Fractal de Supermercado

Uma estrutura fractal é aquela em que quando tomamos um pequeno segmento obtemos uma figura que possui uma aparência muito semelhante, se não identica, à aparência do todo.

Considere por exemplo a figura abaixo, em que essa propriedade é bastante evidente (clique para ampliar).

Outra estrutura fractal, dessa vez natural, famosa é o Brócolis Romanesco (clique para ampliar):

Mas não foi sem surpresa que li neste site que a utilização de recursibilidade em embalagens de produtos recebe o nome de Efeito Droste. Da mesma forma que nos fractais uma mesma estrutura aparece na figura em diversos níveis de aproximação, podemos observar em algumas embalagens, por exemplo, algum personagem que segura a própria embalagem do produto, embalagem esta que também possui o personagem segurando também o produto e assim sucessivamente e, se não houvesse limitação de resolução, indefinidamente. Por exemplo:

O uso do Efeito Droste parece ter caido em desuso atualmente. Enquanto escrevia não consegui me lembrar de nenhum outro produto comercializado no Brasil que o usasse a não ser o Fermento em Pó Royal. Alguém lembra de algum outro?

Discussão - 3 comentários

  1. santhyago disse:

    algumas revistas em quadrinhos usam esse efeito, como aqueles almanaques. a superinteressante em uma daquelas edições extras de puzzles usou esse efeito em uma capa. mas isso são revistas, claro, não seise a resposta se encaixa em sua pergunta
    té mais

  2. Quase-Físico disse:

    Poo eu também não lembro de mais exemplos...
    Mas a idéia é sinistra mesmo né?
    Marketing recursivo...
    Huhahuahua

  3. santhyago disse:

    lembrei de mais um durante a semana. a embalagem de aveia quacker (acho que é isso), uma versão de embalagem antiga de chocolate daqueles de cobertura da nestlé ou da garoto, não me lembro direito.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM