Se a Física não concorda com você, modifique a Física!

O que uma pessoa normal faria se, ao desenvolver uma determinada argumentação, esbarrasse em um pequeno detalhe: as Leis da Física não apoiam seus argumentos?

É de se esperar que a pessoa modifique seu argumento de forma que não mais vá de encontro à Física, ao menos se ela quiser ser levada minimamente a sério.

Mas o que o Impostor faria?

Modificaria a Física é claro!

Em 20 de Julho de 1969 quando a Apollo 11 pousou na superfície lunar, marcando “um grande salto para a humanidade”, marcou também uma nova classe de conspiracionistas: aqueles que diziam que a Nasa havia forjado o pouso da Apollo 11 e, após algum tempo, das outras 5 missões (Apollo 12, 14, 15, 16 e 17) que também levaram tripulantes à Lua. Esses conspiracionistas nunca tiveram muito espaço. Isto é, até o advento da Internet e de sua capacidade de dar espaço a todo tipo de lunático (com o perdão do trocadilho).

Um desses é André Basílio, o autor do site A Fraude do Século. Dentre a grande quantidade de erros que Basílio comete, abrangendo diversas áreas, encontra-se um que chama à atenção pelo absurdo de sua construção.

Observe a foto abaixo (clique para ampliar) :

Basílio argumenta que a Penunbra vista na foto, no traje do astronauta, é uma prova da fraude das missões lunares porque, pasmem, não existe formação de penumbra na Lua porque ela não possui atmosfera! Não, você não leu errado. Confira abaixo o trecho do site em que Basílio comete essa pérola:

(…)

Agora, note como são perfeitas as definições de sombra na roupa do astronauta Edwin Aldrin sendo que, na Lua, não há refração da luz. Ou seja, não existe penumbra. Ou a sombra é total (totalmente preta), ou não há sombra. Penumbras como estas, perfeitamente visíveis na roupa de Aldrin, são impossíveis de existirem na Lua porque na Lua não há atmosfera. E são os gases existentes na atmosfera os responsáveis pelas penumbras no nosso planeta.

(…)

Como é que funciona a refração? Para ficar mais fácil de você entender, utilize a sua mão próxima ao tampo de uma mesa. Veja como é a sombra de sua mão incidindo sobre a mesa. Aproxime a sua mão do tampo da mesa e perceba que a sombra passa a ficar mais escura. Aproxime mais ainda, quase encostando a sua mão na mesa e você verá que a sombra ficou ainda mais escura. Se você fizer isso à noite, com uma luz acesa, você verá que a tendência é de se criar uma sombra tão escura que fique impossível conseguir ver a mesa com perfeição quanto mais próxima da mesa estiver a sua mão. Por quê isso acontece? É devido às partículas de oxigênio (e outros gases) existentes no ar. Quando a sua mão está mais distante da mesa, há uma sombra, mas você ainda consegue enxergar esta parte da mesa com perfeição. Isto ocorre porque a luz que incidiria diretamente sobre a mesa foi barrada pela sua mão. Mas, parte da luz ainda conseguiu chegar à mesa porque entre a sua mão e a mesa existem partículas de oxigênio; e a luz que estava incidindo, de cima para baixo, conseguiu fazer uma pequena curva, através da refração da luz, uma vez que uma partícula iluminada de oxigênio conseguiu iluminar, em menor escala, uma partícula de oxigênio ao lado, que refletiu esta luminosidade para outra partícula, para outra, outra, até que chegasse ainda um pouco de luz na mesa. Portanto, com sua mão um pouco distante da mesa, você vê a sombra da sua mão, mas ainda consegue enxergar a parte da mesa na qual há a sombra. Mas, quanto mais perto sua mão fica da mesa, menos partículas de oxigênio existem para refletir a luz. Então, a sombra fica mais escura. Portanto, esta é a explicação sobre a formação da penumbra no nosso planeta, que existe devido às partículas de gases existentes no ar. Mas, e na Lua? Por quê não deveria haver penumbra na Lua? Simplesmente porque na Lua não existe atmosfera. Muito menos oxigênio! Não há gás algum sobre a superfície lunar, o que impede que haja penumbra. Portanto, se a foto acima possui penumbra, pode ter certeza que ela não foi tirada na Lua! Foi tirada na Terra! No nosso próprio planeta! E nos fizeram todos de trouxas!

(…)

Ou seja, segundo Basílio é o fenômeno da Refração da Luz o responsável pela formação da penumbra, e como a Refração ocorre devido reflexão da luz nas moléculas da atmosfera, e como a Lua não possui atmosfera não é possível haver Penumbra na Lua. Brilhante não?

Mas completamente ERRADO!

O surgimento de penumbra não têm qualquer relação com a refração da luz, fenômenos que Basílio parece não conhecer já que sua explicação, e a suposta ligação entre os dois, não passa nem perto da verdade.

As sombras são formadas quando um corpo se encontra no caminho da luz emitida por uma fonte qualquer, seja primaria ou secundária. Quando a fonte é pontual, ou seja, é possivel desprezar suas dimensões, a sombra formada é completamente escura. Entretanto, quando a fonte é extensa a sombra formada é composta de duas partes distintas: uma escura, a Umbra, e uma clara, a Penumbra. Note que em nenhum momento é necessária a presença de atmosfera para a formação de penumbra, o único pré-requisito para o fenômeno é a presença de uma fonte de luz extensa.

Mas quais as fontes extensas que iluminam a Lua?

Primeiramente o Sol. Assim como sombras formadas aqui na Terra devido à luz solar apresentam penumbra, também o fazem as formadas na Lua. O Sol não está a uma distância suficientemente grande para que o consideremos como fonte pontual. Como fontes extensas secundárias (fontes de luz refletida) podemos citar a reflexão da luz solar no solo lunar e a na própria atmosfera da Terra . Essa ultima, a propósito é a responsável por podermos, às vezes, perceber mais nitidamente a parte da Lua não iluminada pelo Sol nas fases Crescente e Minguante.

Ora, e a refração? O fenômeno da refração ocorre quando a luz passa de um meio de propagação para outro (do ar para a água, por exemplo) o que, devido à mudança de velocidade de propagação (que depende do meio), provoca alteração na direção de propagação da luz. Mas pode ocorrer refração sem mudança de meio? Sim, desde que o meio possua “camadas” com, por exemplo, densidades diferentes, fazendo com que a luz tenha velocidades diferentes para cada camada do meio. Entretanto, não há diferenças significativas de densidade no ar entre sua mão e uma mesa. E muito menos a refração têm qualquer relação com a reflexão da luz nas moléculas de gás da atmosfera.

Enfim, Basílio ou erra feio ao tentar definir penumbra, refração etc ou mente descaradamente apenas para tentar convencer seus leitores (tipicamente adolescentes com um forte sentimento anti-EUA), menos familiarizados com a Física, de que a ida do Homem à Lua foi uma farsa. Mentir para provar que algo é uma mentira parece não ser contraditório para Basílio afinal.

Aliás, se Basílio comete um erro tão básico de Física de Ensino Médio, como alguém pode confiar nas outras informações, ou “provas”, de que as missões à Lua foram forjadas?

Uma análise mais completa pode ser encontrada no site Projeto Ockham, com refutação de boa parte dos argumentos conspiracionistas.

Discussão - 9 comentários

  1. marcelo teixeira disse:

    o que é que está refletindo no visor do capacete do astronauta se o sol está á esquerda da foto?

  2. Renan disse:

    E qual o problema do sol estar a esquerda e o capacete ainda refletir a imagem do outro astronauta que está tirando a foto? O sol (e as outras fontes de luz secundárias, por exemplo) está iluminando o astronauta que tira a foto que reflete a luz em direção ao fotografado. Mesmo que o visor do capacete não fosse um espelho curso ainda assim veríamos algum reflexão nele.
    Nada de estranho ali...

  3. Rick disse:

    Nossa, esse marcelo texeira se fodeo.

  4. Henrique Ribeiro disse:

    Os videos do MoonFaker no youtube, questionam q para haver penumbra a taxa de reflexão do solo conta bastante... Vale a pena ver os videos, eh bem legal.

  5. Israel disse:

    Renam.
    Boa argumentação. Embora não seja físico (sou biólogo) a alguns anos atrás tive que substituir temporariamente um professor de física. Como gosto da área não tive maiores problemas. Meus alunos levantaram essa questão e foi interessante que mesmo os alunos do ensino médio conseguiram refutar com base científica (do conhecimento do ensino médio) as baboseiras de que o homem não pisou na lua. (me desculpem, não posso chamar aqui te teoria, são baboseiras mesmo devido ao nível erroneo de argumentação)

  6. Hélio bandeira disse:

    Se o homem realmente foi à lua por que então a nasa apagou todas às copias originais das filmagens? Apagou para sempre o suposto maior feito cientifico da humanidade, e de`la mesma. Imagens nítidas e limpas e não essa porcaria que agente vê, que sem dúvida nenhuma parece sim montagen de estúdio. E o mais grave disso tudo, é que essas fitas foram apagadas intencionalmente em 2009, após 40 anos em pleno momento em que à teoria da conspiração está de fato convencendo muita gente. E por que essas originais nunca foram mostradas o que a nasa temia? Partindo do pressuposto, que as imagens limpas e nítidas poderiam resolver de vez essa questão de foi ou não à lua, por que então nunca foram mostradas? Que não deve não teme, mas quem deve teme.

  7. Hélio bandeira disse:

    Bom, gostaria também que à física também explicasse- agora por favor sem sofismas- como é que o módulo lunar de 6 toneladas, vou repetir 6 toneladas pousou ali e não fez nenhuma craterinha nem umazinha se quer. Como isso é possível? Já que o homem infinitamente mais leve deixou tantas e tantas pegadas, quem pode resolver esse paradoxo? Já que à nasa não resolve? E antes que eu me esqueça, nessas 6 supostas viagens, quem era o presidente dos EUA? Como foi a gestão dele?

  8. Hélio bandeira disse:

    Biólogo, substituindo físico??? E adoráveis alunos do ensino médio refutando com besa científica do ensino médio? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  9. Hélio bandeira disse:

    Não vejo nenhum aluno do ensino médio na fox, só pessoas realmente preparadas. O ploblema, é que se fosse à senhora globo que mostrasse essa reportagem todo mundo acreditava sem contestar. E os loucos iam ser os que ainda acreditassem nessa viagem. O brasileiro é uma piada. A, e por favor, eu imploro, medigam por que à honrradissima nasa apagou PARA SEMPRE AS FILMAGENS ORIGINAIS, LIMPAS,NÍTIDAS E BEM VISÍVEIS????????????????????????????????????????????????????

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM