Ceticismo bíblico, parte 3: Ester

ester.jpgA nossa série sobre os livros bíblicos que esposam uma visão de mundo relativamente próxima do que chamaríamos de ceticismo chega ao fim com uma comédia: Ester. Comédia? Precisamente, gentil leitor. O texto original hebraico de Ester é uma farsa burlesca, com piadas maliciosas, personagens exagerados e uma batalha épica do bem contra o mal que chega a lembrar as peças do brasileiríssimo Ariano Suassuna.
Com uma diferença importante: ao contrário do que vemos em “O Auto da Compadecida”, não existe deus ex machina em Ester. Aliás, o nome de Deus não aparece em nenhum ponto da obra (coisa que Ester compartilha com O Cântico dos Cânticos, poema erótico hebraico que hoje faz parte do cânone da Bíblia). Não há referências ao sobrenatural na obra, cuja autoria é anônima. Em momentos de crise, os personagens nem parecem saber rezar (embora jejuem, vistam-se de saco e se cubram de cinzas quando estão de luto).
Tudo indica que, como nossos outros livros bíblicos “céticos”, Ester é obra do período em que o Império Persa era senhor do Oriente Próximo. (Talvez a reconstrução profunda dos valores culturais israelitas nessa fase histórica explique o caráter sui generis de tais textos.) A ambientação é pseudohistórica, cheia de luxúria e fantasia: a corte do Grande Rei persa Ahasuero (provavelmente Xerxes) em Susa, na Mesopotâmia.
Ahasuero é o típico rei fanfarrão, promovendo banquetes suntuosos nos quais a ordem é encher a cara da população inteira de Susa. Em dado momento, já bebaço, o Grande Rei ordena que sua rainha, Vashti, apareça diante dos demais cortesãos “usando uma diadema real” (a interpretação dos antigos estudiosos rabínicos é que a frase quer dizer “usando a diadema e mais nada”, ou seja, peladona).
Natalie Portman avant la lettre
Vashti se recusa a pagar esse micaço e acaba simplesmente sendo retirada do posto de rainha pelo colérico Ahasuero. O qual, lógico, põe-se logo em busca de uma nova rainha. A escolhida acaba sendo a deslumbrante Ester, jovem órfã de pai e mãe que foi criada por seu parente Mordecai (ou Mardoqueu, como também se usa transliterar o nome). Detalhe: tanto Mordecai quanto Ester são judeus, membros da tribo de Benjamim cujos ancestrais foram parar na Mesopotâmia durante o exílio da Babilônia, embora não divulguem esse fato para o rei.
Tudo parece caminhar às mil maravilhas para a nossa Natalie Portman do Império Persa, se não fosse pelo fato de que Ahasuero resolveu promover um de seus cortesãos, Hamã, o agaguita (descendente de Agag, rei dos amalecitas, antigo tribo inimiga dos israelitas). Mordecai, também membro da corte, recusa-se a se curvar diante de Hamã.
E é aqui que a história ganha uma virada sombria — antissemítica, pra ser mais exato. Hamã propõe ao rei o extermínio de todos os judeus do império, uma vez que eles têm “leis diferentes das de todos os outros povos e não seguem as leis do rei”. De quebra, Hamã ainda prepara uma estaca da altura de um prédio de sete andares (o exagero ridículo é típico da narrativa) para empalar o odiado Mordecai. Ahasuero, depois de uma polpuda propina oferecida ao tesouro real por Hamã, consente que todos os judeus do império sejam executados num só dia.
Porrada
É claro que, após alguma hesitação, Ester revela sua origem judia ao rei, o malvado Hamã acaba tendo o que merece e os judeus não só escapam do massacre como matam 75 mil (!!!) de seus inimigos império afora. Final feliz, portanto. O aniversário da vingança israelita se torna o festival do Purim, espécie de carnaval judaico no qual, até hoje, o costume é “ficar tão bêbado que seja impossível distinguir entre ‘abençoado seja Mordecai’ e ‘maldito seja Hamã'”. Mas é interessante ponderar a mensagem que fica dessa historinha burlesca e sangrenta.
Em vez de “gritarem ao Senhor”, os judeus da Diáspora são instruídos a fortalecer suas redes de conexões políticas, aumentar sua coesão comunal, preparar-se de maneira prudente para o conflito, se for possível. É uma visão de mundo completamente secularizada, não muito diferente do sionismo socialista (e ateu) que guiou os fundadores do moderno Estado de Israel.
Conheça Além de Darwin, meu primeiro livro de divulgação científica
Siga-me no Twitter
Para saber quem sou: meu Currículo Lattes

Discussão - 5 comentários

  1. Mark disse:

    Genial! Eu sabia, do tempo que fazia aulas de primeira comunhão -- e lá se vão uns 15 anos --, que o livro de Ester presente na Bíblia é uma versão fortemente adaptada de um texto mais antigo que "sequer citava o nome de Deus" (lembro-me especialmente desta frase). Porém nunca fui atrás da história do texto, que agora você trouxe, com seu cuidado e dedicação de costume -- praticamente um presente deixado no meu leitor de feeds.

  2. CRDias disse:

    Muito bom o texto. O título do post me remete a um blog que explora um ceticismo bíblico irônico e sob uma ótica bastante interessante. Trata-se do Biblia Twist: a Bíblia com limão e gelo.
    É uma releitura do Velho testamento com um Q de interpretação da lógica científica.
    Saudações,

  3. CRDias disse:

    Muito bom o texto. O título do post me remete a um blog que explora um ceticismo bíblico irônico e sob uma ótica bastante interessante. Trata-se do Biblia Twist: a Bíblia com limão e gelo.
    É uma releitura do Velho testamento com um Q de interpretação da lógica científica.
    Saudações,

  4. Oi CR,
    Obrigado pela visita. achei o Bíblia Twist engraçado, mas talvez um pouco violento demais na sátira 😉 Abração.

  5. Augustus Agnosticus disse:

    Eu ia na escola dominical evangelica, ouvia todas essas estorias. Mas CLARO que todos os professores falavam apenas o fato, nunca discutiam a etica e a moral dos fatos.
    Tampouco diziam que o deus cristao aprovava todas estes atos biblicos como estupro, incesto, sequestro, etc.
    MAS UMA COISA EU TE DIGO: Tudo isso foi para o meu inconsciente. Eu vivi a vida inteira com um dilema do certo ou errado, e agora eu posso ver.
    SIM, EU POSSO VER. AGORA MEUS OLHOS FORAM ABERTOS!!!!!! EU POSSO VER QUE TUDO O QUE ME ENSINARAM FICOU MESMO LA NO FUNDO DA MINHA ALMA E EU NUNCA PUDE ACEITAR QUE O DEUS CRISTAO ERA UM SER TAO FILHA DA PUTA ASSIM!!!
    Vivi assim por quase 4 decadas. Foi foda. Ate que dei um basta. Rompi totalmente com a religiao.
    Foi um sufoco la em casa. Pais e tios atuantes na igreja batista. Minha condicao agora passou a ser fonte de VERGONHA para eles.
    Obrigado pelo diva(n)(nao tenho acentuacao).
    Obrigado pela sua releitura da biblia, que bota pra fora exatamente o que eu queria dizer todos esses anos mas nao tinha palavras. Ta na bencao, queima ele Jesuis!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM