Economistas precisam aprender sobre sistemas dinâmicos

O escritor Tim Harford, do conselho editorial do jornal Financial Times, dá um puxão de orelha nos colegas economistas em um comentário sobre o fracasso de indicadores tradicionais, como a inflação, em captar as mudanças na economia:

Como qualquer estudante de graduação em economia sabe, tanto macroeconomistas quanto microeconomistas tendem a descrever mudanças da mesma maneira que uma propaganda de sabão em pó faz: “antes” e “depois”. Quando o petróleo custa $20 o barril a economia se parece assim; agora o petróleo custa $100, a economia se parece assado. Exatamente como o processo de mudança ocorreu–ou quão rapidamente–é um problema ignorado nos livros texto e na maioria dos periódicos científicos.LINK

Harford acredita que é uma questão de tempo os economistas começarem a usar e adaptar as ferramentas matemáticas que os cientistas usam para estudar sistemas dinâmicos, como a propagação de doenças e as transições entre as fases da matéria. Talvez, depois de tantos anos ignorando os sistemas dinâmicos, serão os próprios economistas aqueles a revolucionar esse campo de pesquisa….

Soube via o blog do Philip Ball, que faz observações pertinentes, como ressaltar o fato da propagação de doenças poder ser descrita como transições de fase.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM