The Dark (K)Night

 

Você é a pessoa mais fácil de se enganar

Peguei emprestado esse título do Richard Feynman, para tratar de um tema um pouco diferente do que ele usou originalmente no “Ciência do Culto à Carga”.

Meu problema era o seguinte: o que faz uma pessoa mudar de ideia, ou de outra forma, o que faz uma pessoa não mudar de ideia. O problema tem origem em discussões intermináveis e cíclicas sobre conspirações, ufologia e pseudociências.

Não que eu ficasse o tempo todo com esse problema em mente, mas, pensei em uma possível hipótese para resolver a questão. Ou não.

Duas ideias não precisam (e geralmente não tem) o mesmo valor. A principio, não deveria existir dificuldade em perceber quando uma ideia tem mais suporte lógico ou empírico do que outra. Porém, se o problema for de fato, esse, então entendo como melhor focar o rumo da discussão para a compreensão da diferença entre os pesos das ideias. Mas não é disso que pretendo tratar aqui.

Em casos em que está evidente que uma ideia é superior a outra, aposto na “hipótese do engano” como fator principal para que uma pessoa recuse trocar de ideia.

Todo mundo pode ser enganado, principalmente quem pensa que nunca poderá ser enganado. Um debatedor de vertente conspiracionista, por exemplo, costuma se colocar como vidente de uma realidade onde todos ao seu redor estão constantemente sendo enganados. Menos ele.

Ao admitir que aceitou ou mesmo defendeu uma ideia que tem pouca força quando confrontada com outra, ou mesmo uma ideia nitidamente mentirosa (como uma fraude revelada após um tempo), automaticamente faz com que a pessoa tenha que admitir que foi enganada, ou que se auto enganou.

Para algumas pessoas pode ser difícil assumir um erro, assumir um engano, demonstrar ser falível. Principalmente diante de um confronto com outra pessoa, ou em um grupo de pessoas.

Não há nada de ruim em estar enganado em uma ideia ou situação. Na verdade, ruim é você permanecer enganado por vontade própria. Eu confesso que não entendo o motivo que levaria uma pessoa a preferir isso, mas pode acontecer. Restando então criar todo um conjunto de ideias e situações (geralmente sem fundamentos lógicos) para dar suporte àquela ideia inicial. Seria um crença sobre outra crença. A crença de que sua crença não é um engano.

E adaptando Carl Sagan, o problema com as crenças é que elas se baseiam unicamente na vontade de acreditar.

Falta de um raciocínio crítico treinado, vergonha de errar, e vontade de acreditar. Penso que esses são os ingredientes da postura de aversão com as mudanças de ideias.

Mas claro, eu posso estar enganado.  : )

STS-135 – Melhores momentos

Vídeo com os melhores momentos dos 13 dias da missão STS-135, do Atlantis, ultima missão do Programa de Ônibus Espaciais da NASA.

STS-135 – Vídeo do ultimo pouso do Atlantis

Brincando? Eu?

Terminei de ler “O senhor está brincando, Sr. Feynman!”. 

Já conhecia trechos isolados (aquele em que ele comenta sobre o ensino de Física no Brasil, ou sobre a Ciência do culto a carga, por exemplo), mas já passava da hora de ler o livro todo.

Em uma palavra, genial, como seu autor.

Richard Philips Feynman nasceu em 1918. Estudou Física no MIT e fez sua pós graduação em Princeton. Deu aulas na Universidade de Cornell e no Caltech. Trabalhou no Projeto Manhattan (projeto americano de pesquisa para armamento nuclear), laureado com o Nobel de Física em 1965, e dois anos antes de sua morte(1988), participou da comissão de investigação do acidente com o Ônibus Espacial Challenger.

Feynman conta passagens curiosas de sua vida, desde as aventuras de infância, as confusões da graduação,  passando pelos momentos em Los Alamos trabalhando na pesquisa para a construção da bomba atômica enquanto tem que lidar com a doença de sua esposa.

Sembre bem humorado, aprendemos com um físico como se deve lidar com as garotas, ou como arrombar cofres secretos.

Se o Nobel é um fardo para carregar, nada melhor que se divertir tocando um pouco de tambor, sair para dançar, ou vir para o Brasil como personalidade do Carnaval.

O Brasil, como já dito antes, é referência em vários trechos do livro, mas há um capitulo em especial onde Richard Feynman conta como foi tocar em uma escola de samba, e principalmente, sobre o ensino de Física no Brasil em sua passagem por aqui na década de 50. Feynman critica o fato dos alunos saírem do curso sem de fato entenderem o conteúdo, apenas decorando o que necessitam para passar nas provas. Mais de 50 anos se passaram, e embora algumas coisas tenha mudado, é curioso perceber que certos vícios percebidos por Feynman ainda permanecem.

O senhor está brincando, Sr. Feynman! é um livro que eu recomendo, e não apenas para físicos ou para quem goste de Física. Na verdade, eu recomendo até mesmo para quem não gosta de Física. Mais do que conhecer detalhes da vida de um dos grande físicos do Século XX, é uma leitura divertida, interessante e motivante.

Pokémon Acadêmico nº2

 

STS-135: Acoplagem e chegada dos Astronautas na ISS

Vídeo do lançamento do Atlantis

Enquanto o Atlantis viaja até a Estação Espacial Internacional para o acoplamento no Domingo, deixo para aqueles que não viram, ou aqueles que querem rever, o vídeo do lançamento da ultima missão do Programa de Ônibus Espaciais da NASA.

http://www.youtube.com/watch?v=3deA3BXAnHs

O vídeo começa na contagem de 31 segundos, e termina logo após o desligamento do motor principal e a separação do tanque externo.

STS-135 – A Missão Final

 

Selo comemorativo aos 30 anos do Programa dos Ônibus Espaciais
A contagem foi iniciada. No próximo dia 8 de Julho o Ônibus Espacial Atlantis partirá para sua 33ª e ultima missão, encerrando também os 30 anos de história desses veículos espaciais.

A missão tem como objetivo primário o carregamento de suprimentos para a Estação Espacial Internacional.

Quatro Astronautas farão parte da tripulação do Atlantis:

Chris Ferguson (Comandante, 49 anos): Essa será sua terceira viagem ao espaço. Foi piloto da Atlantis na missão STS-115 (Setembro de 2006), e comandante da Endeavour na STS-126 (Novembro de 2008).

Doug Hurley (Piloto, 44 anos):  Sua segunda vez no espaço. Esteve a bordo da Endeavour na missão STS-127(Julho de 2009).

Sandra Magnus (Espacialista da Missão, 46 anos): Já esteve na Estação Espacial Internacional por duas vezes. Na mais recente, partiu da Terra na STS-126(Novembro de 2008) e retornou em Março de 2009, após 134 dias no espaço e 132 dias na Estação Espacial Internacional.

Rex Walheim (Especialista da Missão, 48): Sua terceira ida ao espaço, todas no Atlantis. Realizou sua primeira missão na STS-110 (Abril 2002) e voltou ao espaço na STS-122(Fevereiro 2008).

A STS-135 foi limitada em quatro tripulantes por questões de segurança, já que não haverá mais lançamentos de ônibus espaciais, caso fosse necessário um resgate de emergência.
Se ocorrer alguma situação em que a Atlantis fique impossibilitada de retornar para a Terra, os Astronautas usarão a nave russa Soyuz para voltar.

Ao longo da história do Programa De Ônibus Espaciais da NASA, foram realizadas 135 missões; 355 pessoas, representando 16 países estiveram a bordo das naves; 14 delas morreram em dois acidentes; e mais de 2000 experimentos foram conduzidos.

O lançamento do Atlantis está agendado para as 12:26 no horário de Brasília. Terá cobertura ao vivo pela Internet através da NASA TV.
Também não deixe de acompanhar os comentário através do meu twitter: @alamuss.


Outras informações a respeito podem ser encontradas em: http://www.nasa.gov/shuttle

Selo da Missão STS-135

Fracasso

Stewie é um robô.

É o primeiro de sua série construído para fracassar. A ideia é simples: Stewie é um robô de treinamento. Se os alunos do treinamento forem capazes de identificar onde estão os erros de Stewie, então serão capazes de identificar os erros em suas futuras atividades.

Os testes de Stewie foram satisfatórios, sempre que requisitado, Stewie fracassava. Após alguns meses de fracassos, os técnicos resolveram apresentar Stewie aos diretores do Centro de Treinamento.

Na tarefa Número 1, Stewie fracassou, e os alunos identificaram.
Na tarefa Número 2, Stewie fracassou, e os alunos identificaram.
Na tarefa Número 3, Stewie fracassou, e os alunos identificaram.

Ninguém entendeu qual foi a resposta de Stewie para a tarefa Número 4.

Na tarefa Número 5, Stewie acertou, e na Número 6 também, e na Número 7 também, e em todas as outras que seguiram.

Os técnicos não sabiam o que estava acontecendo, mesmo Stewie não sabia o que estava acontecendo com ele, não sabia o motivo que o levou a começar a acertar.

Os diretores não gostaram nada do que viram e cancelaram o Projeto. Stewie foi abandonado e os técnicos passaram a trabalhar em um novo sistema de treinamento.

E foi ao tentar fracassar, que Stewie fracassou, pela ultima vez.