Dia de falar como um Físico: Hoje é o Dia

Crianças, adultos, físicos e não-físicos, hoje é o grande DIA!

Hoje é o aniversário de Einstein e o dia internacional do número Π (Pi), portanto nada mais natural que comemorar e espalhar nossa forma de falar pelos quatro cantos da terra neste dia.

Muitos podem ter interepretado esse dia como uma forma de crítica aos físicos, ou aos métodos dos físicos, ou à ciência em geral.

Bom, É e não É (reponder algo com “sim e não”, “é e não é”, ou “depende” é peculiar dos físicos, por sinal).

Não é exatamente uma crítica porque é notório que Físicos, e estudantes de Física, absorvam termos e conceitos (muito bem definidos matematicamente, diga-se de passagem) a sua linguagem diária usando-os com outros Físicos para serem melhor compreendidos, ou criar trocadilhos (Físicos são ótimos com trocadilhos).

Isso causa certo desconforto quando o interlocutor não é um Físico(a) ou estudante de Física, e nós nos esquecemos disso. Somos então olhados de forma estranha e nossos trocadilhos (que são ótimos) acabam não compreendidos!

Por outro lado, eu considero que esse dia tem também uma faceta de crítica. Não à Física, ou ao Método Científico, mas ao comportamento da maioria dos Físicos com relação ao “mundo real”. Considere a opinião geral da população em relação a quem é Físico(a) ou Estudante de Física (doido é o adjetivo mais leve).

Isso não aconteceria se nós descêssemos mais freqüentemente da Torre de Marfim. Se os físicos se dedicassem um pouco mais à divulgação do que fazem, do porque fazem e do como fazem.

Grande parte das pessoas possuem um celular, mas quantas delas sabem o quanto de física há nesses dispositivos? Poucas, não é? E todas as outras são as mesmas que se perguntam (e perguntam a seus professores, muitas vezes despreparados) qual a utilidade da Física!

E enquanto não sabem que o avanço da Física no século passado foi o que permitiu a comodidade de seus tão amados gadgets, acreditam nos absurdos misticismos quânticos (“Quem somos nós” e outros).

E o que os Físicos fazem em relação a isso? “HAHAHA, humanos bobos“.

Então, ao ter dito anteriormente

Então, no Dia 14 de Março, pare em frente ao prédio de Ciências Socias, Biológicas ou equivalente e comece a conversar com alguém usando algum físico-blabing incompreensível espalhando confusão intelectual pelo mundo.

tive a intenção de levar a esse tipo de reflexão através do humor, mas não muitos perceberam, não é?

Mas hoje é um dia de Festa. Conversar como Físico(a) é muito divertido (sem falar nos ótimos trocadilhos), e atrai dinheiro, fama e mulheres (não necessariamente nessa ordem).

Feliz Dia de Falar como Físico!

Aqueles que precisarem de lições para falarem como Físicos podem clicar aqui, aqui e aqui.

E amanhã pensemos nos assuntos sérios.

Obs.: Hoje à noite, ou amanhã, escreverei um post sobre as estatísticas deste que é o maior evento na blogosfera desde… desde…. ah vocês entenderam. Quem escrever/escreveu/colou cartazes sobre esse dia favor avisar nos comentários para que eu adicione às estatísticas.