A Jornada do KATRIN

Um dos grandes desafios experimentais da Física de Neutrinos é a medição das massas dessas partículas. Até o momento, só se conhece a diferença entre as massas de cada tipo de neutrino e um limite cosmológico superior para a soma de todas as massas.

A medição absoluta das massas é um desafio científico em si, e fica pra outra hora, mas e os desafios de engenharia desses experimentos? A construção e transporte do principal equipamento do KATRIN teve toda sorte de problemas. Construído a 400 km do local designado para instalação, o chamado Espectrômetro teve que fazer uma caminho de 9000 (nove mil) km até seu objetivo.

Transport-Main-Spectrom4.jpg

E nem com todo esse caminho as dificuldades foram menores. Passando por uma cidade próxima ao destino, por exemplo, o Espectrômetro passava tirando tinta das casas.

Neuig3.jpg

Isso serve para nos dar um pouco de perspectiva sobre as dificuldades da atividade experimental em Física. É extremamente comum encontrar exemplos reais da tira abaixo:


– “Você só precisa fazer os prótons ficarem muito próximos! Eu já disse isso faz uns 30 anos e ainda não foi feito?”

É por isso que experimentais odeiam teóricos.

Mais informações sobre o experimento Katrin aqui (em inglês).

Discussão - 6 comentários

  1. Por que dessa volta toda? Alguma parada estratégica no meio do caminho? Ou não cabia em uma Beluga?
    []s,
    Roberto Takata

  2. Joey Salgado disse:

    Quanto menor o fenômeno, mais gigantesco o equipamento. Para "ver" um neutrino você precisa de um jumbo sem asas, para ver uma estrela você precisa de uma luneta de bolso, ou nem isso.
    Também tenho a mesma dúvida do Takata. Para que fazer essa volta complicada? Tinha uma Montanha da Perdição no meio do caminho mais curto?

  3. Igor Santos disse:

    Tinha uma ponte no caminho que não dava para passar nem secando os pneus do caminhão.

  4. zymed disse:

    Parece simples, mas não é!

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