Como se faz física teórica na prática, pelo menos na teoria

theorythinktank

A bela foto acima é parte de um ensaio que o alemão Peter Ginter fez sobre o SLAC (Acelerador Linear de Stanford), uma das principais instituições de física de partículas dos EUA. Além de razões estéticas, a foto chamou minha atenção porque acho que ilustra bem como se faz física teórica. A cena parece com o tipo de discussão real que costumava presenciar quando era aluno no IFT, com os físicos improvisando juntos um raciocínio no quadro negro, se não soando tão bonito quanto músicos de jazz, tão concentrados quanto.

Também me atraiu pelo fato de todos na foto serem mulheres, infelizmente ainda em minoria na física. É tão raro encontrar um grupo de pesquisa em física só de mulheres que fiquei curioso em conhecer a história da foto.

E então descobri que se trata de uma montagem…

“Desculpe desapontá-lo, a foto foi posada, nós quatro raramente conversamos sobre física como um grupo, embora todas nós já tenhamos interagido”, me contou em um email  Helen Quinn, a senhora de pé no centro da foto. Quinn faz parte da história da física de partículas (todo aluno da disciplina já ouviu falar na teoria de Peccei-Quinn) e é co-autora com Yossi Nir do livro de divulgação  The Mistery of the Missing Antimatter, que está na minha lista de futuras leituras. Agachada com as mãos no quadro negro está JoAnne Hewett. Colega de Quinn no SLAC, ela é outra física teórica de calibre e que nas horas vagas contribui para o blog coletivo Cosmic Variance. Agachada segurando um papel é Yue Chen, uma estudante de pós-graduação chinesa. A moça pensativa sentada à direita é outra estudante, a iraniana Jasamin Farzad. “Se tem uma coisa que a foto mostra é a natureza internacional da nossa área!”, Quinn escreveu.

A foto foi tirada no “aquário”, a sala de discussão no andar da seção de teoria do SLAC que, segundo Hewett me garantiu em um email, está sempre em uso por grupos de verdade. Os cálculos e diagramas que preenchem os quadros são de discussões que aconteceram ali anterioremente.

Discussão - 1 comentário

1. Claudia Chow disse:

Poxa! Q interessante! Uma pena nao ser uma foto "real", né?

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM