Fechando para balanço porque a coisa aqui tá preta
Bem pessoal, desculpem os chavões, mas vou realmente fechar o blog para balanço. O motivo é que a coisa no Brasil está preta, como explico mais adiante. Volto a publicar aqui dia 5 de janeiro de 2009.
Estou desempregado, decepcionado com as opções de trabalho oferecidas pelos meios de comunicação nacionais. Salvo raras oportunidades, por mais que se esforce, o jornalista científico no Brasil está condenado a uma rotina de copiar-traduzir-cozinhar-e-colar conteúdo produzido no exterior, e a enfadar os leitores com textos perfunctórios do tipo “pesquisadores brasileiros da Grande Universidade X publicaram mais um artigo científico no prestigioso periódico internacional Y, graças ao dinheiro do Programa de Incentivo W, da Fundação Pública Z”.
Resolvi, portanto, dedicar os próximos dois meses a estudar para os processos de seleção de cursos de mestrado em science writing nos EUA e no Reino Unido. A intenção é se preparar para escrever em inglês para publicações internacionais. Caso até isso não dê certo, largo tudo para vender dvds piratas na Augusta.
Discussão - 16 comentários
Será uma pena perder um xará e um labrother por tanto tempo, especialmente porque estaremos perdendo um blogue de alta qualidade.
Boa sorte (cética) na sua empreitada.
owww, só posso desejar boa sorte pra você, e espero que volte logo!!!
Ta foda msm....
Boa sorte em sua jornada.
Poxa, Igor, logo agora que eu estava decidida a fazer uma pós-graduação em jornalismo científico. Me responda, por favor, será que vale a pena me especializar nesta área? Ah, sucesso nessa nova etapa. Beijos
Good luck!
Poxa, Igor... Arruma um tempinho (nem que seja em uma Lan House) para mandar uns posts bissextos.
Gostava bastante desse blog, embora nunca tenha comentado acompanhava o feed e ficava esperando novos posts, acho uma pena você parar (mesmo que não em definitivo).
Seja como for, boa sorte nessa nova (creio que seja nova) empreitada.
Vamos sentir sua falta. Pena q no Brasil é tudo dessa forma.... a gente faz de tudo pra melhorar de alguma forma o meio, mas tem sempre algo pra deixar a gente pra baixo !! Estou torcendo por sua vitoria... Nao abaixe cabeça !! Suas palavras postadas aki sao de grande valor... Grande abraço !! Esperamos por sua volta !
Grande abraço. Procure não sofrer de abloguia crônica.
Ah, que pena, gosto bastante do seu blog e espero que resolva voltar a postar logo.
Mesmo assim, boa sorte.
Igor, vc TEM que voltar a escrever no blog! Me manda quanto vc quer ganhar e eu vou tentar levantar os fundos...
A propósito... vc vai escrever um romance e não vai escrever no blog??? Que tal um blog sobre o seu romance?
ou um romance em forma de blogue?
Igor,
a notícia e a perspectiva de não mais ler o seu blog me entristece, pois sempre gostei de ler e comentar.
Sempre me senti a vontade em gostar de astronomia e, principalmente, em demonstrar aqui isso. Aliás, foi exatamente assim que a gente se conheceu no Planetário, lembra?
Apesar de tudo, lhe desejo sucesso e muita força nessa sua nova empreitada. Creio que será bom pra você, para o jornalismo, para a ciência e, apesar de tudo, bom até para o Brasil ter um profissional como você.
Como diz um astrônomo amigo meu (radicado atualmente em Paris), o Brasil produz talentos para a ciência no exterior. Você segue a mesma regra.
Tudo de bom e sucesso!
Grande Abraço
Bia
Boa sorte!
😉
Olha, Igor, dou toda força pra você e acho que você está certíssimo. No entanto, conhecendo razoavelmente o panorama do science writing nos EUA (não sei como é na Inglaterra, mas desconfio que seja a mesma merda), se você for trabalhar em jornal a maioria das suas matérias será na linha \pesquisadores de (Harvads/Yale/MIT/Princeton) publicaram um paper no prestigioso periódico (Science/Nature/Cell) descrevendo a descoberta de X graças ao programa Y da (NSF/NIH/CDC)\