Das dentaduras e da produção de energia das estrelas

Em 1939, Hans Bethe publicava seu famoso artigo em que analisava reações de fusão que aconteceriam no interior das estrelas e que lhes serviria como fonte de energia.

Quem diria que 60 anos depois, aos 93 anos, Bethe ainda estaria lúcido para dar palestras sobre história e fundamentos da Mecânica Quântica no asilo (mais precisamente uma “comunidade de aposentadoria”) Kendal of Ithaca, em que moraria. Esse asilo é famoso por abrigar diversos professores aposentados da Universidade de Cornell, onde passou quase toda carreira.

Bethe morreu em 2005.

Os vídeos das palestras, que infelizmente não podem ser embebedados, podem ser conferidos neste site de Cornell dedicado a Bethe.

Sim, sim. Aparentemente, quanto melhor o Físico, pior o cabelo. O que me deixa extremamente preocupado quanto ao meu futuro nessa carreira. =P