Simpática resenha de “Além de Darwin”

Rogério Parentoni, professor de ecologia aposentado pela UFMG e professor-visitante no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará, teve a imensa gentileza de me mandar uma resenha do meu livro “Além de Darwin”. O professor Rogério me deu permissão de reproduzi-la abaixo. Quem sabe você, nobre leitor, não se inspira a adquirir o livro também? 😉 Aliás, quem quiser fazê-lo com desconto, frete grátis, autógrafo e dedicatória pode fazer o pedido comigo mesmo, no e-mail reinaldojoselopes@hotmail.com. Aí vai o texto.
———
Muito além dos “mistérios evolutivos”
Reinaldo José Lopes, por meio de seu livro, “Além de Darwin”, merece loas pelo estilo jocoso e leve sem perder a consistência e o raciocínio científico lógico, por intermédio dos quais divulga alguns dos mais intrigantes “mistérios” da evolução. Leitores exigentes, curiosos e imaginativos deverão apreciar a leitura desse compêndio pelos motivos acima exarados.
De fato é de impressionar a diversidade de formas e comportamentos em organismos tão distintos, mas de origem comum. As relações de parentescos entre os organismos que resultam da evolução podem ser representadas como se fossem bifurcações de galhos em uma árvore em crescimento que, desde a germinação, só faz ampliar sua copa e tornar-se mais complexa. Tais bifurcações ocorrem em virtude de condições ecológicas distintas no tempo geológico-evolutivo.
Vale aqui a metáfora bem adequada, nome do pequeno e estimulante livro escrito pelo ecólogo britânico G. E. Hutchinson (merecedor de uma biografia): O teatro ecológico e o drama evolutivo.
Bem estribado em leituras técnicas e capaz de entendê-las adequadamente, porque inteligentemente digeridas, Reinaldo trafega em um mundo de ardis e perigos iminentes. Distraidamente e em intenção de leveza e clareza da divulgação, passeia entre concepções teóricas e evidências empíricas lábeis, posto que tanto as causas como os resultados da seleção natural e a conseqüente evolução de atributos dos organismos, estão e estarão sempre “sub judice”.
Essa atitude jurídica de pendência traduz a existência de armadilhas sintáticas e semânticas na estrutura teórico-empírica do sistema de teorias evolutivo (inclui as teorias de evolução em si mesmo, descendência com modificações, árvore da vida, evolução por seleção natural e especiação). Por isso mesmo peço que alguém me apresente uma ciência tão difícil de ser construída quanto o é a Biologia Evolutiva.
Mas, como o fariam diretores teatrais exigentes, há necessidade de que sejam explicitados detalhes das configurações ecológicas das cenas e do desenrolar do próprio espetáculo evolutivo, tarefa que aguarda o esforço criativo de muitos pesquisadores para muitos anos vindouros. Nesse ponto, Reinaldo José Lopes, inadvertidamente e algo entusiasta, não explicitou dúvidas benfazejas, combustíveis intelectuais para mentes inquietas.
Todavia, ele deve ser (repito) lido. Estou a chegar ao final do compêndio satisfeito com sua prosa fluente, leve e às vezes portadora de piadinhas inofensivas: faz parte do estilo. Mas em seu livro, há o pecado original de uma divulgação científica, do qual o autor consegue imunizar-se parcialmente, é o que produz a sensação de que os “mistérios” evolutivos estão sobejamente esclarecidos.
Darwin deu o “start” fundamental e genial para a compreensão da evolução orgânica. Mas a partir daí o que se tenta há 150 anos é entender os detalhes para os quais as teorias evolutivas apontam. Quaisquer sejam eles, os resultados do esforço científico resultarão em compreensões necessariamente incompletas. Reconhecer essa limitação da ciência é reconhecer sua autenticidade, credenciada pela dúvida. A compreensão científica não se encerra e nem se basta apenas com as concepções e atitudes do mais brilhante pesquisador.
Retorno a Reinaldo, não apenas para novamente reconhecer-lhe os méritos, mas também para adverti-lo de que seu esforço literário criativo poderá não alcançar tantas mentes e corações com seria desejável, por mais que seja tão bem intencionado e sinceramente” evolutivo”.

1. Willian Felix disse:

Poxa vida, se soubesse que na tua mão sairia com desconto, autógrafo, frete grátis e dedicatória tinha comprado contigo e não na livraria...rsss...agora estou esperando chegar o livro para apreciar. Parabéns, pois mesmo sem ainda ler, tenho visto ótimas críticas a respeito...Ah e muito boas as matérias que tu publicas nas outras mídias também.
    Abraços e Sucesso meu caro.
    Willian Felix

2. Pôxa, Willian, que pena 😉 Seria um prazer enviar o livro. Bom, vc sempre pode dar o que vc pediu de presente para um amigo e eu te mandaria outro. De qualquer maneira, obrigado de verdade, continue por aqui.
    Abraço!

3. Rafael disse:

Estava na dúvida se lia ou não o livro. Mas com o aval do Parentoni (que foi meu professor de Ecologia Animal durante a graduação em Ciências Biológicas na UFMG), vou ler com certeza!

4. lais disse:

começando jah peço desculpas pelos erros ortograficos..(mania de msn i claro preguiça!)boun intaun...ke triste comprei seu livro a pedido da professora..de biologia ii vooc meio ke "salvou" a nossa pele, porke se ela não tivesse visto seu livro..agente ia ter ke ler "A ORIGEM DAS ESPECIES"..ke eh muito...grande! eu tenho o habito de leitura, porém as vezes "broxo" de ver a grossura do livro...
    intaun...axei excelente ke vooc nao cobrar frete ii tudo mais,...vou comunicar a sala..tem pessoas ke naum compraram ainda!!! eu paguei xorando ii pedindo dskonto!...mais pagaria o mesmo preço se havesse dedicatória!!
    voo xorah!!!!