Artefatos que importam: a estela de Tel Dan

Continuando a nossa série “Artefatos que importam”, eu vos apresento a estela de Tel Dan — a única indicação arqueológica de que um rei chamado David pode mesmo ter existido há cerca de 3.000 anos.
teldan.JPG
Descoberta em caquinhos durante as escavações da antiga cidade de Dan, no extremo norte de Israel, a estela (basicamente um poste de pedra, pra quem não conhece a terminologia) foi datada de meados do século IX a.C. e porta uma inscrição em aramaico. A língua era usada na região nessa época por causa das invasões sírias, que arrancaram fatias gordas do território israelita.
A inscrição está fragmentada, e a tradução dela exige certa reconstrução probabilística. Ao que parece, de qualquer maneira, o texto fala das vitórias dos reis arameus (sírios) de Damasco sobre os reis israelitas. E aí vem o pomo da discórdia: a frase (inteirinha nos pedaços que chegaram até nós) “BIT DWD” (lembre-se, esse pessoal não usava vogais pra escrever).
A interpretação mais provável é mesmo “casa de David”, ou seja, a dinastia fundada pelo lendário rei em Jerusalém uns 150 anos antes de a estela ser erigida. Alguns pesquisadores mais céticos, porém, levando em conta outras interpretações do trio de letras, questionam a ideia. Muita tinta ainda vai rolar a esse respeito enquanto dados mais conclusivos não vierem à tona.

Discussão - 7 comentários

  1. Wesley disse:

    O trecho em questão é aquele em que está mais claro na imagem?

  2. HunterDog disse:

    Me sinto praticamente um Dan Brown enxergando aquela frase brilhante lá! 😀

  3. Cretinas disse:

    Agora, estou meio enferrujado na minha história bíblica, mas existe (ou existiram?) dúvidas sérias a respeito da veracidade de um Reino de Israel tão pujante quanto o descrito nas narrativas a respeito de Davi e Salomão, certo?

  4. Oi Wesley -- sim, é esse mesmo. Repare como a letra aramaica é parecida com o delta grego, que por sua vez é o nosso D.
    Cretinas, estás certinho, meu filho. Existe uma puta briga acadêmica sobre isso, mas muita gente duvida até que o reino davidíco-salomônico pegava Israel inteiro. Esses caras, tipo o Israel Finkelstein, acham que Judá era só um "cacicado" sem-vergonha no século X a.C. Abraço!

  5. Não sei se faz muita diferença entre bit e byt na transliteração (não sei se no aramaico 'y' poderia/pode assumir um valor fonético vocálico).
    []s,
    Roberto Takata

  6. maycon disse:

    esse cara noa pode ser mentira gilgaehs e bem mais antigo e e verdade

  7. maycon disse:

    mogoe- com a pior verdade mas nao min iluda com a melhor mentira regra e pare ser quebrada e historia e pra ser contada quem vive de passado e museu e viuva porque nao olharmas para frente e reparar os danos que ja forao causados nunca e tarde para ser felis vamos viver um dia de cada vez e hoje como se fosse o ultimo

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM