenvolvido por um grupo de pesquisadores dinamarqueses, canadenses e americanos, que faz parte da estação meteorológica da Phoenix, desenvolvida pela agência espacial do Canadá.

Discussão - 1 comentário

1. Um dos rovers em Marte (não sei se o Spirit ou o Opportunity) chegou a fazer o mesmo tipo de imagem com os redemoinhos.
    Aliás, estes redemoinhos permitiram exatamente que os rovers durassem mais tempo através da limpeza que fizeram nas placas solares depois de longas "tempestades de areia" que iriam tirar os 2 de operação depois de cobrirem as placas com sedimento.
    Pena que a atmosfera de Marte é tão rala comparada à terrestre.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM