Caminho das Índias

Gentil leitor, este blogueiro, atolado nas masmorras do jornalismo diário, da vida acadêmica, dos frilas e do mundo Tolkien terá de recorrer à infame prática da reciclagem de posts para não deixar o Carbono-14 totalmente às moscas. It ain’t pretty, mas pelo menos dá um fôlego. E o post é legal, acredite. Lá vai.
————-
Agora que a novela “Caminho das Índias” parou de empeste… digo, abrilhantar as telas da TV brasileira, até que dá menos urticária tratar de temas indianos. Um deles tem estatura épica: nada menos que a origem da gigantesca população que hoje habita o subcontinente indiano.
Em artigo recente na revista científica britânica “Nature”, a equipe capitaneada por David Reich, da Escola Médica de Harvard (EUA), usou amostras de DNA de 25 diferentes populações da Índia para tentar um retrato genético dessa história. E o resultado parece dar apoio à ideia, postulada há mais de um século por filólogos, de que em algum momento do fim da Idade do Bronze (por volta de 1200 a.C.) a região foi invadida e, em grande parte, conquistada por tribos guerreiras que falavam um idioma indo-europeu.
O tronco linguístico indo-europeu, pra quem não sabe, inclui línguas tão diferentes quanto o latim, o grego, o inglês, o sânscrito — e os descendentes deste último na Índia moderna. Os pesquisadores verificaram que quase todos os indianos são representados por misturas de dois grandes componentes, que eles batizaram de “indianos ancestrais do norte” (ANI, pra encurtar) e “indianos ancestrais do sul” (ASI). A proporção de ANI varia de 71% a 39% na maioria das populações indianas, e é bem mais alta, adivinhe só, em grupos que falam línguas indo-europeias e pertencem a castas mais elevadas.
Já os ASI provavelmente descendem de gente que está no subcontinente desde a primeira expansão dos seres humanos para fora da África, lá se vão 60 mil anos.
As divisões étnicas e sociais da Índia atual, portanto, parecem espelhar, ao menos em parte, a divisão entre conquistadores e conquistados há mais de 3.000 anos. É a mão pesadíssima da pré-história.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM