Livro: Variedades da Experiência Científica, Carl Sagan

Acabei de ler o mais recente livro de Carl Sagan. Bom, dizer isso é um tanto estranho já que é o segundo livro póstumo do autor, o primeiro foi Bilhões e Bilhões, e diferentemente deste, que já estava praticamente pronto quando da morte de Sagan, Variedades não foi exatamente escrito por ele, e muito menos idealizado, mas consiste na transcrição de sua participação nas Palestras Gifford de 1985, palestras que têm como tema a “Teologia Natural”.

Essas transcrições foram editadas pela viúva e colaboradora de Sagan em vários de seus livros, Ann Druyan, que também escreve a introdução deste livro.

É sempre bom ler Carl Sagan. Entrentanto, não estamos exatamente lendo Carl Sagan neste livro, mas sim ouvindo-o. E esse é um dos problemas: nem de longe este livro conta com a profundidade e precisão usuais de Sagan, que, como escreveu Druyan na introdução, revisaria cada rascunho vinte vezes em busca de problemas de clareza ou estilo que pudessem prejudicar a leitura e o entendimento.

Para aqueles que já leram outros livros de Sagan, não há nada de muito novo aqui. As criticas usuais à religião e às crenças irracionais estão lá, o alerta às consequências de uma Guerra Nuclear estão lá, e por aí vai. Entretanto, vale muito como uma introdução à descrença e neste contexto é muito mais eficiente que outros livros recentes de ateus famosos, como Richard Dawkins, que assumem uma abordagem mais agressiva. Podemos dizer que, como li certa vez, este livro de Sagan é um “Deus, um delírio” com Vaselina.

Capa

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM