O Físico e a Sociedade: Interação [muito] fraca

Quando tive a idéia para esta coletiva, há quase dois meses, havíamos (eu e mais alguns blogueiros) acabado de comemorar o Dia de Falar como um Físico. E, como parte do texto de divulgação, eu havia escrito:

Então, no Dia 14 de Março, pare em frente ao prédio de Ciências Socias, Biológicas ou equivalente e comece a conversar com alguém usando algum físico-blabing incompreensível espalhando confusão intelectual pelo mundo.

Não preciso nem dizer que o trecho em negrito causou diversas reações negativas. Ora, como poderia eu dizer que os Físicos espalham confusão intelectual? Não era essa minha opinião mas, num evento de cunho humorístico, achei que seria o caso de ser um pouco “absurdo”.

Hmmm, será que fui tão absurdo assim? Não é essa a opinião da maioria das pessoas? Para elas, não serve o Físico apenas para dar respostas complicadas? Para confundi-las? Para encher-lhes a paciência como uma conversa incompreensível?

Pois bem, devido às críticas a minhas intenções substitui o texto de comemoração daquele dia por um outro em que justificava minhas palavras acima, que foi praticamente um prelúdio desta Blogagem Coletiva.

E não é preciso um grande esforço (ou alguma pesquisa de opinião extremamente cara) para sabermos que a maioria das pessoas não fazem idéia do que é ou do que faz um Físico. No imaginário popular, a figura que lhes vem à mente é a do Cientista Louco. Com seu cabelo despenteado, óculos fundo de garrafa, jaleco branco e possivelmente uma risada histérica, o Físico gasta seu dia procurando formas mais criativas de destruir a humanidade ou de dificultar a vida de pobres estudantes de Ensino Médio, o que for mais conveniente.

Tanto o é que há dois tipos predominantes de reações de amigos e familiares quando um adolescente resolve cursar a faculdade de Física: “Você é Louco?” e “Você quer ser Professor, né?“. Desconsidero aqui a reação “Mas você é tão magrinho para isso!” por motivos óbvios.

Para a Sociedade, toda a atividade de pesquisa científica em Física não passa de um hobby extremamente caro.”O quê? 8 Bilhões de dólares para achar uma bosta de partícula? Isso podia ser muito melhor gasto!“.

Alguns Físicos ainda se dispõem a remediar a situação escrevendo livros sobre Teorias modernas e conceitos mais complexos que aquilo que é ensinado nas escolas (se é que podemos chamar de Física o que é ensinado nas escolas), no entanto, quantos são aqueles que se dedicam a mudar a opinião pública da Física e da Ciência de forma geral?

Pois é justamente isso que considero a raiz de todo o mal. A maioria dos Físicos sobe a mítica Torre de Marfim e passam a ignorar os pobres humanos aqui embaixo. Às vezes olham pela janela, vêem o quanto estamos atolados em ignorância e obscurantismo, riem debochadamente e voltam a seus afazeres.

Esporadicamente, têm surtos relâmpago de preocupação, que infelizmente não duram tempo suficiente para perceberem que é sua a culpa: tanto da omissão em participar da luta aqui embaixo, quanto da má-formação dos professores, que são canibalizados pelo sistema e acabam sem poder fazer muita coisa.

E então o que acontece com essa Sociedade que tem tão pouco conhecimento da Física e da Ciência em geral?

Isto, isto, isto e muito, muito mais… e muito, muito pior.

Felizmente, alguns Físicos tem caído em si e se envolvido mais. Muitos inclusive mantêm blogs de Divulgação de Ciência. No entanto, qual foi a ultima vez que você viu um Físico na TV? No Rádio? Ou sendo retratado adequadamente na Ficção? Bom, isso envolve um outro tema (“Há interesse da Mídia de massa em divulgar Ciência?”) e vou deixar para depois. Talvez para uma outra Coletiva.

De minha parte, desisti de subir a metafórica Torre para fazer a minha parte em limpar a zona por aqui. Só o tempo, e a cooperação de todos, dirá se é possível ter sucesso nisso.

Se você só ficou sabendo agora da Coletiva e ainda quer participar, não se preocupe! Pode escrever seu artigo e mandar o endereço para cá!

ATENÇÃO: Eu havia publicado este artigo com um endereço fora do padrão do blog. Já consertei. Se você linkou para o endereço anterior, favor atualizar o link.

Leiam também os outros Blogs participantes desta Coletiva (adicionarei abaixo à medida que receber os links):

The Nerds Theory: Nos escreve um interessante artigo sobre 5 físicos retratados em filmes.

Doentes.net: Traz uma interpretação… hummm… um tanto livre, da contribuição à humanidade de Físicos famosos. Imperdível!

42. : Diz porque nem todo Físico é um barbudo de chinelo bebedor de sopa… seja lá de onde ele tenha tirado essa descrição. hehe

Efeito Ázaron: O Quase-Físico nos traz uma hilariante estória sobre martelos e pregos. O que isso tem a ver com Física? Leia e descubra!

Ciência – A Vela no Escuro: O quão legal seria uma entrevista com um Físico para esta blogagem? Ora, MUITO legal, é claro.

Carmen e Santiago: Revela o motivo do Dia do Físico ser 19 de Maio (coisa que eu não consegui descobrir.

Discussão - 8 comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM