Isso não é ensinar Física!

Considere a associação de resistores ao lado, onde todos os resistores possuem resistência R, e calcule a resistência equivalente entre os pontos A e B.

Agora considere o quanto tal exercício é irrelevante para a compreensão do fenômeno da resistência elétrica já que não passa de um quebra-cabeça lógico que não envolve senão perifericamente o conceito físico.

E pergunte-se por que se perde tempo das aulas, e espaço nos livros, de Física tentando fazer os alunos resolverem tais associações bizarras de resistores quando mal devem ter entendido a origem e as conseqüências da resistência elétrica.

Esse tipo de situação ilustra como a Física ensinada nas escolas está longe do que deveria ser efetivamente ensinado. No lugar de aprender-se a investigar os fenômenos naturais de forma crítica, aprende-se a resolver centenas de exercícios que, na maioria das vezes, não possuem qualquer conexão com o universo real. Em vez de ensinar-se os modelos que tentam explicar diversos fenômenos do cotidiano, ensina-se frases e músicas para se decorar equações. E ainda perguntam o porquê de os alunos terem tanta repulsa pela disciplina…

Antes de outra coisa quero ressaltar que são importantes a resolução de exercícios e a abordagem matemática dos fenômenos. Minha crítica aqui não é em defesa de um ensino de Física apenas Qualitativo, mas sim de que os professores observem melhor aquilo que ensinam. Perde-se muito tempo com o irrelevante, para depois ensinar-se “nas cochas”, ou nem ensinar, conceitos importantíssimos!

Quantos não devem ser os professores que passam meses e mais meses ensinando Movimento Retilíneo Uniforme ou mesmo, num surto de eficiência, Uniformemente Variado, para depois nem passar perto de Conservação de Energia e Momento?

Quanto tempo é perdido calculando-se a força resultante de diversas configurações de carga elétrica quando o aluno não deveria sair do Ensino Médio sem conhecer os fenômenos eletromagnéticos, como a transmissão de ondas de rádio, e que acabam negligenciados?

O que é mais importante nos dois casos anteriores? Os primeiros ou os últimos?

Além disso, quanto tempo não poderia ser usado proveitosamente para se ensinar rudimentos de Física Moderna para que os alunos possam, no mínimo, não serem enganados pelos “misticismos quânticos” vendidos por aí?

E vocês, leitores, o que pensam sobre isso?

Discussão - 7 comentários

  1. Thales RB disse:

    sem duvida o que é ensinado na escola dá aquele completo sentimento de "onde eu vou usar isso?"
    o que me dá raiva são os filmes, onde não existe a física e eles fazem cada coisa..., como em "Missão Impossivel 2"
    sem duvida deveria ser ensinado coisas mais praticas e que podem ser vistas para facilitar o entendimento

  2. é pelo sentimento de "nunca vou usar isso na vida" que fui uma aluno tão relapso em física e química.

  3. Renan disse:

    O problema é quando se perde tempo estudando o que verdadeiramente nunca mais vai se usar na vida, como essas associações bizarras de resistores, e deixa-se de lado o mais importante.
    Não defendo o utilitarismo, deve-se aprender de tudo até coisas que "não vamos usar nunca mais na vida", mas às vezes passa-se dos limites.

  4. Evandro Carlos Silveira disse:

    Estou de acordo no que de diz respeito na resolução de exercícios hipotéticos para se fixar a forma de se calcular mesmo em casos esdruxulos. Mas acredito que ensaios práticos destas lindas matérias ajudariam muito mais na fixação. Desde tenra idade interesso-me por ciências e, como autodidata acredito que saber não ocupa espaço (desculpem o chavão) e se eu não detivesse o pouco conhecimento que tenho, náo teria passado nos concursos que participei. Por outro lado, acho muito cômodo fazer críticas sobre qualquer coisa e não apresentar alguma alternativa plausível para se resolver a questão criticada. Na verdade, que me perdoem os de opinião contrária, mas o que tem acontecido é uma total falta de vontade de PENSAR. Talvés, fruto de tanta velocidade atual em tudo; queremos tudo mais rápido hoje :a internet,as músicas,o sexo e esquecemos que tudo leva algum tempo para acontecer; linear ou não enfim, relativo.Resumindo, se não quiser estudar da forma tradicional e gosta de pesquisa, mexa-se. Ou então, nivele-se por baixo à maioria e não critique mais nada sem antes ter PENSADO NA SOLUÇÃO.

  5. zanoni disse:

    concordo plenamente com sua observação. a abordagem dada ao ensino de física pelo projeto GREF (USP) atende a esta sua questão; ensinar as lei fundamentais da física a partir de problemas reais e de aparelhos tecnológicos. E não se trata apenas de mostrar como funciona, o aparelho é estudado para levar até uma lei fundamental. Um bom exemplo é o estudo de lâmpadas e chuveiro elétrico para o ensino do modelo clássico de corrente elétrica.

  6. Francisco Neto disse:

    O texto está certo em parte quando diz que o ensino de Física é apenas para ensinar a resolver problemas lógicos, e deixa-se de lado o entendimento do fenômeno. Mas o texto erra imensamente quando diz que professores passam meses ensinando MRU as vezes MRUV, e não ensinam a conservação de energia, esse tempo perdido não se deve só a não qualificação do preofessor, mas se deve principalmente a falta de conhecimentos básicos por parte dos alunos, coisas simples como multiplicar e dividir tranformam-se em monstros na hora de uma simples prova de MRU. De quem é a culpa ?? do professor que se esforça para ensinar pelo menos o mínimo, ou do aluno que tenta entender mas não consegue porque lhe faltam conteúdos, ou simplesmente do governo que não fornece as condições necessárias nem para ensinar muito menos ainda para aprender !!!!
    Pensem nisso antes de criticar professores e até mesmo os alunos !!!

  7. fabiana disse:

    nossa q texto sem sentido algum... Vc arranhou muito na superfície da física msm hein... Física tem equações simmm e outra na minha escola aprendi números quânticos o resto tirei diferença em casa estudando!! Física não é uma ciência fácil, para entende- lá vc deve se entregar no raciocínio dela e claro fazer exercícios!!

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