A visão da terra como um disco achatado girando no espaço

NOTÍCIAS DE UMA TERRA PLANA (1)

A TERRA PLANA VENCEU?
Capa de livro com a figura do planeta como se fosse um plano, com o Polo Norte no centro;
Capa do Livro Astronomia Zetética: a terra não é um globo (1ª edição 1878), de Samuel Rowbothan; hoje à venda nos melhores sites da internet…

Sim, a Terra é plana. Um a um, os argumentos científicos que tentam mostrar que a terra é redonda vão sendo contestados. Cientistas e pesquisadores falham na sua tentativa de convencer os que defendem a Terra Plana e são derrotados. Lacrados, como se diria hoje nas redes sociais.

A partir destas mesmas redes sociais, os grupos que defendem a ideia de uma Terra plana conquistam milhares de adeptos e se tornam influencers na internet.

(Este é o primeiro de uma série de textos que foram elaborados de maneira coletiva. Sua origem foi a partir de uma atividade desenvolvida no segundo semestre de 2018 na disciplina História das Ciências Naturais, do Instituto de Geociências da Unicamp. Neste texto vamos apresentar, primeiramente, alguns conceitos envolvidos na teoria terraplanista.)

NASCE A TERRA PLANA

A origem da mais famosa teoria terraplanista se deve ao ingles Samuel Rowbothan (1816–1884). Rowbothan publicou em 1878 escreveu o livro Zetetic Astronomy: Earth Not a Globe.

foto P/B de Samuel Rowbothan, o pai da Astronomia Zetética,
Samuel Rowbothan (1816-1884), o criador da “Astronomia Zetética”

A “Astronomia Zetética” de Rowbothan foi adotada pela mais prestigiosa organização terraplanista da atualidade, a Flat-Earth Society. Fundada em 1959, esta sociedade em seu site propõe que a Terra seria plana, com centro no polo norte, de maneira semelhante à Projeção Polar.

Para os terraplanistas, o Sol seria um corpo 50km em cima da terra e não ao seu redor. Os eclipses lunares seriam causados por “objetos escuros” que se interpõe entre o Sol e a Terra. Estrelas seriam como lâmpadas de led presas no domo que circunda a Terra Plana.

OS DIAS E NOITES DA TERRA PLANA

Portanto, o Sol e a Lua seriam semelhantes a esferas com tamanhos aproximados de uma cidade. Por outro lado, os dias e as noites seriam definidos a partir do local até onde é possível o alcance dos raios solares na circunferência terrestre.

Seguindo esta mesma perspectiva, as estações do ano seriam variantes de acordo com o distanciamento do Solar sobre o “plano” terrestre. Os astros seguiriam um movimento espiralado, com o inverno correspondendo à maior distancia entre o Sol e a Terra. O verão, por consequência, corresponderia à maior proximidade.

A visão da terra como um disco achatado girando no espaço
A terra vista do espaço segundo a Teoria da Terra Plana

O magnetismo terrestre seria causado por uma montanha magnética, que ficaria localizada próxima ao Polo Norte.

UMA TERRA SITIADA PELA CONSPIRAÇÃO

Os militares americanos estão por toda a borda da Terra, segundo a teoria terraplanista. Esta ocupação se dá para que os cidadãos comuns não possam observar que a Terra é, na verdade, plana. Por esta causa é que a Antártida, onde essas provas existiriam, não seria ocupada senão por militares ou cientistas. No entanto, esta condição de ocupação militar (ou cientifica) secreta não é aleatória. Afinal, como toda boa teoria de conspiração, ninguém pode saber desta ocupação militar. Ninguém, a não ser as cúpulas dos governos envolvidos na conspiração.

Por causa desta grande conspiração é que, para os terraplanistas, a Antártida seria um grande paredão de gelo que “segura” toda a água da Terra.  Segundo  a teoria terraplanista, por conta da neblina austral e de uma limitação do olho humano, não conseguimos ver a borda do planeta. No entanto, podemos argumentar, aviões poderiam ver de cima a esfericidade da Terra. Mas, para os terraplanistas, a esfericidade da Terra que vemos nos aeroplanos é uma ilusão dada pela curvatura das janelas.

NEWTON, SOCORRO!

 Contudo, se voce achou tudo até aqui estranho, se segure. Vai piorar.

Para a Flat-Earth Society, a gravitação universal, que é responsável pela atração de todos os corpos para o centro da Terra, simplesmente não existe. Os terraplanistas justificam que os objetos só se encontram juntos ao chão em decorrência de uma força indefinida. Esta força tem a capacidade de atrair a Terra em um movimento vertical de subida, podendo ser comparada a um elevador infinito. Essa mesma força apresentaria o valor idêntico ao da força gravitacional, isto é, uma aceleração correspondente a 9,8m/s².

Newton e a maçã: a gravitação não existe?

 

Dessa forma, as explicações físicas sobre os corpos, as quais são justificadas pela Ciência que se embasa na existência da força da gravidade  são negadas pelos terraplanistas. Estes acreditam que os corpos seriam  o local onde se encontram os corpos são explicados segundo a densidade dos objetos. Ou seja, os corpos mais leves encontram-se acima e os mais pesados embaixo.

E não adianta argumentar, mostrar provas. Voce será “lacrado” pelos terraplanistas.

AFINAL, É PLANA OU NÃO É?

Entretanto, se você chegou até aqui, é justo perguntar: vocês, autores, acham que a Terra é plana ou redonda? Estaria redondamente enganado (com o perdão do péssimo trocadilho!) quem afirmasse ser a Terra plana. No entanto, neste nosso mundo tão cercado de informação e tecnologia, como existem pessoas que acreditam que a Terra é plana? Afinal, por que os argumentos da Ciência não as convencem?

Nesta série de posts (este é o primeiro) vamos conversar quais seriam as explicações para como chegamos nesta estranha situação.

Se até lá os terraplanistas não nos convencerem que a Terra é plana…

nota sobre os autores:

(este texto foi elaborado por  Marcela Moretti, Natasha Marques De Paula Santos, Gabriel Suzuki, Lucas Rios, Artur Dani, Maria Luiza de Oliveira, Jéssica Aparecida Santos Rodrigues e Jefferson de Lima Picanço)

Sobre Jefferson Picanço

Possui graduação em Geologia Pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas. Entre os seus atuais interesses de pesquisa estão Gestão de Desastres, Cartografia Geotécnica e História das Ciências Naturais.

49 pensou em “NOTÍCIAS DE UMA TERRA PLANA (1)

  1. Eu sinceramente não acredito em terra plana. Mas a difusão de idéia, por mais ridicularizada que ela venha ser, as vezes, como é notória a importância que se dá, de quem as ridiculariza! Em casos, seja ela a idéia que for! Percebe?Armas já falharam e tiros já saíram pela culatra, esse defeito deu uma ampla noção de como o mesmo poder ocorrer na área ideológica. Objeção meticulosa a algo tão comprovado pela oposição, infelizmente pode influenciar a favor da idéia, a idéia da inércia! Forte abraço!

    1. Caro Vladimir Ilicht (posso te tratar assim?): Obrigado por seu comentário. A ideia deste primeiro post foi a de discutir o problema, trazer os pontos de vista terraplanistas e discuti-los. Sem qualquer intenção de ridicularização. Trabalhamos com História da Ciência e sabemos que os debates - mesmo quando aborda questões entre Ciencia e PseudoCiência (sempre tão problemáticas!) devemos abrodar e levar a sério todos os pntos de vista. No entanto, isso não significa que nós não tenhamos lado. Temos, e isto está claro no texto. A ideia é levantar varios aspectos do debate e fazer uma discussão um pouco mais aprofundada sobre estas questões . Abraços!

  2. A terra é plana como sempre foi. Oceanos não fazem curvatura. Nenhum livro de engenharia leva em consideração uma hipotética curvatura pra se fazer projetos de grandes Pontes por exemplo,como da china ou tbm de canais ( Suez; Panamá). Tbm lago Baikal não tem curvatura nem salar de Uyuni

    1. Eu tenho o maior respeito pelos terraplanistas, mas tenho certeza absoluta de que a Terra, é um Globo. Em pleno século XXI ainda existem pessoas que acreditam, no que foi provado há muito tempo atrás. A Terra, sempre foi um Globo. Achatado nos pólos. Com todo o respeito à quem diverge de minha opinião. É e sempre será da forma que Deus criou. Um imenso Globo! RuideOFSobrinho

    2. Caro Cézar!
      O fato de a água não fazer curva ocorre porque ela acompanha o movimento do corpo que a contém. Um exemplo: se você pegar um copo e colocar água até a metade do copo e depois virar esse copo, você verá que o copo se moveu, fez uma curva, porém a água manteve seu nível. Ou seja, a água sempre vai acompanhar o movimento sem perder o nivelamento. Portanto, esse seu argumento não desmente os dados que comprovam a esfericidade da Terra. Até porque ninguém está dizendo que a água faz curva. A questão é com o formato do planeta. E o nivelamento das águas não confirma uma Terra plana.

      Abraços!

  3. Matéria tendenciosa. Tentam impor suas " verdades". Debocham. Expõem ao ridículo a terra como ela é ( plana) acaso aviões voam fazendo curvatura, inclinando pra baixo? Daqui a pouco vão dizer que o Lula é honesto

    1. Caro Cezar, obrigado por seu comentario. Entrentato, permita-me discordar: a materia não é tendenciosa. Ela tem a intenção de discutir criticamente um assunto que apaixona a tantos. Paixões são boas, mas tambem são perigosas. Mas fique certo: não há deboche envolvido. Comentamos e discutimos, com bom-humor, sempre tão necessário nestes tempos carrancudos que vivemos. Não procuramos ofender ninguem. Se o fizemos, pedimos humildemente desculpeas, pois não é esta a intenção. Mas, sim, temos um lado nesta questão. Outra coisa: neste espaço, pelo seu carater, não comentamos questões político-partidárias.

  4. Vocês perguntaram - "Por que os argumentos da Ciência não convencem?". Eu respondo - Porque os argumentos que defendem a teoria da Terra em forma de um globo e o sistema heliocêntrico são pressupostos pífios e improváveis. A questão de acreditar pode dizer respeito ao heliocentrismo e à Terra globo. No que diz respeito à ciência da Terra plana, a questão não é acreditar, mas compreender as suas provas irrefutáveis, pois CIÊNCIA é o corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, verificação, identificação, pesquisa, comprovação e explicação de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente, por onde são feitos experimentos empíricos (observáveis), reproduzíveis e mensuráveis. A NASA depende somente de uma grande piscina, um bom estúdio, razoáveis atores, bastante CGI (Imagem Gerada por Computador) e de vários bilhões de dólares.

    1. Caro Sergio: obrigado por seu comentario. Concordamos, em linhas gerais, com o conceito de Ciencia que voce apresenta. Como em todo debate, mesmo os cientificos, cada lado procura desqualificar os argumentos do outro. Não há novidade nisso. Se voce acha que os argumentos pró-heliocentrismo são pifios e improvaveis, como voce disse, eu respeito. Discordamos de sua opinião, mas a respeitamos. Quanto à NASA, fique ligado que iremos discutir este assunto num proximo post. Abraços!

      1. Caro Jefferson, primeiramente, parabenizo-o por manter uma "neutralidade" de opinião referente à sua ideologia, pois dos mais diversos sites que "tentaram falar" sobre Terra Plana, o seu foi o melhor, em quesito de imparcialidade, pois os demais sites (renomados como o g1, data folha, e uol entre diversos outros -DIVERSOS MESMO-) buscaram apenas o ridículo para o assunto;

        Agora,como o amigo acima Sérgio Gimenez Coelho comentou, provas científicas sao reproduzíveis, mensuráveis etc... E Quais seriam as provas do modelo Terra Esférica (geoide) se tais "provas" que os defensores argumentam nao passam de pseudo-ciência? Não estou tentando ofender, estou indagando que inúmeras "provas" da Esfericidade sao pseudo-científicas pois nao podem ser reproduzíveis se nao por "simulaçoes em computadores" e outros argumentos pífios para tentar suprir a necessidade de uma resposta que vem a fomentar ainda mais quem já entende do assunto;

        Por exemplo: A grande falácia de que os navios começam a sumir no horizonte adentro dos mares após os 5 kms de distancia em relação à costa litoranea, pois já fora comprovado que os mesmos nao "somem nem adentram" em curvatura alguma, com o simples uso de tecnologias"meramente avançadas como uma camera digital ou ate mesmo um telescópio "simples"; Aliás, entrando neste argumento, lhe pergunto, se os navios "entrassem na tal curvatura", à medida que ele fosse avançando, nao deveríamos ver a "bunda" (traseira) dele "empinando" conforme se afasta ? Outra questão que deixaram claro na redação fora de que "é possível ver a curvatura da Terra de dentro de um avião"; Oras, existem diversos testes feitos com balões de altas altitudes com diversos equipamentos e sensores que informam tais dados técnicos e que, até a altitude de 36km o horizonte era Totalmente Plano, entao como é possível ver a tal curvatura à 12km de altitude se o mesmo nao ocorre ao triplo desta altitude? (Existem diversas filmagens SEM CORTES destes experimentos justamente para tirar esta dúvida a limpo, espero profundamente que o Sr. pesquise ou se possível, realize!)

        Sem alongar, expero que o Sr. pesquise sobre tais experimentos e concordo plenamente com o Sr. de que debater sobre as coisas é importante para alavancar o conhecimento mútuo, além de trazer respostas diversificadas para coisas e perguntas relevantes do dia a dia.

        Parabens pela melhor redação até o momento sobre uma "opiniao teoricamente revoltante" como a Terra Plana.

        Um forte abraço, Atémais.

        1. Caro Marcelo: Muito obrigado por seu comentario. Sempre, numa discussão, é bom saber com clareza os dois lados de um tema. Escutar o outro é um exercicio para o debate. O resto é "lacração". Estes testes que voce falou já foram feitos. Existem diversas comprovações deste fato desde os gregos. Sugiro voce assitir um documentario do NETFlix chamado "A Terra é plana". Lá, voce tem uma discussão honesta (juro!) sobre os dois lados da questão.

          1. Jefferson P. Como você mesmo disse em um post acima de que "não há deboche" no assunto levantado, vejo que pelo seu nível de conhecimento e formação é inadequado citar o documentário da NETFLIX como um conteúdo sério que refuta a terra plana, haja vista ser este documentário de cunho ofensivo e sem cunho científico (deboche principalmente) aos que estudam seriamente o modelo.

            Conheço Geólogos que estudam seriamente o modelo, e acredito que você também deva ter pontos interessantes (mesmo não sendo terra planista) a ponderar ou, porque não, até de crítica ao modelo esférico ou plano. Isso seria um debate saudável e interessante. Abraços.

  5. Já que os autores do conteúdo são acadêmicos, gostaria de que refizessem os experimentos que o grupo Dakila fez quando provaram não existir curvatura terrestre. Para saber mais vejam o documentário com os respectivos experimentos neste vídeo. https://youtu.be/rBE1VbjxPCU

    1. Oi Cleber! Obrigado por seu comentario. Sim, conhecemos o documentario que voce nos indicou. Falaremos disso num post futuro. abraços!

  6. Tenha certeza absoluta que o autor da matéria aprendeu que as placas tectônicas são planas na sua tese de doutorado!
    Existe no YouTube um geocientista que mora nos EUA.
    Ele como doutor defende com todas as letras que fez sua tese de doutorado em placas tectônicas plana...

    1. Glauco tudo bem?
      Obrigado por seu comentário!! Olha, não sabemos se voce leu direito o post. Lá, nós nos posicionamos criticamente em relação a ideia de uma Terra Plana. Sobre a Tectônica de Placas: desde seu inicio, nos anos 60, a Tectonica de Placas leva em conta a esfericidade do planeta. Não há como ser diferente. Se voce olhar os trabalhos de W.J. Morgan, de 1968, ele fala das placas tectonicas movendo-se numa superficie esferica. Vale a pena ler, é um clássico! Um destes textos de Morgan pode ser encontrado em https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1029/JB073i006p01959
      Grande abraço!

  7. Primeiro escreva direito e rebata os argumentos. Supõe-se que um redator de um blog científico possa ser capaz e fazer isso. Mas antes de escrever, procure um revisor para te ajudar a escrever. Aguardo os argumentos científicos incontestáveis.

    1. Olá, Salomão!
      Muito obrigado por seu comentario;
      Esta é uma primeira postagem, e muitas coisas realmente ficaram descobertas e pouco discutidas. Nas demais vamos discutir alguns destes assuntos com mais profundidade. Obrigado pelos questionamentos sobre nossa redação, vamos sempre procurar melhorar. A ajuda de voces nesses casos, sempre, é fundamental.
      Quanto aos argumentos cientificos inconstestaveis, sinto ficar lhe devendo. A ciencia não trabalha assim. Veja mais alguns de nossos posts e voce terá uma melhor visão disso.
      Grande abraço!!

  8. A terra é plana. A ciência não prova a esfericidade do planeta e sim coloca teorias acerca desse assunto, porém varias provas cientificas inclusive de vôos já deixaram bem claro a planicidade da terra. O homem não foi a lua (já comprovado em vários vídeos e inclusive entrevistas com os "atornautas". Enfim, a ciência em favor da classe privilegiada sempre estará enganando a massa e fazendo com que todos acreditem em passar a informação que o espécie humana é apenas um nada no meio do nada. É dificil acreditar que temos um Deus não é mesmo globalistas?

    1. Caro Getulio: obrigado por seu comentario. No entanto, discordo de sua afirmação que a ciencia não prova a esfericidade do planeta. A comprovação empirica mais forte, a meu ver, é feita diariamente por pilotos de aeronaves e comandantes de navios, que realizam suas rotas com precisão e eficácia a partir de mapas que são construidos a partir do modelo de uma terra esferica. Eles fazem e funciona. Quer comprovação melhor? O modelo é robusto e se sustenta assim há mais de quinhentos anos. Ou mais. A minha sugestão é que se experimente fazer o mesmo usando o outro modelo.

  9. Pelo mapa da Terra Plana, a distância entre Santiago do Chile e a Austrália, é praticamente o dobro da distância entre a mesma Santiago e Los Angeles nos Estados Unidos.
    Neste mapa, se traçarmos uma linha reta entre Santiago do Chile até a Austrália, passará exatamente por cima de Los Angeles, quase na metade do caminho.
    Nesta interpretação, um voo aéreo, saindo de Santiago do Chile, deveria levar o dobro de tempo viajando até a Austrália, do que a viagem de Santiago do Chile à Los Angeles, e daqui à Austrália.
    Quando buscamos nas diversas companhias aéreas voos partindo de Santiago, teremos uma surpresa:
    Santiago do Chile a Melbourne na Austrália (direto sem parada) levam 15 horas de vôo. Pela Latam. É só conferir!! Distância avaliada pelas companhias aéreas para volume de combustível é de 11.000km, aproximadamente.

    Pelas mesmas razões, fizemos o cálculo de Santiago do Chile a Los Angeles, e de lá à Austrália; supondo a Terra plana e que deveria ser a metade do custo e do tempo. em cada etapa.
    Resultado:
    Santiago a Los Angeles, tempo total de vôo real, direto, 11horas e 25 minutos. Isso para ir até a metade do percurso em direção à Austrália, pelo mapa plano. Distância real para abastecimento de nave: 9.000km
    Continuando a viagem (Terra Plana) de Los Angeles para Melbourne, na Austrália, teremos um tempo de vôo de 15:30 horas. Distância calculada para abastecimento das aeronaves:12.900km

    Ou seja: para ir Santiago para a Austrália leva muito menos tempo (com voo direto) que ir de Santiago a Los Ângeles e de lá a Austrália
    Ou seja há algo errado com essa idéia da Terra Plana: não explica essa discrepância de tempo, sem se admitir a terra como globo terrestre.
    att.,

    Mauro Silveira

  10. Ola, e saudações, achei bem interessante o post que foi abordado. Mas como sabemos a ciência em si passa por um longo processo de estudos e pesquisas ao longo do tempo para poder chegar em um resultado físico e que tenha pelo menos base. Mas devemos ser francos que as rotas feitas por vou areio são um pouco estranho, ou por quais motivos se eu for da aqui para o outro lado do mudo as janeles escurecem e os próprios tripulantes não sabem explica. A ida do homem a lua foi uma farsa e já foi provador
    Outro fato interessante e que e a terra não e Plana mas Convexa, plana nas águas e na Convexa superfície terrestre. Abraços

  11. Se a Terra fosse plana não teríamos um sistema de coordenadas geográficas, e muito menos, sua atualização mais recente o GPS. Não teríamos empresas, como o Uber, por exemplo.

  12. claro q a terra tem campo magnetico,em Sao Paulo em 1920,eles usavam a energia do firmamento,e n esses monte e fio em cima de nosaas cabeças. procura saber quem foram os tartaros e vai ver q essa civilizaçao tinha uma tecnologia altamente avançada e usava o magnetismo da terra.e o sol realmente circula sobre a terra salmos 19

    1. Penso que o que mais provoque confusão aos terraplanistas com esses experimentos que citam como definitivos, o navio no horizonte, a cidade vista y km muito mais que o x km onde a curvatura encobriria é partir da premissa totalmente errada de que a terra é um esferoide perfeito, "lizinho", o que não é verdade é o mais interessante já que usam telescópios expliquem então como Marte, saturno, Júpiter são facilmente observáveis com um telescopio amador e são esfericos e somente nos aqui sentados nesse prato incrustado nessa rocha plana infinita.

  13. Acho que dar palanque para este pessoal que acredita que a terra é plana é um erro. Eles são psicologicamente incapazes de aceitar que a terra é um geoide (há mecanismos psicológicos potentes agindo na cabeça desta gente). Preferem acreditar na exdrúxula teoria da conspiração envolvendo a NASA do que sentar numa cadeira e estudar. Há simplesmente um grande grupo de profissionais cientistas que não estão na folha de pagamento da NASA que poderiam desmentir qualquer conspiração. É uma crença ridícula que não merece ser discutida.

  14. Sr.Jefferson, não estou me posicionando para nenhum dos lados (plano ou globo) mas, como poderíamos de uma forma pratica ¨ATUAL¨ e não arcaica da época do século VI a.C. com Pitágoras e equações que não saem dos papeis, provar que a terra é um globo. Pelo que vejo, o pessoal da terra plana apresenta novas provas e saem em campo para testar a tão discutida curvatura. Também neste post não vi o Sr. mostrar ou indicar algum experimento para indicar o obvio, que a terra é um globo. Sr, já fiz uma fonte de luz fazer curva (por experiencia própria) utilizando um jato de água constante mas, água fazendo curva em uma reta, supondo que uma embarcação esta desaparecendo no horizonte e o mar vindo em sentido contrário quebrando na praia, agora não sei mais em quem acreditar. Curva na linha do horizonte, eu entendo que esta descendo caindo sei lá e água do mar vindo em sentido contrário ou seja a água do mar esta subindo a curvatura para quebrar na praia, ajuda aí ????????????????

    1. Caro Zoilo: Como já respondi, a terra redonda não é uma teoria, é um paradigma. Assim nós pensamos nosso mundo, programamos nossos voos aéreos ou viagens de navio. Assim nós calculamos inclusive o horoscopo !
      A terra plana é uma teoria. Para ser aceita ela teria que provar que o paradigma atualmente aceito não funciona. E estas coisas simples, como o voo de avioes, o sistema de GPS e tudo o mais é feito para o modelo de terra redonda e FUNCIONA.

    2. Se toda a matéria atrai ao centro da Terra através da gravidade, a água, como a mais fluída das matérias, arranja forma de se ajustar ao espaço disponível. A sua curvatura só não é mais notada, dada a imensidão dos 40.075 km do perímetro do Globo. Na Terra a única coisa que faz subir ou descer os elementos são as descrepâncias da matéria sólida,como as montanhas ou as depressões. Não fosse isso, a terra seria lisa onde nada descia e nada subia, pois a curvatura é perpendicular ao núcleo da Terra. Uma coisa que a muitas pessoas faz confusão, é o fato de as pessoas em Singapura estarem numa posição de cabeça para baixo em relação às que estão no Brasil! Embora esta seja uma realidade, isso não faz com que as pessoas caiam no abismo! Afinal, elas estão ligadas à terra pela gravidade.

    1. Não, meu querido Zoilo Vieira! Sua pergunta não foi excluida, só demorou um pouco mais para para ser aprovada. Já que voce perguntou, publicamos o que contribui para um debate sadio e que seja ofensivo ou de mau gosto. De mais a mais, este é um blog tocado voluntariamente, por pessoas já bastante ocupadas. Se voce gosta de nosso conteudo, tenha um pouco de paciencia.

  15. Eu moro no litoral de SC , já vi muitos videos de terra plana e acabei ficando meio em dúvida , mas eu resolvi fazer uma experiência na praia mesmo no qual os barcos começam a sumir no horizonte e ficando visível somente o mastro , peguei minha câmera semi profissional Nikon P500 e dei um zoom e minha surpresa foi que o barco estava lá inteiro visível e fui afastando o zoom e o barco começava a sumir de volta ficando somente o mastro. Por isso hoje tenho minhas dúvidas sobre a curvatura da terra.

  16. seres humanos mentem então a melhor coisa que nos podemos fazer e ir ate a bíblia la tem passagens dizendo q a terra e um circulo pois bem a terra plana com a terra esféria visto de cima são redondas mas vistas de lado vc vera q a esférica continua um circulo e a plana um traço ate ai não blz mas a parte onde se firma a abóboda onde sobre esta o trono de deus acredito q isso deixe bem claro que a terra e plana pois abóboda e parecida com aquelas tampas redondas que o chefe chega para servir a comida e retira para vermos o que tem embaixo em um mundo esférico não daria certo e a parte claro q diz na volto de jesus todo olho vai ver como uma pessoa que esta na noite parte baixa do planeta vai ver o deus q estará em cima?? não sou de igreja mas sei que deus esta nos vendo a bíblia e o manual de instrução da vida adoraria tem um bom dinheiro pra construir um foguete e lançar ao vivo pra ver bate em algo la em cima e todo mundo ver

  17. Dar voz e palco (é precisamente o que desejam) aos terraplanistas é dar crédito a desquiciados mentais. Nenhum cientista que se preste, pode dar voz e se colocar a altura desses retardados. Não se "debate" fantasias. Não caia no jogo.

    1. ai popular explica essa então

      ///////////////////////////////////////////////
      "Dados oficiais do sistema modelo planeta globo

      A velocidade que a Terra gira ao redor do Sol (translação) é cerca de 107 000 quilômetros por hora e a velocidade do movimento em torno de seu próprio eixo (rotação) é cerca de na região do Equador, diminuindo quanto mais se aproxima dos pólos

      -------
      Velocidade do Som. A velocidade do som no ar, ao nível do mar, em condições normais de pressão e com temperatura de 20 ºC é de 343 m/s, que corresponde a 1234,8 Km/h.

      ////////////////////////////////////////////

      É interessante se o planeta gira mais rápido do que a velocidade do som que é de 300 metros por segundo, a gente não percebe nadinha de nada nenhum fio de cabelo,a gente não fica tonto, nossa será que é por causa da gravidade ?

      Se o planeta gira tão rápido estipulada pela ciência e mais rápida que a velocidade do som ,não bastaria o piloto do helicóptero manter ele parado no ar , que o mundo não passaria por debaixo dele e não chegaria em qualquer ponto do planeta?
      será que é por causa da gravidade ?

      Se o planeta gira tão rápido como estipulado pela ciência e mais rápida que a velocidade do som, dando um tiro com canhão na vertical 90 graus pra cima, a bala não teria que cair a uma certa distância pelo movimento do planeta? mas na prática que acontece é totalmente diferente e a bala cai em cima do próprio canhão e é bem provável e perigoso cair na do própria cabeça do atirador, por isso talvez qe nos livros nunca se mostra este teste e sim com canhão apontado pra quáquer direção menos na vertical em 90° pra cima, será que é por causa da tal gravidade kk

      Se o planeta tem o formato de globo ou uma esfera e uma bola também tem formato de um globo ou esfera vai servir de base comparação.

      Como uma pessoa conseguiria ficar em cima da bola a não ser pelo topo dela?

      Pelas laterais a pessoa estaria deitada, por de baixo a pessoa estaria de ponta cabeça

      Então resumindo os únicos que poderia estar de pé neste modelo de planeta globo, não seria os pinguins

      Nunca me senti virando, girando, rodopiando, em cima desse planeta, a não ser quando bebo umas e outras kkk

      Agora no sistema Terra circular plana todos estariam de pé 24 horas por dia, e deitado e outras somente querendo, e sabendo que mundo não gira um milimetro sequer, e não está viajando que nem uma doido pelo universo infinito, que aliais finita e não infinita o que gira é apenas o sol e a lua e em torno do mundo e não o muno em torno deles e tudo debaixo da cúpula celestial

      Vamos falar mais um pouquinho da terra modelo globo, que dizer então se o Brasil estando de pé, Japão está de ponta cabeça e vice versa deve ser a tal gravidade potente pra segurar todas as águas do oceanos, o raciocino lógico, a inteligência, as pessoas de ponta cabeça nas laterais e fraca pra segurar uma bexiga de ar, o voo de uma borboleta, um barquinho sobre os oceanos

      Gravidade é uma grande balela, o que existe é densidade e flutuabilidade tudo pode ser provado por estas últimas,

      e nenhuma pode ser testada ou provada em nem um laboratório com essa balela de gravidade a não ser o doido que inventou essa doideira de gravidade, depois dizem que diabo tentou tentou a Eva com a maça , pelo contrário tentou foi a cabeça e a inteligência desse inventor da tal potente gravidade, acho que não foi uma maça que caiu na cabeça desse cara, foi com certeza um coco e daqueles bem pesado

  18. Se a Terra é realmente plana, gostaria que algum terraplanista comentasse o facto de o sol não iluminar toda a terra logo ao nascer! Sim, numa Terra plana, nada impediria que isso acontecesse! Já fiz esta pergunta muitas vezes a terraplanistas, mas nunca nenhum me soube responder!

  19. Saudações a todos estou apenas trocando ideias sobre os modelos do planeta e nada pessoal e me desculpe se alguém se sentir ofendido

    Se o planeta tem um formato de esfera ou globo, pegando uma bola de comparação porque o planeta no formato de globo tem o formato de esfera, então uma bola tendo um formato de esfera vai servir de comparaçao, como que a pessoa conseguiria ficar em pé na bola ,sem ser no topo da bola ?

    Porque que se a pessoa estiver em pé pelas lateraris ela estará deitada, se ela estiver debaixo estará de ponta cabeça

    O único jeito de ficar em pé seria no topo, então só os pinguins estariam em pé nesse modelo de planeta de formato globo

    Mesmo se existisse gravidade, a pessoa não notaria o sentido que ela está posicionada porque o planeta está girando e não estaria estatica?

    então se a gente está em pé, as pessoas lá China estão de ponta cabeça até planeta girar novamente pra gente ficar de ponta cabeça no relação a eles?

    Sinceramente prá mim não tem lógica nenhuma esse formato estipulado pela ciência pro planeta no formato de globo

    Teria alguma explicação pela ciência ou pela fisica para estas dúvidas?

    Eu sou formado em eletronica e programação eu trabalho em cima da lógica e mesmo me mostrando as fotos mais lindas do mundo tirado de qualquer lugar de fora do planeta este formato de modelo globo não tem lógica nenhuma pra mim

    Agora no modelo circular terra plana, pra mim tem lógica porque todos estaria em pé 24 por dia, ninguém ficaria de ponta cabeça ou deitado nesse modelo

    Não sei pelos outros e não sou e nem quero ser o dono da razão e nem da verdade também,porque ninguém é dono da razão ou da verdade nesse planeta, e só falo por mim, cada um livre pra pensar, expresssar,discordar, concordar, livremente e tirar suas próprias conclusões e não ser massacrado pela maioria e nem pelos marias vai com as outras, e nem com os papagaios e hienas de plantões, se a gente realmente vive no sistema democrático, se não for assim, esse sistema democrático é outra falácia que de bonito e pomposo só existe no papel também.

  20. Saudações a todos estou apenas trocando ideias sobre os modelos do planeta e nada pessoal e me desculpe se alguém se sentir ofendido

    Se o planeta tem um formato de esfera ou globo, pegando uma bola de comparação porque o planeta no formato de globo tem o formato de esfera, então uma bola tendo um formato de esfera vai servir de comparaçao, como que a pessoa conseguiria ficar em pé na bola ,sem ser no topo da bola ?

    Porque que se a pessoa estiver em pé pelas lateraris ela estará deitada, se ela estiver debaixo estará de ponta cabeça

    O único jeito de ficar em pé seria no topo, então só os pinguins estariam em pé nesse modelo de planeta de formato globo

    Mesmo se existisse gravidade, a pessoa não notaria o sentido que ela está posicionada porque o planeta está girando e não estaria estatica?

    então se a gente está em pé, as pessoas lá China estão de ponta cabeça até planeta girar novamente pra gente ficar de ponta cabeça no relação a eles?

    Sinceramente prá mim não tem lógica nenhuma esse formato estipulado pela ciência pro planeta no formato de globo

    Teria alguma explicação pela ciência ou pela fisica para estas dúvidas?

    Eu sou formado em eletronica e programação eu trabalho em cima da lógica e mesmo me mostrando as fotos mais lindas do mundo tirado de qualquer lugar de fora do planeta este formato de modelo globo não tem lógica nenhuma pra mim

    Agora no modelo circular terra plana, pra mim tem lógica porque todos estaria em pé 24 por dia, ninguém ficaria de ponta cabeça ou deitado nesse modelo

    Não sei pelos outros e não sou e nem quero ser o dono da razão e nem da verdade também,porque ninguém é dono da razão ou da verdade nesse planeta, e só falo por mim, cada um livre pra pensar, expressar,discordar, concordar, livremente e tirar suas próprias conclusões e não ser massacrado pela maioria e nem pelos marias vai com as outras, e nem com os papagaios e hienas de plantões, se a gente realmente vive no sistema democrático, se não for assim, esse sistema democrático é outra falácia que de bonito e pomposo só existe no papel também.

  21. ///////////////////////////////////////////////
    "Dados oficiais do sistema modelo planeta globo

    A velocidade que a Terra gira ao redor do Sol (translação) é cerca de 107 000 quilômetros por hora e a velocidade do movimento em torno de seu próprio eixo (rotação) é cerca de na região do Equador, diminuindo quanto mais se aproxima dos pólos

    -------
    Velocidade do Som. A velocidade do som no ar, ao nível do mar, em condições normais de pressão e com temperatura de 20 ºC é de 343 m/s, que corresponde a 1234,8 Km/h.

    ////////////////////////////////////////////

    É interessante se o planeta gira mais rápido do que a velocidade do som que é de 300 metros por segundo, a gente não percebe nadinha de nada nenhum fio de cabelo,a gente não fica tonto, nossa será que é por causa da gravidade ?

    Se o planeta gira tão rápido estipulada pela ciência e mais rápida que a velocidade do som ,não bastaria o piloto do helicóptero manter ele parado no ar , que o mundo não passaria por debaixo dele e não chegaria em qualquer ponto do planeta?
    será que é por causa da gravidade ?

    Se o planeta gira tão rápido como estipulado pela ciência e mais rápida que a velocidade do som, dando um tiro com canhão na vertical 90 graus pra cima, a bala não teria que cair a uma certa distância pelo movimento do planeta? mas na prática que acontece é totalmente diferente e a bala cai em cima do próprio canhão e é bem provável e perigoso cair na do própria cabeça do atirador, por isso talvez qe nos livros nunca se mostra este teste e sim com canhão apontado pra quáquer direção menos na vertical em 90° pra cima, será que é por causa da tal gravidade kk

    Se o planeta tem o formato de globo ou uma esfera e uma bola também tem formato de um globo ou esfera vai servir de base comparação.

    Como uma pessoa conseguiria ficar em cima da bola a não ser pelo topo dela?

    Pelas laterais a pessoa estaria deitada, por de baixo a pessoa estaria de ponta cabeça

    Então resumindo os únicos que poderia estar de pé neste modelo de planeta globo, não seria os pinguins

    Nunca me senti virando, girando, rodopiando, em cima desse planeta, a não ser quando bebo umas e outras kkk

    Agora no sistema Terra circular plana todos estariam de pé 24 horas por dia, e deitado e outras somente querendo, e sabendo que mundo não gira um milimetro sequer, e não está viajando que nem uma doido pelo universo infinito, que aliais finita e não infinita o que gira é apenas o sol e a lua e em torno do mundo e não o muno em torno deles e tudo debaixo da cúpula celestial

    Vamos falar mais um pouquinho da terra modelo globo, que dizer então se o Brasil estando de pé, Japão está de ponta cabeça e vice versa deve ser a tal gravidade potente pra segurar todas as águas do oceanos, o raciocino lógico, a inteligência, as pessoas de ponta cabeça nas laterais e fraca pra segurar uma bexiga de ar, o voo de uma borboleta, um barquinho sobre os oceanos

    Gravidade é uma grande balela, o que existe é densidade e flutuabilidade tudo pode ser provado por estas últimas,

    e nenhuma pode ser testada ou provada em nem um laboratório com essa balela de gravidade a não ser o doido que inventou essa doideira de gravidade, depois dizem que diabo tentou tentou a Eva com a maça , pelo contrário tentou foi a cabeça e a inteligência desse inventor da tal potente gravidade, acho que não foi uma maça que caiu na cabeça desse cara, foi com certeza um coco e daqueles bem pesado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *