Midiotices: Einstein está errado?

Fico bastante impressionado como mês sim mês não Einstein está errado. Pelo menos segundo boa parte das revistas de divulgação científica, ou pseudocientífica, mais pop. Parece até Fetiche de editor, como disse a Paula, na lista interna do Lablogs.

Ora, Einstein era realmente fenomenal, mas achar que estar errado é algo improvável para ele  e que um erro é digno de manchete é uma incrível tolice. Não é fruto senão do endeusamento da figura de Einstein que, sabe-se lá qual o motivo, o mostra como o maior de todos os Físicos (do que eu pessoalmente discordo).

Não só Einstein, como qualquer outro ser humano, pode errar, como errou inúmeras vezes. Inclusive admitiu  claramente vários deles, incluindo seu “maior erro” sobre a constante cosmológica.

Ainda, a Teoria da Relatividade, seja Geral ou Restrita, não parou nos artigos de Einstein. Grandes físicos passaram o último século a desenvolvê-la. Aprimoraram deduções, refinaram previsões, tudo para ter uma teoria que melhor correspondesse à natureza. Dizer que a Relatividade está errada através da manchete “Einstein está/estava Errado” é absolutamente injusto com os Físicos que empregaram tanto tempo de suas vidas científicas nela.

Será, então, que a manchete “A Relatividade está Errada?” seria mas adequada? Talvez sim, mas ainda assim expressa algo tremendamente óbvio.

O conjunto de dados que podemos obter da natureza é finito. Há sempre um dado esperando lá fundo para ser descoberto e causar o suicídio de meia duzia de físicos. Toda teoria está fadada ao fracasso. Sim, a Relatividade está errada, e isso não é nenhuma novidade! Seja em alguns pontos que já se descobriu e em inúmeros outros que ainda não foram descobertos.

Talvez os editores que utilizam esse tipo de manchete ainda tenham em mente aquela imagem de Ciência em que uma teoria deve ser imediatamente jogada fora ao primeiro sinal de um dado que a contradiga. Assim eles devem achar fenomenal que estejam noticiando uma falha na Relatividade. Estão noticiando uma Revolução Científica! Pior, eles devem pensar que estão causando a Revolução só por estarem noticiando essas falhas.

Que engano. Nunca uma teoria científica bem estabelecida foi abandonada por meia dúzia de evidências contrárias. Aliás, às vezes nem por um conjunto grande de evidências contrárias. Só porque se descobre um ponto em que a teoria é falha, os outros pontos em que ela funcionava não param magicamente de funcionar! A teoria continua, e muito, útil. Apenas quando existirem evidências contrárias em quantidade que praticamente emperra as pesquisas e quando houver uma substituta à altura, é que a Relatividade de Einstein será substituída, e não quando as revistas de Divulgação alardarem uma Revolução preemptiva.

Discussão - 3 comentários

  1. sombriks disse:

    "Talvez os editores que utilizam esse tipo de manchete ainda tenham em mente aquela imagem de Ciência em que uma teoria deve ser imediatamente jogada fora ao primeiro sinal de um dado que a contradiga."
    Que nada, eles têm em mente mesmo é a capa bonita que isso vai render, 😉

  2. Rodrigo disse:

    a teoria da relatividade não somente tem erros como está completamente errada, pois existe um motivo bastante convencedoo do porque que a que o aumento da luz não foi indentificado. O que eu posso dizer é que jamais conseguiram medir a variação da sua velocidade do jeito que estão fazendo, e não vou afirmar nada ainda, mas sei por isso nunca foi detectado

  3. Renato disse:

    Idiota a teoria esta provada antes de você nascer.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM