Complexidade não implica Profundidade

A tolice ininteligível e vazia abaixo, especialmente a parte que coloquei em negrito, pertence a um marcador de páginas de divulgação de um livro de David Bohm chamado Totalidade e a Ordem Implicada.

Nesta obra clássica, o professor David Bohm desenvolve uma teoria de fisica quântica que trata a totalidade da existência como um todo ininterrupto. Escrevendo de modo claro e sem jargão técnico, ele torna idéias complexas acessíveis a qualquer pessoa interessada na natureza da realidade. O tema central aqui abordado é a totalidade indivisível da totalidade da existência como um movimento em fluxo indivisível sem fronteiras. Torna-se claro que a ordem implicada é particularmente adequada para o entendimento de tal totalidade, tendo em vista que, na ordem implicada, a totalidade da existência é envolvida em cada região de espaço e tempo. Bohm mostra que qualquer parte, elemento ou aspecto que possamos abstrair no pensamento continua a envolver o todo e está, portanto, intrinsecamente relacionado com a totalidade da qual foi abstraido.

David Bohm é mais conhecido pela descoberta do efeito Aharonov-Bohm e pela sua interpretação de Variáveis Ocultas para a Mecânica Quântica (que me parece ser solenemente ignorada atualmente [1]).

Já o livro citado parece ser um tratado de divulgação de sua interpretação, além de outras discussões filosóficas relacionadas à Mecânica Quântica, mas acaba caindo no erro comum de tentar aplicar a MQ para assuntos diversos com a consciência (será Bohm aquele que iniciou essa mania misticóide de achar que a MQ explica a consciência? Grrr ).

Enfim, outros defeitos a parte, duvido muito que Bohm possa ter escrito de forma clara e sem jargão suas idéias. Se o resumo, feito por alguém que deve ter lido o livro, é capaz de ser tão vazio e ininteligível não seria isso um simples reflexo do conteúdo do livro? Ou talvez seja apenas uma estratégia para atrair certos idiotas certas pessoas altamente espiritualizadas para comprarem o livro pensando que complexidade implica profundidade?

[1]: Imagino que a maioria dos Físicos esteja pouco se lixando para as interpretações da MQ, sendo adeptos do “Shut up and Calculate” Feynmaniano (que, aliás, talvez nem tenha sido dito por Feynman).

Discussão - 4 comentários

  1. Lys disse:

    Feynman disse isso foi ? Que decepcao.
    Ta ai, gostei do tema: Complexidade nao implica profundidade. Eh isso que penso e que falo todos os dias. Mas vai dizer isso para os leitores ? E sabe porque escrever dificil vende ? Porque a maioria das pessoas acham que falar dificil eh ser inteligente. Mas muitas vezes, apos tirar todas as frase em feitas e floridas na maioria das vezes nao sobra absolutamente nada.
    E o que tem de gente que faz isso meu caro... ja disse e repito, dificil mesmo eh explicar algo dificil de forma simples que todo mundo, independente do grau de escolaridade, seja capaz de entender.
    E a coletiva ? A quantas andam ? Ainda ta de pe ?
    bjs.
    Lys

  2. Renan disse:

    Olá Lys,
    A coletiva está de pé sim. Agora que falta um mês vou começar a divulgá-la mais ativamente.

  3. André disse:

    O pior foi ter lido "ininterrupito". Nota zero em ortografia.

  4. Renan disse:

    Ops... acho que o erro foi meu ao transcrever o marca-páginas XD... esse povo disléxico XD
    Obrigado pelo aviso, já corrigi.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM