Trânsito de Vênus

É hoje.

Em aproximadamente uma hora Vênus irá iniciar sua passagem em frente ao Sol. Um espetáculo interessante de ser observado, e que só irá se repetir em 2117.

Infelizmente o Sol já se pôs, e portanto o evento não será visível no Brasil (o começo poderá ser visto do Acre, mas como o Acre não existe…). De qualquer forma, sempre é importante lembrar que você nunca deve olhar diretamente para o Sol. 😉

Felizmente existem pessoas de bom coração que podem transmitir o Trânsito através da web.

Mas se vocês aí da Terra pensam que são os únicos com um acontecimento especial no dia de hoje, saibam que também temos novidades aqui em Magrathea. Sim, pela primeira vez realizaremos uma postagem em tempo real!

Você deveria estar se perguntando (sei que não está) “como isso acontecerá?”.  Simples. Esse post será atualizado conforme o trânsito for acontecendo, com imagens, links e outras informações.

Também estarei no twitter, em @alamuss.

Pra começar, links (Ingês) para as transmissões ao vivo:

– http://www.planethunters.org/transit

– http://cosmoquest.org/Hangouts/

– http://www.transitofvenus.org/

http://venustransit.nasa.gov/transitofvenus/

http://sunearthday.nasa.gov/webcasts/nasaedge/ 

Atualização (19:10):

Quase lá.

 

Atualização (19:20):

Esse Hangout está muito bom. Merece espaço especial. 🙂

 Atualização (19:42):

Estamos dentro. O final do Trânsito está previsto para 1:49.

Atualização (20:15):

Vênus, na mitologia, é a deusa do amor e da beleza. Vênus, o planeta, é o segundo corpo a partir do Sol. Em tamanho, é bastante parecido com a Terra, com 80% da massa terrestre e raio cerca de 600km menor. Por outro lado, Vênus tem uma atmosfera bastante densa, composta principalmente de CO2, a pressão na superfície é cerca de 90 vezes maior que a terrestre. Um ano em Vênus equivale a 224,7 dias terrestres.

Atualização (20:55):

Ibagens: Flickr da NASA onde as pessoas podem enviar suas fotos do Trânsito de Vênus.

http://www.flickr.com/groups/venustransit/

Atualização (21:22):

Diferentes filtros para diferentes comprimentos de ondas geram imagens com o Sol em cores diferentes.

Vermelho:

Amarelo:

Verde:

 

Atualização (22:03):

Hora do recreio.

 

Atualização (23:18):

De volta para acompanhar o final do Trânsito. O Hangout legal com o Phil Plait, Pamela Gay, a Nicole Gugliucci, entre outros, continua rolando, agora em outro link (o Youtube tem um limite de tempo).

Atualização (23:50):

A exploração de Vênus iniciou em 12 de Fevereiro de 1961 com o lançamento da Sonda Soviética Venera 1, que sobrevoou o planeta em 19 de Maio de 1961. Com a Venera 9, em 1975, tivemos as primeiras imagens do solo de Vênus.

Atualização (00:40):

O pessoal do @universetoday terminou o Hangout. Acompanhando o finalzinho pelo Slooh.

Atualização (01:16):

O próximo Trânsito de Vênus ocorrerá em 10 de Dezembro de 2117. Em seguida, outro ocorrerá em 8 de Dezembro de 2125 (esse, visível na América do Sul).
Os trânsitos ocorrem em um intervalo de 8 anos, com um espaço de 121 ou 105 anos entre esses intervalos. O trânsito anterior aconteceu há 8 anos, em 2004, o próximo daqui a 105.

A inclinação do plano da órbita de Vênus em relação ao plano da órbita da Terra é que torna os trânsitos situações especiais.

Mais IBAGENS: Sequências completas  do Trânsito, em diversos filtros.

http://venustransit.gsfc.nasa.gov/

Atualização (01:50):

O Trânsito de Vênus de 2012 está oficialmente encerrado. Certamente ter visto ‘ao vivo’ seria uma experiência incrível, mas acompanhar pelas transmissões online dos mais diversos lugares foi interessante também.

Agradeço a todos que durante essas quase sete horas compartilharam pelos menos uns instantes do evento aqui pelo NiM. Foi outra experiência divertida realizar essa “cobertura”.

Ainda pretendo (talvez em outras postagens), mostrar outras imagens e, claro, comentar sobre as pesquisas realizadas.

Por hoje é tudo.

Até. 😉

Discussão - 1 comentário

  1. [...] geração de espaço naves, e o surgimento de uma nova. Vimos o que não deveríamos ver, e o que nunca mais veremos. O Nightfall virou Blog de Ciência, e nos preparamos para o fim do [...]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.