Vídeos Legais da Semana
Explicação sobre Laser usando pessoas (em inglês) [via Bad Astronomy] :
Comportamento de três Pêndulos Duplos acoplados [via Built on Facts]:
Carl Sagan “canta” [via forgetomori]:
Pondo as coisas em perspectiva…
É sempre bom ter em mente nosso lugarzinho no cosmos.
Se este vídeo fantástico da comparação do tamanho entre os planetas do Sistema Solar, o Sol e outras estrelas não foi suficiente pra você, talvez os “mapas” a seguir, comparando as distâncias entre os constituintes do Universo, sejam capazes de dar uma maior noção de nossa insignificância (Ok, mais nenhum comentário emo por um mês. Juro.).
O primeiro mapa é a vizinhança estelar do Sol. Mostrando algumas das estrelas mais brilhantes:
A estrela mais próxima mostrada no mapa é a Alfa do Centauro, a aproximadamente 4 anos-luz, ou seja, a luz da estrela demora 4 anos para alcançar o Sistema Solar. Como comparação, a distância entre a Terra e o Sol é de míseros 8 minutos-luz. A Via Láctea, galáxia a qual pertence o Sol se estica por 100.000 anos-luz de ponta a ponta. [Fonte: The Neighborhood, Via: Cosmic Variance]
O segundo mapa é uma amostra das 100.000 galáxias mais próximas, ou seja, uma pequeníssima porção do todo. A Via Láctea está no centro do mapa. As manchas escuras são devido à dificuldade de observação através do plano da Galáxia (abarrotado de estrelas, gás e poeira):
O mapa cobre cerca de 2 bilhões (2.000.000.000) de anos-luz. Uma casquinha do Universo. [Via: Starts with a Bang]





Renan é doutorando em Física. Atualmente estuda as partículas elementares chamadas de neutrinos, especialmente aqueles de altas energias produzidos em objetos astrofísicos. Gosta do que faz apesar de não ser tão bom nisso quanto acha necessário.