Tempo

 

 

O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento; sem medida que o conheça, é contudo nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim; é um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo entretanto prover igualmente a todo mundo; onipresente, o tempo está em tudo; existe tempo, por exemplo, nesta mesa antiga: existiu primeiro uma terra propícia, existiu depois uma árvore secular feita de anos sossegados, e existiu finalmente uma prancha nodosa e dura trabalhada pelas mãos de uma artesão dia após dia; existe tempo nas cadeiras onde nos sentamos, nos outros móveis da família, nas paredes da nossa casa, na água que bebemos, na terra que fecunda, na semente que germina, nos frutos que colhemos, no pão em cima da mesa, na massa fértil dos nossos corpos, na luz que nos ilumina, nas coisas que nos passam pela cabeça, no pó que dissemina, assim como em tudo que nos rodeia; rico não é o homem que coleciona e se pesa no amontoado de moedas, e nem aquele, devasso, que se estende, mãos e braços, em terras largas; rico só é o homem que aprendeu, piedoso e humilde, a conviver com o tempo, aproximando-se dele com ternura, não contrariando suas disposições, não se rebelando contra o seu curso, não irritando sua corrente, estando atento para o seu fluxo, brindando-o antes com sabedoria para receber dele os favores e não sua ira; o equilíbrio da vida depende essencialmente deste bem supremo, e quem souber com acerto a quantidade de vagar, ou a de espera, que deve pôr nas coisas, não corre nunca o risco, ao buscar por elas, de defrontar-se com o que não é (…)

Lavoura arcaica, Raduan Nassar, Companhia das Letras, 1989, págs. 51-3.

Foto: tonivc

Discussão - 6 comentários

  1. Karl disse:

    Raduan Nassar é um dos prediletos do Amigo de Montaigne. Espero que ele passe aqui para comentar. Fantástico texto, Lu. Achei engraçado nos interessarmos por tema semelhante - quase coloquei essa foto no meu post, hehe.
    http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/02/o_tempo_siames.php

  2. Amigo de Montaigne disse:

    Cara Luciana,
    Raduan Nassar é mesmo um dos meus prediletos, como disse o Karl. Essa passagem de Lavoura Arcaica, não por acaso, está grifada em meu exemplar. Se você ainda não leu, recomendaria a entrevista qeu Raduan deu aos Cadernos de Literatura, do Instituto Moreira Salles. Lá é possível entender, ainda mais poeticamente, a questão de tempo.

  3. Oi Luciana,
    Belo texto.
    Escrevi um, sobre este mesmo assunto:
    http://quiprona.wordpress.com/2009/06/20/momento-poetico-e-filosofico/
    Roberto

  4. Chloe disse:

    Olá Luciana,
    muito bela essa passagem!
    Sponville tem um capítulo bem interessante sobre O Tempo no seu livro Apresentação da Filosofia.
    Gosto da frase:
    'O tempo não passa de um ser de razão: é nossa maneira de pensar ou de medir a indivisível e incomensurável duração de tudo.'
    Abç. ; )
    C.

  5. Chloe disse:

    Olá,
    deixei o link para essa sua postagem no meu blog.
    se quiser visitar uma hora dessas...
    http://aspargoatomico.wordpress.com/
    Valeu! ; )
    C.

  6. Danclads Lins de Andrade disse:

    Não há outra força mais poderosa que o tempo. Um texto que reverencia com maestria este deus, que, segundo os gregos, nem Zeus pode dobrar.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM