Faça você mesmo: canonização on demand

O Sunday Times de Londres publicou recentemente uma belíssima reportagem sobre a canonização do cardeal John Newman, que o papa Bento XVI deve oficializar durante sua visita ao Reino Unido — supondo que a oposição popular e de ativistas ateus não o faça desistir de pôr os pés nas Grã-Bretanha.
A reportagem do Times é exemplar porque, contrariando a tradição midiática de complacência com alegações de “milagres” emanadas por religiões de pedigree, busca ir fundo nos comos e porquês científicos do suposto milagre atribuído à intercessão de Newman. E conclui: noves fora o lobby religioso, não passa de efeito placebo.
Acho que já expus essa ideia antes, em uma das encarnações anteriores do blog, mas vou repeti-la: alguém deveria fazer um estudo científico controlado para criar um santo fictício.
Canonizações ocorrem depois que pessoas que rezam pelo auxílio do candidato a santo são atendidas por um milagre — geralmente, uma cura tida como inexplicável. Minha sugestão é inventar uma figura historicamente impossível — digamos, Fu Manchu, o chinês que chegou ao Brasil na esquadra de Vasco da Gama — e angariar voluntários para que rezem fervorosamente pra ele, pedindo alguma coisa.
Minha hipótese é que existe um número crítico de suplicantes — na ordem dos milhares, suponho — a partir do qual a ocorrência de “milagres”, tal como definidos pelos padrões do Vaticano, torna-se inevitável, por puro acaso. A principal dificuldade do meu design experimental estaria em encontrar uma junta médica neutra o suficiente para fazer a avaliação, creio.
De qualquer forma, fica a sugestão. Se alguém conseguir tirar um doutorado da criação de São Manchu, avise…

Discussão - 2 comentários

  1. Olha, eu e toda minha família rezamos para a Nossa Senhora da Bananeira para que ela concedesse boa saúde à nossa gatinha Lulu de 15 anos que tinha um câncer de mama avançado e horrível que já estava abrindo e tinha até pus escorrendo da barriguinha. Nossas preces foram atendidas e agora a gatinha está em paz no céu dos gatinhos sentada ao lado de Jesus.
    Contabiliza isso nessas tuas probabilidades, seu ateu insensível!

  2. hackbarth disse:

    Sagan fala exatamente isso em O Mundo Assombrado por Demônios: Cancêr tem uma taxa de recessão expontânea, em uma pequena percentagem dos casos ele simplesmente desaparece.
    Se compararmos a quantidade de pessoas que foram a Lourdes para obter curas para o cancêr com o número de milagres reconhecidos como consequência de uma visita ao santuário, descobrimos que a quantidade de milagres é inferior à taxa de recessão expontânea.
    Conclusão: ir ao santuário de Lourdes pedir pela benção de um milagre para ser curado de câncer diminui as suas chances de se recuperar expontâneamente.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM