Quando Zeus encontra Buda
Você deve estar se perguntando o que esse sujeito ao lado está fazendo com um nanoescalpo de elefante na cabeça. Sim, nanoescalpo, afinal nenhum elefante adulto de verdade tem uma cabecinha desse tamanho, sem falar nas presas. (Talvez um elefante com microcefalia?) No matter: conheça Demétrio I, rei que fundou o reino dos gregos na Índia (o atual Paquistão) na virada dos séculos III a.C. para II a.C.
Se você achava que nada mais maluco podia acontecer do que as vitórias de Alexandre no rio Indo, saiba que, depois de um refluxo do poder helênico na área, aventureiros gregos se converteram ao budismo e criaram ali um pequeno mas respeitado império, que durou até o começo da Era Cristã. Há até indícios de que a arte helenística influenciou a maneira como Buda passou a ser retratado nas estátuas indianas.
Os dizeres da moeda proclamam: “Demetriu Aniketu” ou “de Demétrio, o Invencível”. O apelido surgiu depois da morte do sujeito, mas é verdade que ele nunca foi derrotado em batalha.
Conheça Além de Darwin, meu primeiro livro de divulgação científica
Siga-me no Twitter
Para saber quem sou: meu Currículo Lattes
Discussão - 3 comentários
"Extra! Extra! Evidências do uso de bonés encontradas em civilizações antigas!"
Isso me lembrou Flinstones, hehe.
Reinaldo, o que você acha da tese de que, no século II, o movimento budista Mahayana foi influenciado por um sincretismo com o Cristianismo?
The new form of Buddhism was characterized by the idea that all beings have a Buddha-nature and should aspire to Buddhahood, and by a syncretism due to the various cultural influences within northwestern India and the Kushan Empire.
Tentei desenvolver a tese em:
http://comciencias.blogspot.com/2009/06/antigo-e-novo-testamento-no-budismo.html