Estatisticamente Mortal

Se você é um aspirante a Físico, assim como eu, deve saber o quanto antes dos problemas que essa profissão pode trazer para a sua saúde.

Tome como exemplo Ludwig Boltzmann. Sim sim, o cara da constante. Boltzmann é extremamente conhecido por sua vasta contribuição para a Mecânica Estatística e para a Termodinâmica. E foi exatamente isso que o levou a dar cabo de sua própria vida.

Desesperançoso, desiludido, tendo dormido no banheiro desde o verão de 1872, Boltzmann se descabelava pelo fato de seu teorema H apontar para o crescimento irreversível da entropia de um gás ideal em um processo irreversível apesar de toda a mecânica por trás da descrição ser temporalmente reversível.

Desenvolveu sintomas de alternância de humor semelhantes ao do transtorno bipolar, e em 1906, numa viagem de férias, se enforcou.

Pouco antes, Boltzmann foi orientador de Paul Ehrenfest, tendo sido o responsável por fazê-lo se interessar por física teórica. Ehrenfest é conhecido pelo teorema que leva seu nome, mas se enveredou por diversos assuntos da relação entre a Mecânica Estatística e a Mecânica Quântica. 

Ehrenfest acabou responsável por fazer uma revisão de Mecânica Estatística, trabalho, antes feito pelo auto-falecido Boltzmann, que durou vários anos e que foi publicado em 1911. E como uma maldição, no início da década de 1930, Ehrenfest passou a sofrer de grave depressão, se matando com um tiro.

Então, se você estiver pensando em se especializar na área de Mecânica Estatística, procure saber sobre sua propensão à depressão, e principalmente, se sua genealogia acadêmica está ligada a Boltzmann. Todo cuidado é pouco.

Discussão - 1 comentário

  1. Quase-Físico disse:

    “Desenvolveu sintomas de alternância de humor semelhantes ao do transtorno bipolar, e em 1906, numa viagem de férias, se enforcou.”
    Medo!! Eu já estou na fase de alternância de humor… e como não é possÍvel ser TPM… to ficando preocupado!!
    Não quero me enforcar numa viagem… DE FÉRIAS!! hAUHUHAHU

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM