Pondo as coisas em perspectiva…

É sempre bom ter em mente nosso lugarzinho no cosmos.

Se este vídeo fantástico da comparação do tamanho entre os planetas do Sistema Solar, o Sol e outras estrelas não foi suficiente pra você, talvez os “mapas” a seguir, comparando as distâncias entre os constituintes do Universo, sejam capazes de dar uma maior noção de nossa insignificância (Ok, mais nenhum comentário emo por um mês. Juro.).

O primeiro mapa é a vizinhança estelar do Sol. Mostrando algumas das estrelas mais brilhantes:

A estrela mais próxima mostrada no mapa é a Alfa do Centauro, a aproximadamente 4 anos-luz, ou seja, a luz da estrela demora 4 anos para alcançar o Sistema Solar. Como comparação, a distância entre a Terra e o Sol é de míseros 8 minutos-luz. A Via Láctea, galáxia a qual pertence o Sol se estica por 100.000 anos-luz de ponta a ponta. [Fonte: The Neighborhood, Via: Cosmic Variance

O segundo mapa é uma amostra das 100.000 galáxias mais próximas, ou seja, uma pequeníssima porção do todo. A Via Láctea está no centro do mapa. As manchas escuras são devido à dificuldade de observação através do plano da Galáxia (abarrotado de estrelas,  gás e poeira):

O mapa cobre cerca de 2 bilhões (2.000.000.000) de anos-luz. Uma casquinha do Universo. [Via: Starts with a Bang]

1. Joâo Carlos disse:

E – como diz o Siegel no post dele – fica a pergunta: "Você se sente insignificante, ou feliz de fazer parte de uma coisa tão grande?"
    (Eu prefiro a segunda opção)

2. Freitas disse:

Eu fico triste não por fazer uma parte insignificante de algo tão grandioso, mas por não ter tempo suficiente pra fazer algo significativo.

Quando eu era criança e tentava pensar em o quão grande o universo era, sentia o chão desaparecer embaixo dos meus pés e acabava a sessão assustado e com dor de cabeça.
    Hoje em dia eu pondero sobre esse tipo de escala e não me sinto mais tão acuado quanto antes. Não sei se perdi a real noção de grandeza junto com a minha inocência ou se ganhei conhecimento junto com o aumento do meu amor pela "espaçologia".
    (Êêêêê!! Re-nan! Re-nan!)

Outra coisa: Trivial Pursuit é um jogo ladrão fidumaégua. A resposta para "qualé a distância do Sol para a estrela mais próxima" é 1 ano-luz. Eu acho que citei até as coordenadas hiperespaciais de Alfa Centauro mas mesmo assim não ganhei.
    E nele, Júpiter só tem 16 luas.
    Se você souber de astronomia, não jogue Trivial Pursuit para não morrer de raiva.

5. Gustavo Forte disse:

Renan, tentei lhe enviar email no gmail, mas nao consigo. Poderia enviar um email para contato, por favor? Obrigado

6. anna clara disse: