And the winner is…

O vencedor da primeira promoção livresca aqui no Carbono-14 é Luiz Paz! Confiram a resposta dada por ele à pergunta “Jesus existiu? Por quê?”:
Sim!
Poderíamos aventar a hipótese de que os diversos evangelhos, inclusive os apócrifos, teriam sido escritos por líderes de alguma seita “herética” que teriam criado um personagem fictício, e a “mentira” teria crescido com o tempo. Porém, independente da crença ou descrença (!) de cada um é inegável o conteúdo elevado moralmente e a qualidade de diversos trechos evangélicos. As parábolas de Jesus são provocativas e apontam a hipocrisia romana e, principalmente judaica. A citação de personagens históricos como Herodes, Herodes Antipas, Pôncio Pilatos localiza bem os possíveis acontecimentos. Juntando todas as evidências concluo que a história de Jesus é rica demais para ter sido inventada, sei que é um argumento frágil, mas é suficiente frente aos poucos registros históricos. Aliás, a ausência de registros históricos é plenamente compreensível, afinal Jesus era um líder dos pobres, e foi banido pela classe dominante judaica.

Peço ao Luiz que envie seu endereço físico para receber os dois livros da promoção. E, aos pouquinhos, exploraremos por aqui, ponto por ponto, os dilemas envolvendo o chamado “Jesus histórico”.
Conheça Além de Darwin, meu primeiro livro de divulgação científica
Siga-me no Twitter
Para saber quem sou: meu Currículo Lattes

Discussão - 1 comentário

  1. Sibele disse:

    Winner com louvor. Comentário muito bem elaborado, com uma argumentação objetiva e firme. Parabéns, Luiz!
    Gostei sobretudo do trecho "Aliás, a ausência de registros históricos é plenamente compreensível, afinal Jesus era um líder dos pobres, e foi banido pela classe dominante judaica. De fato, a história é escrita por quem tem o domínio da sociedade.
    Parece que haverá desdobramentos abordando esses lapsos envolvendo o "Jesus histórico", como apontou o Reinaldo...
    Aguardamos! 🙂

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM