Fechando para balanço porque a coisa aqui tá preta

Bem pessoal, desculpem os chavões, mas vou realmente fechar o blog para balanço. O motivo é que a coisa no Brasil está preta, como explico mais adiante. Volto a publicar aqui dia 5 de janeiro de 2009.

Estou desempregado, decepcionado com as opções de trabalho oferecidas pelos meios de comunicação nacionais. Salvo raras oportunidades, por mais que se esforce, o jornalista científico no Brasil está condenado a uma rotina de copiar-traduzir-cozinhar-e-colar conteúdo produzido no exterior, e a enfadar os leitores com textos perfunctórios do tipo “pesquisadores brasileiros da Grande Universidade X publicaram mais um artigo científico no prestigioso periódico internacional Y, graças ao dinheiro do Programa de Incentivo W, da Fundação Pública Z”.

Resolvi, portanto, dedicar os próximos dois meses a estudar para os processos de seleção de cursos de mestrado em science writing nos EUA e no Reino Unido. A intenção é se preparar para escrever em inglês para publicações internacionais. Caso até isso não dê certo, largo tudo para vender dvds piratas na Augusta.

Discussão - 16 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Será uma pena perder um xará e um labrother por tanto tempo, especialmente porque estaremos perdendo um blogue de alta qualidade.
    Boa sorte (cética) na sua empreitada.

  2. Roberta disse:

    owww, só posso desejar boa sorte pra você, e espero que volte logo!!!

  3. smx disse:

    Ta foda msm....
    Boa sorte em sua jornada.

  4. Marianna Falcão disse:

    Poxa, Igor, logo agora que eu estava decidida a fazer uma pós-graduação em jornalismo científico. Me responda, por favor, será que vale a pena me especializar nesta área? Ah, sucesso nessa nova etapa. Beijos

  5. Will Walber disse:

    Good luck!

  6. João Carlos disse:

    Poxa, Igor... Arruma um tempinho (nem que seja em uma Lan House) para mandar uns posts bissextos.

  7. Tiago disse:

    Gostava bastante desse blog, embora nunca tenha comentado acompanhava o feed e ficava esperando novos posts, acho uma pena você parar (mesmo que não em definitivo).
    Seja como for, boa sorte nessa nova (creio que seja nova) empreitada.

  8. Adolfo disse:

    Vamos sentir sua falta. Pena q no Brasil é tudo dessa forma.... a gente faz de tudo pra melhorar de alguma forma o meio, mas tem sempre algo pra deixar a gente pra baixo !! Estou torcendo por sua vitoria... Nao abaixe cabeça !! Suas palavras postadas aki sao de grande valor... Grande abraço !! Esperamos por sua volta !

  9. Karl disse:

    Grande abraço. Procure não sofrer de abloguia crônica.

  10. Jonathan disse:

    Ah, que pena, gosto bastante do seu blog e espero que resolva voltar a postar logo.
    Mesmo assim, boa sorte.

  11. Carlos Hotta disse:

    Igor, vc TEM que voltar a escrever no blog! Me manda quanto vc quer ganhar e eu vou tentar levantar os fundos...

  12. Carlos Hotta disse:

    A propósito... vc vai escrever um romance e não vai escrever no blog??? Que tal um blog sobre o seu romance?

  13. Igor Santos disse:

    ou um romance em forma de blogue?

  14. Igor,
    a notícia e a perspectiva de não mais ler o seu blog me entristece, pois sempre gostei de ler e comentar.
    Sempre me senti a vontade em gostar de astronomia e, principalmente, em demonstrar aqui isso. Aliás, foi exatamente assim que a gente se conheceu no Planetário, lembra?
    Apesar de tudo, lhe desejo sucesso e muita força nessa sua nova empreitada. Creio que será bom pra você, para o jornalismo, para a ciência e, apesar de tudo, bom até para o Brasil ter um profissional como você.
    Como diz um astrônomo amigo meu (radicado atualmente em Paris), o Brasil produz talentos para a ciência no exterior. Você segue a mesma regra.
    Tudo de bom e sucesso!
    Grande Abraço
    Bia

  15. Claudio Angelo disse:

    Olha, Igor, dou toda força pra você e acho que você está certíssimo. No entanto, conhecendo razoavelmente o panorama do science writing nos EUA (não sei como é na Inglaterra, mas desconfio que seja a mesma merda), se você for trabalhar em jornal a maioria das suas matérias será na linha \pesquisadores de (Harvads/Yale/MIT/Princeton) publicaram um paper no prestigioso periódico (Science/Nature/Cell) descrevendo a descoberta de X graças ao programa Y da (NSF/NIH/CDC)\

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM