Monoteísmo e política

Enquanto não dou um jeito de pilotar um post novo decente, gostaria de direcionar a atenção do gentil leitor ao interessantíssimo texto no blog do professor Osame Kinouchi, velho amigo e leitor, seja na era G1, seja por aqui.
Trata-se de uma análise muito legal dos aspectos políticos e sociais, e não apenas religiosos, que estão embutidos nos textos bíblicos. Parte das conclusões são especulativas, outras andam sendo questionadas — como a associação do Gênesis à época de Salomão — mas vale muito a leitura.

Discussão - 3 comentários

  1. terencio coreia disse:

    Ola gosteira de fazer parceria de links (já coloquei seu link) com seu blog possuo o http://cuidadoscomagripe.blogspot.com/ com media de 2000 visitas dia, pgrank 3 , e o mais importante informação com qualidade., qualquer coisa podes falar pelo email tcinho@gmail.com
    abraços
    terencio

  2. OK, Reinaldo, eu concordo que são conclusões especulativas. Mas se não é verdade, é bem contado. Mas fiquei na dúvida. Para você qual seria a melhor data de redação para o Genesis? Depois de Salomão?

  3. Oi professor, tudo bem?
    Então, o grande problema é que a data do reinado salomônico (século X a.C.) não parece bater com a evidência arqueológica de Judá nessa época -- Jerusalém, ao que tudo indica, é um vilarejo sem importância, sem arquitetura monumental, burocracia etc. Muitos até questionam a existência da monarquia unificada de David e Salomão.
    Sem essas coisas é difícil -- embora não impossível -- produzir uma obra literária refinada como o Gênesis.
    Ao que parece o consenso atual é que Gênesis 1 é um texto sacerdotal exílico. Já Gênesis parece mais antigo, mas consenso sobre ele inexiste. Talvez um chute bom seja a era de Ezequias ou de Josias (séculos VIII-VII a.C.) Abração!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM