Meu reino por um cavalo
Não é à toa que Ricardo III não conseguia arrumar um cavalo no meio dessa pusta confusão aí de cima. Bagunça à parte, arqueólogos liderados pelo britânico Glenn Foard acabam de tornar o cenário menos confuso ao finalmente identificar o local onde Ricardo tombou durante a batalha de Bosworth, evento que elevou a então relativamente obscura família galesa Tudor ao trono da Inglaterra e encerrou a chamada Guerra das Rosas (ui!) em 22 de agosto de 1485.
Com a ajuda de detectores de metal, a equipe achou uma série de artefatos dos exércitos que participaram da batalha em Fen Lane, Leicestershire, entre eles 28 balas de canhão e pequenos javalis de prata que eram o emblema dos partidários de Ricardo III. O rei, morto em combate, mas imortalizado na peça homônima de Shakespeare, perdeu a vida nas mãos das forças de Henrique Tudor, futuro Henrique VII, pai de Henrique VIII e avô da poderosa Elizabeth I.
O jornal britânico “The Guardian” traz mais detalhes sobre os achados.
Conheça Além de Darwin, meu primeiro livro de divulgação científica
Siga-me no Twitter
Para saber quem sou: meu Currículo Lattes
Discussão - 1 comentário
Fascinante a história de Ricardo III, aliás, todas as grandes batalhas por poder da antiguidade guardam um quê de fascínio. Linda a imagem, btw.