Novo portal explica física… para físicos

Sim, os físicos andam precisando de uma ajudinha para entender o que anda acontecendo em sua própria disciplina. A American Physical Society, fundação responsável pelo mais pretigioso dos periódicos de física, o Physical Review Letters, inaugurou mês passado o portal Physics, que publica breves comentários resumindo ou contextualizando o conteúdo de um artigo científico, ou analisando as tendências de uma subárea de pesquisa em particular.

Conversei com Daniel Ucko, editor assistente do Physical Review Letters, durante a 5ª PASPS, uma conferência internacional sobre spintrônica, que aconteceu em Foz do Iguaçu no começo do mês. Ucko estava animado com as sinopses de artigos que escreveu para para o portal Physics, onde pôde deixar de lado longos parágrafos detalhando a pesquisa e ir direto ao ponto, explicando porque ela é interessante.

“Dada a quantidade do que é publicado, encontrar os melhores artigos é como achar uma agulha no palheiro; temos de fazer todo o possível para fazer o periódico mais legível”, disse Ucko. O físico Richard Feynman (1918-1988) lembrava com saudade do tempo em que podia ler um exemplar da Physical Review de cabo a rabo. Quem já visitou uma biblioteca de instituto de física sabe que, faz muitas décadas, cada volume semanal da Physical Review ocupa quase uma estante de livros inteira, dividido, de acordo com a subárea da física, em Physical Review A, B, C, D e E, cada um com a grossura de uma lista telefônica. A Physical Review publicou 18 mil artigos ano passado.

Segundo Ucko, a APS está trabalhando em vários “fronts” para divulgar os resultados mais relevantes publicados em seus periódicos. “Temos uma pessoa, James Riordon, em nosso escritório principal em College Park, Maryland, passando dicas de artigos interessantes para a imprensa”, ele disse. A APS também mantém desde 1998, outro site de divulgação, o Physical Review Focus. “O Focus començou voltado para estudantes de graduação e seleciona resultados que tem uma história interessante. Mas os textos não dizem nada a respeito da relevância do artigo em relação aos outros do periódico”, explica Ucko. “O “Physics” pretende trazer a luz os resultados publicados em nossas revistas, não apenas para a imprensa, mas principalmente para os pesquisadores.”

Discussão - 1 comentário

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM