Físico(a) de Sexta 13

Desculpem-me pela falta do Físico de Sexta da semana passada. Para compensar, um bem fácil esta semana com uma figura porcamente feita por este que vos escreve.

fisico_13.gifDica:
[1]: Mar

Então, quem é o Físico e qual sua relação com a figura?

Resposta: O Físico de Sexta é Paul Dirac. Parabéns ao Evandro pela resposta.

Quando procurava por uma versão da equação de Schrödinger para o elétron que fosse relativística, Dirac se deparou com soluções que qualquer outro consideraria como não-físicas por corresponderem a estados de energia negativa. Ora, se houvessem estados negativos de energia o que impediria que todos os elétrons decaíssem para esses níveis e por que não veríamos esses elétrons? Dirac então propoz que todos esses níveis já estavam prenchidos então nenhum outro elétron poderia decair para os níveis negativos. Isso ficou conhecido como Mar de Dirac. Ainda, como “desde sempre” os elétrons do mar estavam lá, não poderíamos notá-los, mas quando um desses elétrons recebesse energia suficiente para pular para níveis de energia positivos, deixaria um buraco positivo no Mar. Esse buraco sim poderíamos perceber e seria a antipartícula do elétron.    

Discussão - 4 comentários

  1. evandrofisico disse:

    Eu chuto que é o Dirac e seu "mar" de elétrons de energia negativa.

  2. Eduardo Bessa disse:

    Confesso que não faço a menor idéia do desafio, mas físico de sexta-feira 13 de verdade é o Edward Teller. Um personagem de filme de terror, pelo menos a impressão que tive dele pelos livros do Sagan e do Gleiser. Já escreveu alguma coisa sobre ele?

  3. Vou ter de ir com o Evandrofísico, acredito ser o mar de Dirac, que era a explicação dele do surgimento dos positrons...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM