Post Lens culinaris, ergo propter Lens culinaris

Já arranjou uma simpatia para a virada do ano? Já se preparou para pular as 7 lentilhas e comer as 7 ondas? Não?? Que bom. Eu também não entendo todo esse monte de tolices que as pessoas fazem no final do ano. Quando posso, faço questão que virar o ano vestido de preto e comendo frango e tudo continua na mais pura normalidade.

O Réveillon deve ser o dia de celebração da falácia favorita de dez entre dez seres humanos. Se eu fiz aquela montuera de rituais e simpatias no fim do ano passado e este ano foi ótimo, ora, é ÓBVIO que foi por causa das simpatias! Isso é EVIDENTE!

Post hoc, ergo propter hoc. Depois disso, logo por causa disso.

É claro que, caso o ano tenha sido uma bosta, você irá prontamente ignorar que fez tais simpatias e vai fazê-las novamente, porque, ora bolas, todo mundo diz que dão sorte não é? Por via das dúvidas, não custa arriscar.

É esse “por via das dúvidas” o que mais me irrita.

Ninguém se mantem sempre amarrado a um poste, por via das dúvidas, caso a gravidade “se desligue” de repente, não é? Ou faz seguro por morte devida ao decaimento simultâneo de todos os prótons de seu corpo só para garantir?

Mas, por via das dúvidas, repete-se gestos arbitrários e inócuos para “atrair boa sorte”. Vá entender esse humanos…

Apesar dessas reclamações rabugentas, desejo a todos uma boa celebração do dia arbitrário para a mudança de numeração arbitrária de um Período do movimento da Terra em torno do Sol e um feliz Período subseqüente. Ou mais compactamente: Feliz Ano Novo a todos!

Discussão - 2 comentários

  1. João Carlos disse:

    O engraçado é que eu sou supersticioso pacas, mas nunca dei bola para essas de Reveillon… Aliás, falando em “dia arbitrário”, basta notar que o mês não se chama “dezembro” à toa… O “Ano Novo” costumava começar no Equinócio de Primavera (no Norte, é claro…), mas aí chegou um tal Gregório, etc…
    Como em 2008 a única coisa que me aconteceu de bom foi o nascimento dos Lablogs, ficam meus votos de que 2009 seja muito melhor para todos.

  2. Igor Santos disse:

    Nunca entendi a proibição de se comer galinha por essa “ciscar para trás”.
    Se cisca para trás, já dizia a lei da ação-reação, irá se precipitar para a frente.
    Se bem que um lombinho de porco bem suculento sempre ganha o meu voto. Hummm, lombo…

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM