Ópera sobre nascimento da bomba atômica em cartaz em NY
cartaz da ópera Doctor Atomicus
Estreou dia 13 de outubro no Metropolitan Opera House da cidade de Nova York uma nova montagem da ópera Doctor Atomicus, de 2005, com libreto de Peter Sellars e música de John Adams.
Leia o que meu compositor contemporâneo favorito diz sobre a sua obra, segundo ensaio de Dennis Overbye publicado no The New York Times:
“A bomba é uma constelação de tudo o que a América acredita”, disse recentemente Mr. Adams. Por um lado há a habilidade, o idealismo e a paixão na luta para derrotar o facismo. Por outro lado, há “a onerosa responsabilidade” de ter construido uma arma capaz de destruir toda a vida e então usá-la.
“É ying e yang, escuridão e luz”, ele diz. LINK
Anthony Tommasini afirma em sua resenha para o The New York Times estar impressionado com a complexidade da música:
Seções inteiras de escrita orquestral vibram com cores granulares, sonoridades nubladas e densidade textural. Mr. Gilbert [o maestro Alan Gilbert] expõe detalhes internos e elementos estratificados da música: fraseados obsessivos, acordes em aglomerados pungentemente dissonantes, linhas instrumentais solo elegíacas que vagam de maneira extrema por cima de ornamentações orquestrais nervosas e agitadas. Embora realçando as complexidades, ele nunca atrapalha a forma orgânica da música e seu impulso a frente. A tensão aumenta à medida que Mr. Adams empilha uma barulheira de ritmos imbatíveis e métricas fraturadas, com os acordes da orquestra explodindo em cacos de escombros harmônicos: chame isso de Minimalismo Atômico. LINK
Outras músicas de John Adams que adoro: Nixon in China, Harmonielehre , The Chairman Dances, Tromba Lontana, Short Ride in a Fast Machine, Fearful Symmetries, Lollapalooza , Violin Concerto e Naive and Sentimental Music.
Adams escreveu uma autobiografia, resenhada recentemente no New York Times.
Discussão - 0 comentários