Pondo as coisas em perspectiva…

É sempre bom ter em mente nosso lugarzinho no cosmos.

Se este vídeo fantástico da comparação do tamanho entre os planetas do Sistema Solar, o Sol e outras estrelas não foi suficiente pra você, talvez os “mapas” a seguir, comparando as distâncias entre os constituintes do Universo, sejam capazes de dar uma maior noção de nossa insignificância (Ok, mais nenhum comentário emo por um mês. Juro.). 

O primeiro mapa é a vizinhança estelar do Sol. Mostrando algumas das estrelas mais brilhantes:

A estrela mais próxima mostrada no mapa é a Alfa do Centauro, a aproximadamente 4 anos-luz, ou seja, a luz da estrela demora 4 anos para alcançar o Sistema Solar. Como comparação, a distância entre a Terra e o Sol é de míseros 8 minutos-luz. A Via Láctea, galáxia a qual pertence o Sol se estica por 100.000 anos-luz de ponta a ponta. [Fonte: The Neighborhood, Via: Cosmic Variance

O segundo mapa é uma amostra das 100.000 galáxias mais próximas, ou seja, uma pequeníssima porção do todo. A Via Láctea está no centro do mapa. As manchas escuras são devido à dificuldade de observação através do plano da Galáxia (abarrotado de estrelas,  gás e poeira):

 

O mapa cobre cerca de 2 bilhões (2.000.000.000) de anos-luz. Uma casquinha do Universo. [Via: Starts with a Bang]

Discussão - 6 comentários

  1. Joâo Carlos disse:

    E – como diz o Siegel no post dele – fica a pergunta: "Você se sente insignificante, ou feliz de fazer parte de uma coisa tão grande?"
    (Eu prefiro a segunda opção)

  2. Freitas disse:

    Eu fico triste não por fazer uma parte insignificante de algo tão grandioso, mas por não ter tempo suficiente pra fazer algo significativo.

  3. Igor Santos disse:

    Quando eu era criança e tentava pensar em o quão grande o universo era, sentia o chão desaparecer embaixo dos meus pés e acabava a sessão assustado e com dor de cabeça.
    Hoje em dia eu pondero sobre esse tipo de escala e não me sinto mais tão acuado quanto antes. Não sei se perdi a real noção de grandeza junto com a minha inocência ou se ganhei conhecimento junto com o aumento do meu amor pela "espaçologia".
    (Êêêêê!! Re-nan! Re-nan!)

  4. Igor Santos disse:

    Outra coisa: Trivial Pursuit é um jogo ladrão fidumaégua. A resposta para "qualé a distância do Sol para a estrela mais próxima" é 1 ano-luz. Eu acho que citei até as coordenadas hiperespaciais de Alfa Centauro mas mesmo assim não ganhei.
    E nele, Júpiter só tem 16 luas.
    Se você souber de astronomia, não jogue Trivial Pursuit para não morrer de raiva.

  5. Gustavo Forte disse:

    Renan, tentei lhe enviar email no gmail, mas nao consigo. Poderia enviar um email para contato, por favor? Obrigado

  6. anna clara disse:

    gostei do assunto mas gostaria de entender melhor quais as definiçoes mas baseadas que prometem fazer resultados no fulturo nao permitindo que nosso planeta tenha grandes consequencias no fulturo próximo

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM